Como acontece com frequência em jogos de lutas, vários jogadores reclamam da falta de balanceamento de alguns personagens. Com Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, a história não é diferente.
Em uma recente entrevista à publicação Famitsu, o diretor Masahiro Sakurai revelou que não pretende fazer qualquer alteração no balanceamento dos personagens, porém, prometeu que a equipe de desenvolvimento continuará trabalhando em ajustes e melhorias no modo online.
Questionado sobre se pretende ajustar ou equilibrar o jogo, Sakurai respondeu que não há planos de mudar o balanceamento dos lutadores e sugeriu que os jogadores utilizem os movimentos e itens especiais:
"Não temos quaisquer planos, mas nós estaremos trabalhando em algumas coisas ligadas às experiências online, pouco a pouco. Se fôssemos fazer algo parecido com os movimentos especiais customizados, então isso não teria fim. Mas como eu disse, se houver algum problema gritante, nós devemos encará-lo.E você, acredita que Super Smash Bros. for Wii U & 3DS precisaria de uma melhoria para balancear as lutas?
Jogar com seus amigos pessoais é provavelmente mais interessante porque você quase pode enganar um pouco através da personalização de personagens [risos]."