Desde que o clássico do Nintendo Wii Xenoblade Chronicles foi relançado para New 3DS no início do ano, muitos fãs questionaram se a exclusividade era realmente necessária. Fãs inconformados faziam acusações à Nintendo de usar o peso do título para alavancar as vendas do novo Hardware. A empresa se manteve firme à justificativa de que o modelo antigo não possui o poder de processamento necessário para rodar o port. Um youtuber resolveu fazer o teste e acabar (ou não) com a polêmica envolvendo a exclusividade.
Com o auxílio de um homebrew, Osha reduziu o clock do seu New 3DS para o equivalente ao do modelo anterior, na tentativa de simular o desempenho do “Old 3DS” ao rodar o jogo em questão. Como pode ser visto no vídeo, o game funciona em um hardware mais modesto, porém de uma forma muito mais lenta e com travamentos.
Por fim, mesmo que o jogo não tenha sido otimizado para rodar em um hardware mais fraco, fazê-lo talvez resulte em uma experiência ruim para os jogadores, o que por si só é uma grande justificativa. Afinal, é melhor não lançar um jogo para uma certa plataforma do que lançá-lo com downgrade gráfico, infinitas telas de carregamento e quedas de quadros por segundo, certo?