Tratando-se de Pokémon, as primeiras palavras que vem à mente quando se pensa nos games dos monstrinhos de bolso são: competição, aventura, jornada. Porém, o que muitos esquecem é que, da mesma forma que muitos outros games, a trilha sonora também é uma das partes mais essenciais da franquia Pokémon. A partir de hoje começamos uma jornada diferente pelo universo dos monstrinhos de bolso, relembrando todas as melodias que embalaram muitas descobertas, batalhas e vitórias. Ouça e aprecie novamente as musicas clássicas dos primeiros games da franquia e da incrivel região de Kanto.
IMPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!
De bit a beat
Quando se fala sobre as músicas que embalaram os games da primeira geração é impossivel não começar o assunto com um dos temas que se tornou marca registrada da série e definiu o tom de todas as aberturas dos titulos posteriores. O tema “Opening” de Red/Blue/Yellow é aquela música que está gravada para sempre na memória dos fãs e guardada com muito carinho em seus corações. Como esquecer desse tema? Começando de uma forma ritmada, ele aos poucos se transforma em uma melodia épica que mostra ao jogador o quão fascinante é o mundo Pokémon. Os remakes dos clássicos Red and Blue não somente mostraram um melhoramento gráfico e na mecânica do game, mas também apresentaram aos jogadores as suas músicas preferidas remasterizadas. O “Opening” está melhor do que nunca em FireRed e LeafGreen.
Prepare-se para viver uma incrível jornada! |
Certamente, a melodia que toca toda vez que você entra em um Centro Pokémon para curar seus monstrinhos é uma das músicas que mais tocam na série e que mais tempo fica na cabeça dos jogadores durante sua jornada. Com um ritmo simples e suave, o tema combina perfeitamente com o ambiente “poké-hospitalar” do centro médico.
Admita, esse era o lugar que você mais visitava nos games. |
Cada cidade da região tinha sua própria trilha musical. No entanto, uma das memoráveis com certeza é a melodia de Pallet Town. A música é muito simples e se encaixa como uma luva na perspectiva de uma cidade pequena e acolhedora. A melodia não sofreu muitas mudanças nos remakes, apenas foi remasterizada e, de certa forma, ficou mais suave do que já era.
"Pallet Town: Um começo puro e branco." |
Logo quando comecamos nossa jornada Pokémon e descobrimos que existem vários treinadores espalhados pela região dispostos a batalhar, somos apresentados a um tema musical que definiria o tom de todos os encontros inesperados com outros oponentes pelo resto da série. O primeiro tema de “Battle (VS Trainer)” de Red/Blue/Yellow é uma das melodias mais clássicas da franquia. O ritmo da música é perfeito da forma como mantém um passo acelerado, combinando com o desenvolvimento do combate. Os remakes se encarregaram de conservar o tom da melodia, mas a remasterização acrescentou algumas batidas extras que melhoram no calor da batalha.
Treinadores procurando por batalhas estão por todos os cantos. |
Falando em batalhas, os confrontos com cada líder de ginásio também têm uma melodia própria. Apesar de o tema ser o mesmo para todas as batalhas, ele não perde a sua força e carisma. Com batidas rápidas e alguns tons que lembram as disputas com treinadores Pokémon, o “Gym Battle” é um tema único que põe o jogador diante de um de seus maiores desafios em sua jornada. Ele precisa confrontar um treinador mais poderoso que ele próprio e provar seu valor. E não podemos nos esquecer de que o tema principal dos ginásios Pokémon, o "Pokémon Gym" se tornou uma melodia de ritmo inspirador que é utilizada em todos os games da série.
Batalhas contra líderes de ginásio: emocão garantida com uma excelente música! |
De nota em música
Impossível falar em músicas da franquia Pokémon sem falar da trilha mais polêmica de toda a série. A melodia de “Lavender Town” é uma das composições mais estranhas da série. O tom ritmado e lento da canção combina muito com o clima fantasmagórico da cidade que é lar do maior cemitério Pokémon da região de Kanto, a Pokémon Tower. A bizarra melodia foi tema até mesmo de uma creepypasta mas, no final das contas, ela não causa nenhum mal a saúde e existem jogadores que certamente a consideram o melhor tema musical da série. Mesmo assim, é difícil nao ouvi-la sem sentir alguns calafrios. Em FireRed e LeafGreen e, até mesmo em HeartGold e SoulSilver, a música de Lavender Town adquiriu um tom mais calmo e perdeu boa parte de seu ar assustador.Definitivamente, a música mais assustadora de toda a série. |
A musica que se ouvia enquanto o jogador tentava investigar e sobreviver dentro do confuso esconderijo secreto da Team Rocket também é uma das trilhas mais importantes dos primeiros games. Com tons mais fortes e um ar mais agressivo, a melodia, junto com a de Lavender Town, era uma das que mais se diferenciavam nos games.
A Team Rocket não tinha um esconderijo, mas um desafio mental! |
Desde o primeiro game da série, a batalha final contra o Campeão da Liga iria se tornar o clímax de jornada Pokémon. Esse momento é o auge da jornada, quando o treinador precisa enfrentar o Mestre Pokémon mais poderoso da região depois de uma exaustiva batalha contra a Elite Quatro. Em Red/Blue esse momento se torna ainda mais épico quando o Campeão é seu próprio rival. Assim, ganhar dele dá um gosto especial à vitória. A batalha se torna ainda mais épica com a trilha sonora caprichada de “Battle (VS Rival)”.
Nada como uma excelente música para embalar um dos momentos mais épicos dos games: o confronto final com seu rival! |
Menções honrosas
Uma melodia que merece ser lembrada e o tema que pode ser ouvido quando o jogador entre no laboratório do Professor Oak em Pallet Town. “Oak Research Lab” é uma música divertida e especial. Pode-se dizer que os tons alternados presentes na melodia dao a ela um ar cientifico, lembrando muito os temas de laboratorios de filmes e seriados de ficção científica.Ainda é difícil entender com um cientista renomado como o Professor Oak precisaria de duas crianças para preencher sua Pokédex, mas tudo bem. Afinal, sem isso não teríamos o game, não é? |
Outra duas menções que devemos fazer são as melodias que ouvimos quando o jogador finalmente pode cruzar maiores distâncias ensinando o move “Surf” para um de seus monstrinhos e no momento em que o jogador encontra (ou se esquece de usar o Repel…) um Pokémon selvagem. Enquanto a primeira é uma música com um tom mais suave, a segunda aproveita-se de alguns elementos da melodia da batalha contra treinadores comuns.
Seja surfando com seu companheiro aquático ou encontrando um monstrinho selvagem, saiba que uma música especial sempre vai acompanhá-lo. |
Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!
Então, tem alguma música dos games da primeira geração que ficaram para sempre guardadas em sua memória alem das exibidas na matéria? Não deixe de conferir a segunda parte desse especial na próxima semana, em que vamos explorar as belas sinfonias da região de Johto.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Diego Migueis