Alguém pode me explicar isso?
Mordecai e Rigby “trabalham” na manutenção do parque municipal, juntamente de Saltitão, um Abominável Homem das Neves que se locomove saltitando na ponta dos pés, Musculoso, um cara chato, atarracado, de pele esverdeada, que vive para atazanar seus colegas de trabalho fazendo pegadinhas nocivas e além, é claro, de Fantasmão, um fantasma com uma mão saindo pela cabeça. Toda essa trupe é chefiada por Benson, uma máquina de chicletes com sérios problemas de estresse, que por sua vez recebe ordens do ingênuo Pairulito, um pirulito humanóide que se veste como um elegante cavalheiro do século XIX. A cada episódio, a dupla inventa novas maneiras de cabular o serviço para jogar videogame, passear com o carrinho do parque ou simplesmente em nome da procrastinação.
No desenho, situações normais e cotidianas adquirem grandezas epopeicas que chegam a beirar o nonsense. Por exemplo, em um determinado episódio, Mordecai e Rigby são incumbidos por Benson a jogar uma poltrona velha no lixo. Acontece que os amigos acabam gostando do móvel e decidem jogar pedra, papel e tesoura para ver quem deveria ficar com ela. No entanto, a cada rodada, inexplicavelmente, a dupla acabava selecionando os mesmos lances, acumulando empate atrás de empate. Na centésima rodada, porém, por não conseguirem chegar a um consenso, uma entidade interdimensional na forma de um buraco negro surge nos céus para arrebatar a mobília e destruir o parque.
Só mais um dia normal no parque
Fuga da Terra dos 8-Bits
No decorrer da campanha, podemos controlar ambos os personagens alternando de um para o outro com o apertar de um botão, sendo que cada um possui habilidades próprias. Mordecai pode realizar um pulo duplo, podendo assim alcançar lugares altos, enquanto que Rigby pode correr sobre quatro patas, passando por lugares estreitos, inacessíveis para Mordecai.
Adiante, procedendo na jogatina, Mordecai e Rigby adquirem o poder de alterar a jogabilidade, dependendo do cenário de fundo no qual estão. Mordecai pode se transformar numa nave espacial, uma vez que o cenário de fundo é o espaço sideral. O jogo então se transforma em um daqueles saudosos jogos de tiro de progressão lateral para fliperamas, tal como R-Type (Arcade). Já o Rigby, uma vez que se depara com um labirinto cinzento, adquire uma arma e altera a perspectiva do jogo para uma visão aérea do cenário e uma movimentação vertical pela fase, lembrando muito clássicos como Gauntlet (Atari) e os primeiros The Legend of Zelda (NES). Apesar de parecer inovadora, essa mecânica acaba quebrando o ritmo do jogo, uma vez que é preciso ficar a todo o momento trocando as transformações dos personagens devido às mudanças repentinas dos cenários de fundo. Isto sem falar que as versões nave espacial de Mordecai e franco-atirador de Rigby deixam os controles confusos e desajeitados. Só para citar um exemplo, em determinada área, enquanto jogava com Rigby, ao voltar para a forma normal enquanto ainda estava dentro do labirinto, acabei caindo em um glitch que fez o personagem ficar preso dentro de uma parede, o que me obrigou a resetar o jogo.
Uma coleção de falhas
O jogo é extremamente curto. É possível zerá-lo em menos de uma hora. São apenas quatro mundos, divididos entre quatro fases e uma luta contra um chefe de fase. Tudo isso em troca de um encerramento tão sem graça quanto a abertura. É possível continuar o jogo depois que se zera, para tentar encontrar alguns colecionáveis espalhados pelas fases, mas não passa de uma repetição maçante e sem nenhum desafio. Soma-se isso ao baixo fator replay, porque o jogo não empolga e enjoa muito fácil, dificilmente você volta a pôr as mãos nele depois o que finaliza.Regular Show: Mordecai and Rigby in 8-Bit Land é uma adaptação fraca feita às pressas na tentativa de surfar na onda do sucesso do desenho. É curto, enjoativo e desperdiça um universo rico em personagens cativantes e referências à cultura pop. Se você é fã do desenho e procura por um jogo bom de verdade, procure pelo tower defense A Grande Guerra das Pegadinhas, disponível no site do Cartoon Network. Eu garanto: é mais divertido e é de graça.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Stefano Genachi