Antes de criar o game Dementium: The Ward, a equipe do estúdio Renegade Kid gostaria de ter desenvolvido um Silent Hill para o Nintendo DS. Jools Watsham, um dos fundadores da empresa, revelou que se reuniu duas vezes com os responsáveis da Konami para tentar levar o projeto à frente, porém em ambas o pedido foi negado.
"Nosso objetivo sempre foi lançar The Ward como um jogo original, mas estávamos abertos a ideia de torná-lo um game de terror sobre uma marca já existente. Contatamos a Konami para ver se eles gostariam de trabalhar em conjunto para transformá-lo em um Silent Hill para o Nintendo DS", explicou Watsham.
Segundo o produtor, no primeiro encontro, que durou poucos minutos, a equipe da Konami disse que não permitiria que um estúdio como o Renegade Kid se encarregasse da série Silent Hill. Mesmo com a negativa, Watsham não desistiu e tentou apresentar o projeto uma segunda vez, com a diferença de que rodava sob a mesma engine usada posteriormente em Dementium II. Entretanto, a resposta também não foi animadora. "No momento não queremos nos aventurar no Nintendo DS com um jogo de terror", afirmou a Konami.
Sem a autorização para criar um novo Silent Hill, o estúdio Renegade Kid acabou transformando todo o projeto no Dementium: The Ward que conhecemos hoje.
Fonte: IGN