O Nintendo Digital Event que precedeu a E3 revelou que Blast Ball era realmente um Metroid, na verdade um minigame para Metroid Prime: Federation Force. A ideia era que os jogadores que não tiveram a oportunidade de se aventurar pela trilogia Prime se acostumassem com a jogabilidade da série, e Blast Ball acaba sendo um tutorial muito divertido.
Um Metroid muito, muito diferente
Metroid Prime: Federation Force tem uma premissa genial e que muitos fãs da série já devem ter imaginado: controlamos membros da Federação Galática em missões muitas vezes paralelas às de nossa heroína, tudo durante os acontecimentos dessa subsérie. Vimos cenários e inimigos bem familiares, e encará-los sob uma perspectiva diferente será algo inédito na série.O grande problema, que causou imensa rejeição por parte do público, talvez seja a maneira como a Nintendo apresentou o título. As últimas interações portáteis da franquia sempre vieram acompanhadas de lançamentos para consoles, o que não ocorreu dessa vez. Aliado a isso, a ausência de Samus como personagem jogável (ela aparecerá no jogo, em algum momento) contribuíram para esse cenário.
Como agravante, a Nintendo não apresentou devidamente Federation Force logo de cara. Apenas no último dia da E3, durante o Treehouse, que tivemos mais detalhes do jogo. Aí sim, até o fã mais árduo da série, como o que vos escreve, ficou bem mais receptivo a essa ideia que pode revolucionar a franquia, abrindo um novo rumo a ser trilhado, ligando pontos diversos do roteiro.
Enfim, Blast Ball
Esse minigame com cara de tutorial era o que estava disponível para saciar nossa curiosidade. Assim como o apresentado durante o NWC, era uma partida de três contra três do que lembra muito o futebol: os times Indigo e Gold deviam levar a bola até o gol adversário, tudo isso vestindo armaduras semelhantes à Power Suit de Samus e usando para condução da bola um canhão de tiro semelhante ao Power Beam. Nada que já não tenhamos visto com os Piratas Espaciais.
Mas não é tão simples assim. Durante a disputa, sua armadura pode ser desabilitada, seja por danos causados pela bola ou por tiros dos adversários. Isso deixa a equipe em desvantagem ou mesmo sozinha em campo, ao menos até que as armaduras voltem ao campo. A bola, que não é tão pequena quanto no futebol, na última partida (quando um dos times está pra fazer o último gol) fica em chamas, e deixa um rastro de lava pela arena. Esse rastro também danifica sua armadura, e pode tirá-lo da jogada.
Gostinho de quero mais
Blast Ball serve muito bem ao que se propõe (ser um minigame/tutorial para Federation Force): é divertido e nos deixa muito à vontade com a jogabilidade apresentada. Mas isso não é o suficiente. Seria muito melhor ter algo, mesmo que mínimo, do jogo completo disponível, e esperamos que isso ocorra em breve. A ausência de Samus nos deixou mais ávidos por novidades sobre esse título, e infelizmente nesse ponto a Nintendo nos deixou na mão.![]() |
Isso é um pouco do que veremos em Federation Force. |
Revisão: Alberto Canen
Capa: Felipe Araújo