Parceria da Nintendo com a DeNA: Confira na íntegra a coletiva de Iwata

Traduzimos o anúncio do presidente da Nintendo a respeito de jogos da empresa em celulares para você ficar por dentro do assunto.

em 17/03/2015
"Vai ter jogos para celulares e tablets, sim!
E se reclamar, lanço até pra tamagotchi"
Não, você não acordou no Dream World. A Nintendo anunciou hoje uma parceria com a empresa DeNA para a criação de jogos para dispositivos mobiles e revelou o NX, codinome da sua futura plataforma.


Se você, assim como nós, está mais eufórico que Tingle dizendo Kooloo-Limpah com tantas novidades, traduzimos na íntegra a coletiva de Satoru Iwata sobre os próximos passos da Nintendo. Confira a seguir:



O primeiro encontro com DeNA

Satoru Iwata: Eu sou Satoru Iwata, presidente da Nintendo. Juntamente com o senhor Isao Moriyasu, presidente da DeNa, eu gostaria de explicar a aliança de negócios e de capital das duas empresas que fora anunciada hoje cedo.

Eu encontrei o Sr. Moriyasu pela primeira vez em junho de 2010. Moriyasu se aproximou de nós primeiramente com uma proposta de usar as IPs da Nintendo em seus jogos mobiles. Ele era muito apaixonado pela perspectiva de colaborar com a Nintendo de alguma forma, por isso continuamos a ter nossas conversas desde então.

Em algum momento no passado, dei conta de que haveria um enorme potencial de sinergia global ao combinar os esforços de ambas as empresas, uma vez que teria que enfrentar as mudanças ambientais dinâmicas. Desde então, além de minhas discussões com o Sr. Moriyasu, pessoas-chave de ambas as empresas têm discutido essas possibilidades. Como resultado, concluímos que seremos capazes de criar grandes sinergias através da formação de uma aliança de negócios e alavancar as forças das duas empresas.

Acho que para a maioria de vocês, nossa aliança pode ter sido inesperada. Então, em primeiro lugar, gostaria de explicar a fundo os nossos objetivos para esta aliança de negócios com a DeNA.

Vendo todos os filhos da Nintendo, só temos boas lembranças. Menos do Virtual Boy, aquilo fazia cair lágrimas de sangue dos nossos olhos!

Aumento do pessimismo sobre sistemas dedicados a jogos

Satoru Iwata: Como vocês sabem, a Nintendo implantou globalmente sua plataforma de negócio integrada entre hardware e software desde o lançamento do NES (conhecido como Famicom, no Japão) em 1983 e, felizmente, a Nintendo tornou-se uma marca muito bem conhecida no mundo todo.

Por outro lado, nos últimos anos, com a disseminação de dispositivos portáteis, nós ouvimos cada vez mais uma variedade de opiniões a respeito do futuro de sistemas dedicados a jogos, em especial os relativamente pessimistas.

Perdemos o equilíbrio das receitas e despesas como ocorrera na era do iene forte durante a transição do Nintendo DS para o Nintendo 3DS e do Wii para o Wii U, e não fomos capazes de realizar essas transições tão bem quanto esperávamos. Eu entendo que esta situação tem motivado as pessoas a sugerirem que sistemas de videogame dedicados também podem ser consumidos por dispositivos mobiles, já que este último consumiu uma variedade de dispositivos dedicados, como tocadores de música digital, câmeras digitais e sistemas de navegação de carros.

No entanto, há uma diferença óbvia entre sistemas de videogames da Nintendo e outros dispositivos dedicados, que foram deslocados por dispositivos inteligentes: a Nintendo é a maior fornecedora de software de jogos para seus hardwares dedicados a jogos. Mesmo que "quem fornece conteúdo aplicável" seja um fator muito importante, a visão pessimista sobre sistemas dedicados a jogos negligencia reconhecer essa diferença.

"É mais de dois milhões!!!"
Satoru Iwata: No ano passado, algo sem precedentes na história do mercado de videogames japonês aconteceu: cinco títulos do Nintendo 3DS venderam mais de duas milhões de cópias cada em um período de seis meses de 2014. Como este incidente recorde atesta, as vendas de softwares de videogames têm ocorrido sem problemas em hardwares dedicados a jogos, mesmo após dispositivos inteligentes se tornarem comuns neste país.

É claro que o desafio de pedir aos nossos consumidores para comprarem hardwares dedicados a jogos se tornou mais difícil agora que dispositivos inteligentes estão amplamente difundidos. No entanto, reconhecemos que o nosso modelo de negócio de produzir hardware e software é efetivo até hoje e nós não compartilhamos essa visão pessimista do futuro de sistemas dedicados a jogos.

A força da Nintendo está nas IPs, em seus softwares e personagens

Satoru Iwata: Quando analisamos ainda mais a situação, a força da Nintendo se encontra, ou como nossos consumidores veem o máximo de valor e estão dispostos a gastar dinheiro, em suas propriedades intelectuais, bem como nossos softwares e personagens, e nós os criamos e os nutrimos juntamente com a história do entretenimento de videogames.

Para lidar com a flexibilidade e evolução dos meios de comunicação de Internet e redes sociais, bem como a mudança no estilo de vida das pessoas, vamos começar empreendimentos estratégicos para que a Nintendo possa maximizar o valor das nossas IPs que usamos principalmente para nossas próprias plataformas dedicadas a jogos. Eu anunciei a política de gestão da Nintendo de "utilizar mais ativamente as IPs da empresa" e "aproveitar dispositivos inteligentes" em nossa reunião de política e gestão corporativa em janeiro de 2014. Os empreendimentos que estou explicando agora estão alinhados com estas políticas de gestão.

Por outro lado, se queremos maximizar o valor das IPs da Nintendo enquanto a competição para atrair a atenção dos consumidores é feroz, temos que entregar o valor da IP da Nintendo de forma livre de estresse para nossos consumidores ao redor do mundo que vivem em diferentes ambientes.

É por isso que a Nintendo decidiu utilizar dispositivos inteligentes de forma agressiva. Simplesmente é estruturalmente o mesmo desde quando a Nintendo, que foi fundada há 125 anos, quando não havia televisão, começou a agressivamente tomar vantagem da TV como canal de comunicação. Agora que dispositivos inteligentes têm crescido para se tornar a janela para inúmeras pessoas para se conectarem pessoalmente com a sociedade, seria um desperdício não utilizar esses dispositivos.

Embora isso seja algo que pretendo discutir mais concretamente em outras oportunidades, estamos fazendo progressos em nossos esforços para maximizar o valor das IPs da Nintendo para nossos consumidores através de uma variedade de diferentes métodos de comunicação, incluindo licenciamento de nossas IPs para conteúdo visual e uma gama de outros produtos.

Por mais de 30 anos, a Nintendo criou várias IPs para seus softwares de jogos e como novas iterações de franquias são introduzidas, o valor de cada IP é fortalecida. Hoje, há muitos fãs para cada IP e cada uma possui diferentes consumidores com diferentes estilos de vida. Portanto, é natural que a melhor maneira de comunicar nossa IP para cada consumidor também difere. Escolhemos o método mais adequado para tentar maximizar o número de pessoas que se deparam com as IPs da Nintendo e, como resultado, vamos expandir ainda mais a população de jogo. Esta é a nossa estratégia básica. Entre a variedade de diferentes meios de comunicação, dispositivos inteligentes mostram uma força notável quando se trata de taxa de utilização global, frequência de contato e tempo de contato total, apesar de cada período de contato ser curto.

É claro, a Nintendo utilizará dispositivos móveis como meio de comunicação para suas IPs. Além disso, para que os nossos consumidores estejam estreitamente relacionado com elas, vamos implantar um serviço de jogo que aproveite a IP da Nintendo.

Alguns de vocês devem estar se perguntando por que a Nintendo, que nunca desviou de sua postura cautelosa em relação à possibilidade de implantar seu negócio de jogo em dispositivos móveis, mudou sua política agora. Observe, porém, que eu não estava rejeitando a ideia de fazer jogos para dispositivos inteligentes. Como afirmei em janeiro de 2014, a equipe de desenvolvimento da Nintendo iria criar um aplicativo de dispositivo portátil e, por favor, note que eu não descartei a possibilidade de fazer jogos quando fizéssemos uso destes dispositivos.

Jogos em dispositivos mobiles

Satoru Iwata: Por outro lado, eu realmente tive que considerar cuidadosamente como seríamos capazes de crescer o negócio mantendo e alimento o valor da IP da Nintendo e quais as condições que faria com isso acontecesse, porque o valor do conteúdo pode ser facilmente "esvaziado" no mundo digital, especialmente em dispositivos inteligentes, e não é fácil manter o valor do conteúdo, já que este tempo de vida tende a ser muito curto com tanto conteúdo que é lançado e rapidamente substituído. Estamos fazendo esses anúncios hoje porque agora temos a resposta da Nintendo para estas perguntas.

Basta olhar para o fato de que vários aplicativos que ganham grandes lucros são altamente visíveis no negócio de jogos em dispositivos mobiles, as pessoas em geral parecem vê-lo como um mercado de dinheiro fácil. O fato é, no entanto, que se trata de um mercado altamente competitivo e apenas um punhado de provedores de conteúdo foram capazes de mostrar resultados duradouros. Se a Nintendo não pudesse fazê-lo, não faria sentido para nós estarmos envolvidos no negócio de software para dispositivos inteligentes.

Dessa forma, estava pensando que, se alguma vez decidisse fazê-lo, teríamos que nos colocar na melhor posição para prosperar. Por muitos anos, a Nintendo tem mostrado resultados como uma empresa que produz produtos que satisfaçam os consumidores com sua alta qualidade na hora da compra. Para o conteúdo de dispositivos inteligentes, por outro lado, para ser apreciado pelos consumidores, deve-se fornecer serviços sempre em evolução, além de serem produtos de alta qualidade.

Olhando essa imagem, nos lembramos o quanto fomos e somos felizes... e o quanto de nosso dinheiro a Nintendo já levou também

Esta colaboração vai criar as melhores perspectivas tanto para a DeNA como para a Nintendo. Assim como eu expliquei a vocês hoje, a força exclusiva da Nintendo está em suas IPs, que são apreciadas pelos consumidores em uma escala global. A força da DeNA está em sua construção de serviço de Internet de classe mundial e operando seu know-how.

A parceria com a DeNA

Satoru Iwata: Nintendo e DeNa vão desenvolver em conjunto e operar aplicativos de jogos para dispositivos inteligentes nos mercados globais. Com esta aliança, novos entretenimentos que utilizem as IPs da Nintendo serão fornecidos globalmente através de dispositivos inteligentes. Não é preciso dizer que, agora que estamos nos desafiando neste novo ambiente de negócios, esperamos que centenas de milhões de pessoas usem e desfrutem destes produtos.

A respeito de qual IP da Nintendo será usada, nós não temos a intenção de fazer quaisquer exceções. Potencialmente, qualquer IP da Nintendo poderia ser usada em nossos softwares de dispositivos móveis. Por outro lado, como acabei de dizer, jogos em dispositivos inteligentes requerem serviços em constante evolução, ao invés de ser apenas um produto acabado. Um esforço conjunto será necessário para operá-los. A atenção das pessoas só seria dispersa se simplesmente aumentasse o número de títulos lançados simultaneamente, e não podíamos esperar para expandir nossos negócios. Assim, vamos diminuir os títulos para o desenvolvimento e operação, até certo ponto.

Por favor, note também que, mesmo que usássemos a mesma IP em nossos sistemas de videogame e dispositivos mobiles, não vamos portar títulos do primeiro para o outro apenas como eles são. Existem diferenças significativas nos controles, pontos fortes e fracos entre os controles de sistemas dedicados a jogos e as telas sensíveis ao toque de dispositivos inteligentes. Não temos nenhuma intenção em portar todos os títulos de jogos existentes de plataformas dedicadas a jogos para dispositivos móveis porque não podemos oferecer aos nossos consumidores as melhores experiências de jogo possíveis, seria apenas arruinar o valor das IPs da Nintendo.

E, se eu posso falar um pouco mais sobre o nosso plano de desenvolvimento de jogos, continuaremos a fazer o nosso melhor para desenvolver títulos de jogos dedicados as nossas plataformas de hardware tal como temos feito. Para dispositivos mobiles, mesmo no caso em que utilizarmos a mesma IP, vamos criar um software completamente novo que vai combinar perfeitamente com os estilos de jogo de dispositivos inteligentes. Quanto aos detalhes dos aplicativos de jogos para dispositivos mobiles, vamos fazer os anúncios em outras ocasiões. Eu espero que vocês fiquem de olho nos nossos futuros anúncios.

NX, a próxima plataforma de jogos da Nintendo

Satoru Iwata: Como isso não está diretamente relacionado com a colaboração que anunciamos hoje, aqui está uma coisa que gostaria de mencionar para evitar quaisquer mal-entendidos. A Nintendo decidiu implantar seu negócio de videogame em dispositivos mobiles, mas não é porque perdemos a paixão ou a visão para o negócio de sistemas dedicados a videogames.

Pelo contrário, agora que decidimos como vamos fazer uso de dispositivos inteligentes, vamos prevalecer uma paixão ainda mais forte e visão para o negócio de sistemas de videogame como nunca. A Nintendo tomou esta decisão porque concluímos que a abordagem de fazer uso de dispositivos inteligentes é uma forma racional para incentivar ainda mais pessoas ao redor do mundo a reconhecer o grande valor do maravilhoso software de jogo disponível em nossos sistemas dedicados a jogos.

Como prova de que a Nintendo mantém forte entusiasmo para o negócio de sistema dedicado a jogos, deixe-me confirmar que a Nintendo está atualmente desenvolvendo uma plataforma dedicada a jogos com um novo conceito de desenvolvimento sob o codinome "NX". É muito cedo para refletir os detalhes deste projeto, mas esperamos compartilhar mais informações com vocês no próximo ano.

A ponte entre dispositivos mobiles e sistemas de videogame

Satoru Iwata: Dispositivos mobiles têm o maior alcance e, portanto, têm o maior potencial para que sejamos capazes de nos conectar com o maior número de consumidores. Nosso objetivo é construir uma ponte entre dispositivos mobiles e hardwares dedicados a jogos que conecta consumidores aos nossos sistemas de videogame.

Para os consumidores que estão conectados com a Nintendo através de dispositivos inteligentes e interessados em IPs da Nintendo, gostaríamos de proporcionar ainda mais experiências premium de jogos nas plataformas dedicadas a jogos da Nintendo. Com esta abordagem, acreditamos firmemente que fazer negócios em dispositivos inteligentes não vão diminuir o nosso serviço de sistema dedicado a jogos e irá criar uma nova demanda com este alcance mais amplo que nos permitirá oferecer aos consumidores ao redor do mundo mais oportunidades para experimentar o apelo das IPs da Nintendo, e ao invés de tentar aproveitar a demanda do outro, os sistemas focados em jogos e dispositivos mobiles se beneficiarão das sinergias criadas entre eles.


Satoru Iwata: A Nintendo, juntamente com DeNA, vão desenvolver em conjunto um novo serviço de fidelidade que engloba os sistemas existentes Nintendo 3DS e Wii U, o novo sistema de hardware com um conceito novo, o NX, dispositivos inteligentes e PCs, e a Nintendo irá operar primariamente o novo serviço de associação. Diferentemente do serviço de fidelidade Club Nintendo, o novo serviço incluirá vários dispositivos para criar uma conexão entre a Nintendo e cada um dos consumidores, independentemente do dispositivo que o consumidor usa. Esta participação irá formar um dos elementos centrais da nova plataforma da Nintendo que mencionei agora há pouco.

As duas empresas decidiram colaborar porque, para os desafios explicados hoje, os pontos fortes da Nintendo e da DeNA criarão uma combinação extremamente poderosa. E agora, eu gostaria de chamar o Sr. Moriyasu da DeNa para falar.

Pensamos em várias coisas que Iwata possa estar imaginando ali...
Mas como nossa mente é poluída, vamos deixar você imaginar também

Isao Moriyasu: Olá, eu sou Isao Moriyasu, presidente e CEO da DeNA. Por favor, permita-me compartilhar profundamente os objetivos de nossa nova aliança da perspectiva da DeNA. Desde que foi fundada em 1999, lançamos uma série de serviços online. Em 2004, mudamos nosso foco para a área móvel e acumulamos experiências de classe mundial na construção e operação e serviços de telefonia móvel.

A experiência da DeNA reside em, por exemplo, na tecnologia de infra-estrutura que pode lidar com grande quantidade de tráfego. Nós também somos capazes de gerir a operação ao vivo, analisando as atividades do usuário e rapidamente refletir a visão para melhorar nosso serviço. Temos uma vasta experiência no desenvolvimento de serviços móveis que são otimizados para telas pequenas e em pouco tempo de uso. Acredito que essa aliança aconteceu porque a Nintendo reconheceu essas forças e capacidades da DeNA.

Desde que lançamos a nossa plataforma de jogos móveis em 2006, a DeNA deve muito de seu crescimento aos jogos mobile, que atualmente é o nosso serviço principal. Nos últimos anos no Japão, tentamos nos adaptar à rápida mudança no mercado de smartphones, bem como navegadores para aplicativos nativos. Eu admito que levou mais tempo do que o inicialmente esperado. Mas nós criamos um aplicativo nativo no último ano e nós certamente estamos ganhando um forte impulso no mercado de aplicativos.

Entretanto, a concorrência no espaço de aplicativos e games mobiles vem se intensificando. Todos os tipos de novos títulos são lançados diariamente, mesmo que o número de jogos para celular que um usuário pode jogar em um dia é bastante limitado. Está se tornando cada vez mais difícil fazer os jogos serem notados. Isso está acontecendo em todo o mundo.

A fim de fazer os consumidores notarem um jogo e atuamente ter tempo para jogá-lo é necessário um atraente diferencial. A mais evidente de todos os diferenciais é, creio eu, a propriedade intelectual, ou IP. A Nintendo provavelmente tem as IPs de jogos mais amadas em todo o mundo. Na DeNA esse é o nosso entendimento, e eu tenho certeza que muitos de vocês vê isso da mesma forma. Acredito que a parceria com a Nintendo é a melhor estratégia possível para alcançar o crescimento da atividade central da DeNA de jogos mobile.

A parceria da Nintendo com a DeNA

Isao Moriyasu: Como Iwata mencionou anteriormente, foi em junho de 2010 que nos conhecemos. Nos encontramos várias vezes depois disso e no verão passado começamos especificamente a desenvolver a ideia para nossa aliança. Tivemos várias reuniões onde eu mesmo falei com muitos membros da Nintendo pessoalmente. Quanto mais falávamos, ficava mais evidente que eu acreditava que cada empresa poderia complementar a outra. Comecei a me perguntar o quão impactante seríamos globalmente como uma equipe.

Alguns podem pensar que as culturas corporativas das duas empresas realmente não combinam, mas é exatamente o oposto. Fomos capazes de avançar o projeto de aliança com compaixão e respeito mútuo das forças das empresas. Ao formar uma equipe mista, composta por membros da Nintendo e da DeNA, acredito fortemente que seremos capazes de criar grandes sinergias e oferecer produtos atraentes com novo valor aos nossos clientes.

A nossa nova aliança de negócios, como Iwata discutiu anteriormente, consiste em duas partes. Uma delas é desenvolver e operar aplicativos de jogos que usam as IPs da Nintendo para dispositivos inteligentes. A outra é construir juntos um novo serviço de fidelidade online da Nintendo.
"Quero ver dizer que a Nintendo vai falir agora", pensou Iwata
Isao Moriyasu: Além da aliança de negócios, também formamos uma aliança de capital em que ambas empresas possuem parte do estoque de cada uma. Sob a aliança, as duas empresas vão compartilhar know-how único com o outro, e isso permite para uma empresa um relacionamento de longo prazo.

Há algumas outras razões pelas quais também entramos em uma aliança de capital. Queremos ampliar nossa aliança de negócios em uma base de longo prazo, ao invés de curto. Além disso, pretendemos buscar outras oportunidades para aumentar o valor de ambas empresas sem limitar nossos esforços conjuntos apenas para a nova aliança. Então, por favor, fique atento para as novidades das duas empresas no futuro.

Por último, gostaria de fazer um comentário como um fã de jogos. Eu cresci jogando os títulos da Nintendo e já estou animado que, em breve, serei capaz de jogar os jogos de IPs da Nintendo em dispositivos mobile. Na DeNA, estamos cientes de que a Nintendo tem sido a empresa mais amada no espaço de consoles de jogos por um bom tempo. Como tal, eu gostaria que nós fôssemos uma equipe que oferece os melhores jogos que realmente encantem nossos clientes.

Obrigado.

Satoru Iwata: De um modo geral, uma aliança é uma abordagem que visa realizar determinados objetivos, aproveitando os pontos fortes da outra parte, em áreas onde cada empresa não poderia facilmente ter sucesso por si só. Nesse sentido, há um grande significado nestas duas empresas com diferentes pontos fortes trabalhando juntas e, para que possamos avaliar esta aliança de negócios a médio e longo prazo, decidimos fazer a aliança de capital também.

Por último, permitam-me acrescentar alguns comentários finais para expressar minhas aspirações para esta aliança. Muitos provedores de conteúdo, que estão tendo sucesso em dispositivos inteligentes, dependem de títulos de sucesso únicos. Um dos meus objetivos aqui é, agora que estamos nos desafiando com este esforço, fazer uso da IP da Nintendo para a produção de vários títulos de sucesso em um estágio inicial depois de começar a divulgar nosso software em dispositivos mobile.

Além disso, até agora, quando dizíamos "plataforma" significava uma plataforma específica de videogame. Agora que vamos lançar jogos em dispositivos inteligentes e fazer uso de PCs globalmente e dispositivos mobile para nosso serviço de fidelidade, gostaríamos de oferecer mais consumidores com softwares adequados aos seus gostos. Em outra palavras, estamos nos desafiando a redefinir o que "as plataformas da Nintendo" significam.

Com esta colaboração com a DeNA, um parceiro com diferentes forças, pretendemos atingir este objetivo o mais rápido possível.

Muito obrigado pela atenção.
O que você achou da parceria da Nintendo com a DeNA? Acredita que a Nintendo terá benefícios produzindo jogos para smartphones e tablets?
Revisão: Alberto Canen

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Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
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