Quando eu era pequeno passava horas, todos os dias, dentro do universo de Dragon Ball. Além do anime, diversos jogos me colocavam no papel de Gokú, tentando salvar o planeta de diversos invasores alienígenas que tentavam destruí-lo. Conforme os tempos passaram, cada vez mais o número de lutadores aumentava e os consoles traziam experiências ainda mais imersivas, fazendo com que a nova geração de consoles se mostre a mais completa para os fãs da série.
Chegando para o Nintendo 3DS, Dragon Ball Z Extreme Butoden promete colocar o jogador no controle de diversos personagens conhecidos, revivendo as histórias do desenho japonês em uma experiência interativa. Com gráficos em 3D e jogabilidade diferenciada, tivemos a oportunidade de testá-lo em um café da manhã com a Bandai Namco, o que nos deixou ansiosos e curiosos.
Revivendo o passado
Dentro das limitações de um console portátil, Extreme Butoden conseguiu um feito incrível: deixar os personagens com a sensação de serem desenhos de verdade. Mesmo que seus modelos sejam 2D, a qualidade dos movimentos e animações nos deixaram positivamente surpresos. Porém, a quantidade de lutadores disponível era pequena, nos deixando um pouco preocupados com o resultado final — é possível que mais sejam desbloqueados conforme a progressão.Em qual outro jogo é possível lutar contra um idoso musculoso, utilizando uma tartaruga como assistente? |
Aparentemente, a progressão do jogo se dará de forma totalmente linear e previsível, já que ao terminar um episódio, outro é liberado. Conforme inimigos são derrotados, são desbloqueados para o uso em outros modos de batalha, assim como os heróis que aparecem durante a história. Outro ponto negativo é a falta de transformações durante a batalha: caso queira jogar com o Gokú Super Sayajin, por exemplo, deverá escolhe-lo antes de começar a lutar.
Há personagens de momentos diversos, como de filmes e especiais da série. |
No céu ou na terra
Se deixarmos de lado os menus e seleções do jogo, Extreme Butoden consegue divertir bastante. As batalhas lembram os antigos jogos de luta no Super Nintendo, com gráficos e animações melhores. Na tela superior os dois lutadores são exibidos, controlados por sequências de golpes feitas ao pressionar os botões padrões — soco, chute, defesa e poderes. Conforme tudo progride, é possível voar, o que leva a finalizações e especiais diferenciados.Cada poder exige uma determinada quantidade de energia. Chamar um parceiro utiliza pontos de DP, que devem ser melhor explicados na versão completa. |
A tela inferior também é bastante usada — durante as lutas, outros personagens podem entrar para realizar golpes em conjunto. Para isso, basta encostar sobre o seu desenho com o dedo, fazendo com que ele entre na tela e participe de um combo. É bem legal atingir o oponente com dois poderes ao mesmo tempo, acabando com boa parte da sua vida.
É possível até mesmo jogar com os inimigos, utilizando os parceiros para derrotar o adversário. |
Capa: Felipe Araujo