Formar um time em Pokémon nunca é tarefa fácil, pois há muitas variáveis a se pensar e muitos Pokémon disponíveis. Não é de se surpreender, então, se acabarmos deixando algumas opções passarem despercebidas, principalmente considerando que alguns Pokémon não são tão utilizados ou são até mesmo subestimados pela maioria dos jogadores — ainda mais na Little Cup, que tem um metagame razoavelmente restrito. Confira então algumas opções menos usuais que podem te ajudar a completar aquela sua estratégia ou a contra-atacar aquele Pokémon que te dá um trabalho.
5. Hoppip
Além disso, Hoppip também tem acesso a Swords Dance, que o ajuda a aumentar sua capacidade ofensiva. Mas cuidado, Hoppip acaba sendo muito vulnerável a golpes de Gelo, principalmente Ice Shard, que o acertará com prioridade, então mantenha isso em mente se pretender utilizá-lo.
4. Wooper
Apesar de seu Scald ou Earthquake serem confiáveis graças à sua defesa, que por muitas vezes garante que o Pokémon inimigo seja derrotado antes, não tem uma grande força ofensiva, sendo Toxic uma alternativa mais viável na maioria dos casos, o que o torna vulnerável a um Taunt inimigo. Além disso, sua fraqueza dupla a golpes do tipo Planta o torna um alvo fácil de alguns Pokémon comuns, como Snivy.
3. Dratini
Além de tudo, Outrage permanece uma opção útil de ataque graças à baixa quantidade de Pokémon do tipo Fada sendo utilizados na Little Cup. Ainda assim, Dratini conta com Iron Tail para lidar com eles, tal como Extreme Speed, para conter quem possa querer contra-atacar com golpes de prioridade. No entanto, Dratini é um Pokémon frágil e sua entrada pode ser difícil, principalmente com a quantidade de Abras que podem derrubá-lo com Dazzling Gleam antes que você possa usar Dragon Dance, então é necessário que se ache um bom momento para o colocar em campo.
2. Grimer
No entanto, Grimer se destaca por ter stats defensivos melhores e principalmente por sua ofensiva muito mais presente graças ao seu acesso aos golpes de soco elementais, como Thunder Punch e Fire Punch. Por causa de suas fraquezas, Grimer pode ser muito situacional, mas se você precisa de uma contra-estratégia aos tão presentes Spritzee e Pawniar, ele pode ser o que você procura.
1. Riolu
Riolu… Ah, Riolu… Minha máquina de matar preferida da Little Cup. Embora não seja tão raro de achá-lo por aí, vejo que muita gente desconhece como ele funciona e acaba não o utilizando por isso, então vamos lá... Muito difícil de se colocar e de se fazer bom uso, mas quando sua estratégia se paga, nada pode parar este pequeno e aparentemente adorável Pokémon. Riolu se destaca graças a uma combinação única de características: a habilidade Prankster e o golpe Copycat. Graças a Prankster, Riolu ganha prioridade ao usar Copycat, que repete o último golpe utilizado, que pode ser seu devastador Hi Jump Kick, por exemplo. Ou seja, um golpe de 130 de base, com STAB, e agora com prioridade.Não obstante, Riolu tem acesso a Swords Dance, caso você queira se cerificar que seja lá o que cruzar o seu caminho esteja bem derrotado, assim como acesso a diferentes golpes para completar sua ofensiva, como Iron Tail para ajudar com os tipos Fada ou Ice Punch, para dar cabo em Pokémon do tipo Voador. Apesar de todas essas lindas características, Riolu também tem suas fraquezas: é um Pokémon frágil e com muitas vulnerabilidades que o tornam difícil de colocar em campo, além de seu Hi Jump Kick ser um chamariz para Pokémon do tipo Fantasma. Acima de tudo isso, também tem seu grande Nêmesis: Fletching. Com seus golpes Voadores com prioridade e uma velocidade que pode superar a de seu Riolu, ele será o maior obstáculo caso você queira utilizar desta estratégia, então tome bastante cuidado.
---
Revisão: Robson Júnior
Capa: Peterson Barros