Pensando nisso, e enxergando um mercado valioso, uma empresa resolveu lançar um aparelho que permite que os fãs tenham todos os amiibo já lançados, porém sem o fator colecionável e sem deixar a estante tão bonita. O amiiqo vem com um chip NFC capaz de ler os dados dos amiibo e de transferi-los para o jogo, seja num Wii U ou qualquer console da família 3DS, num total de 200 personagens. O mais interessante é que, através de um aplicativo disponível para Android, é possível baixar, pela internet, e gerenciar os dados de quaisquer dos amiibo já lançados até então. Há até um vídeo mostrando o funcionamento no Wii U:
O lado positivo é que, como os amiibo só permitem a gravação de dados de um jogo por vez, o amiiqo seria uma forma eficaz de backup para que o usuário não precise comprar vários modelos do mesmo personagem. Contudo, a iniciativa não passa livre de controvérsia, pois o número de vendas dos bonecos da Nintendo pode ter uma queda drástica, possivelmente sendo procurados por aqueles que querem encher suas prateleiras. A Nintendo ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
O amiiqo ainda não é vendido no Brasil e lá fora (nos EUA) seu preço é de US$ 74,90 (R$ 262,15 na cotação atual, sem impostos).
Fonte: IGN