Lançado na última semana no Japão, batendo recordes de venda, Fire Emblem: Fates (3DS) implementa uma novidade em termos culturais e comportamentais, é possível, ainda que com uma série de restrições, realizar casamento homoafetivo entre o protogonista e determinados personagens.
Nessa sentido, existe uma personagem chamada Soleil (na imagem de capa) que é lésbica. No entanto, uma grave polêmica acontece jogando com personagem protagonista masculino: após atingir determinado nível de relacionamento entre o jogador e Soleil, existe um diálogo para passar a amizade para nível mais alto em que o protagonista joga um "pó mágico" na bebida da garota. Este pó faz com que ela passe a ver todos os homens como mulheres, possibilitando assim, que ela se apaixone pelo personagem principal.
O diálogo é polêmico por sugerir duas questões; "cura gay" para o caso do lesbianismo de Soleil, e sobre "consensualidade" do relacionamento entre Soleil e o protagonista, pois ele, literalmente, a droga para fazer com que ela se apaixone.
Fonte: Destructoid