Analisando o "Gematsu leak": informações de Smash Bros. teriam mesmo vazado?

E se um suposto vazamento de informações do novo Smash Bros. tivesse acertado previsões improváveis, porém errado outras? Teria sido sorte? Vamos descobrir!

em 10/12/2014

De todos os vários aspectos que um Super Smash Bros. tem, o que mais agrega expectativas, apostas e rumores com certeza é a seleção de lutadores. Com Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, a coisa não foi diferente. O mais famoso caso de vazamento de informações veio do site Gematsu, que supostamente teria revelado a lista de lutadores muito antes de seu anúncio oficial. Ao acertar alguns novatos totalmente inesperados (como Wii Fit Trainer), o rumor tomou conta das discussões sobre o jogo. Agora que ambas as versões desse novo Super Smash Bros. foram lançadas, por que não fazer uma pequena análise para averiguar se o ''Gematsu leak" foi um incrível vazamento de dados ou apenas sorte de um apostador?

Situando

Antes de começarmos a analisar propriamente o caso de vazamento de informações, vamos dar uma analisada nos principais pontos do período pré-lançamento de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, ou seja, desde o seu primeiro anúncio até o jogo começar a ser vendido. Na E3 2011, a Nintendo anunciou o Wii U, o primeiro videogame da oitava geração. Satoru Iwata aproveitou o momento para revelar que um novo Super Smash Bros. estaria em produção para Wii U e 3DS, mas só começaria a ser devidamente tocado pelo diretor Masahiro Sakurai (que também cuidou dos games anteriores da série) quando ele terminasse seus trabalhos em Kid Icarus: Uprising (3DS). Naquela época, o 3DS ainda não tinha completado seis meses de vida e nem deslanchado com o corte de preço, que só viria alguns meses depois.


Nesse primeiro anúncio de Super Smash Bros., nada (além da existência de uma interação entre as duas versões) foi revelado. Como o novo Kid Icarus só foi lançado em março de 2012, a E3 daquele ano não contou com nada sobre o quarto Super Smash Bros. Este ficou apenas para a E3 2013, após uma revelação de Iwata de que os novos Mario 3D, Mario Kart e Super Smash Bros. estariam no evento. O primeiro trailer do jogo então revelou Villager, Mega Man e, algumas horas depois, a Wii Fit Trainer. Além disso, o estágio de Punch-Out!! (NES) também foi mostrado, embora sem deixar clara sua referência a Little Mac ou ao jogo do boxeador.


Num Nintendo Direct do fim daquele ano, Rosalina & Luma foram anunciadas. Antes delas, os veteranos Luigi, Peach, Toon Link, Sonic e Marth tiveram suas participações confirmadas (quase sempre coincidindo com o lançamento de algum jogo relacionado ao personagem). O próximo novato foi Little Mac, revelado em fevereiro de 2014 após os veteranos Zelda, King Dedede e Lucario. Depois, Diddy Kong foi trazido de volta e, em abril de 2014, Greninja foi revelado junto a Charizard, Yoshi, Zero Suit Samus e Sheik no Nintendo Direct dedicado ao novo Super Smash Bros. Um pouco antes da E3 2014, Ike também foi confirmado.


Na E3 desse ano, os Lutadores Miis foram revelados junto a Palutena, cujo trailer deu indícios da inclusão de Dark Pit ao jogo. Na noite do mesmo dia, em um evento fechado à imprensa, Pac-Man também entrou oficialmente na lista de personagens. Um mês após a E3, Sakurai revelou que anunciaria, em um vídeo, novos lutadores (e aproveitou para dar a entender que a lista de novatos estava quase acabando). Lucina e Robin entaram no jogo nessa ocasião, junto a Captain Falcon. Já bem próximo ao lançamento da versão para 3DS, restou revelar o retorno de Meta Knight. No fim de agosto, Shulk fez sua estreia na série.
Entre setembro e outubro, aconteceu o lançamento da versão de 3DS do jogo nas várias regiões, fechando então a lista de lutadores com os personagens ainda não revelados e a serem desbloqueados no jogo: os veteranos Ness, Jigglypuff, Mr. Game & Watch, Dr. Mario, Falcon, Ganondorf, Wario e R.O.B; e os novatos Dark Pit, Bowser Jr. e Duck Hunt. Oficialmente, no entanto, esses dois últimos novatos só foram revelados em outubro e novembro de 2014, respectivamente.

Primeiro vazamento: E3 2013

Relembrada a trajetória de Super Smash Bros., vamos ao bendito "Gematsu leak''. Tudo começou um pouco antes da E3 2013, quando o dono do site Gematsu, Sal Romano, fez suas ''apostas'' sobre os novos personagens a serem revelados no evento. Romano fez a publicação dizendo que recebeu a informação de uma fonte anônima, mas, pelo caráter irônico do post, parece mais que nem ele botava muita fé.

As previsões incluíam Animal Crossing Guy, Mega Man, Wii Fit Trainer, Little Mac, Mii e Pac-Man. Enquanto algumas apostas estavam na boca do povo, como Mega Man (inclusive da nossa, e duas vezes) e Little Mac, outras pareciam totalmente doidas, como Wii Fit Trainer. Com o primeiro trailer do jogo revelado, a publicação de Romano pareceu ter previsto Villager, Mega Man e incrivelmente Wii Fit Trainer também.
Mega Man pode ter sido uma aposta inteligente...
Mesmo que saibamos hoje que ele também tinha acertado todas as outras três apostas, apenas metade do que Romano havia previsto estava correto até a E3 2013. O que se especula como justificativa para a não precisão total do vazamento é que talvez a Nintendo tenha preferido não revelar tantos personagens na E3 justamente porque eles teriam vazado antes. Outra razão pode ter sido um mero equívoco entre dizer "personagens novos'' e ''personagens novos a serem revelados na E3 2013'', talvez motivado pela vontade de acertar de qualquer maneira.
... mas Wii Fit Trainer foi o grande diferencial
Como o suposto vazamento não trouxe imagens do jogo, a fonte anônima que passou as informações para Romano talvez tenha escrito ''Animal Crossing guy'' não por não conhecer o nome oficial do personagem, mas porque o personagem até então nunca havia sido chamado assim. Ou seja, é mais facilmente identificado como ''o carinha de Animal Crossing''.

Segundo vazamento: Smash Direct

Vários meses após a confirmação desses três personagens do primeiro vazamento, Rosalina & Luma e Little Mac foram anunciados em diferentes Nintendo Direct. Embora a donzela do espaço não tenha sido prevista por Romano (falaremos mais sobre isso), a confirmação de Little Mac como personagem jogável deu ainda mais legitimidade ao leak - mesmo sendo um lutador muito requisitado, suspeito pelo ringue de boxe e já tendo participado como Assist Trophy em Super Smash Bros. Brawl (Wii).

A Nintendo havia agendado para 8 de abril de 2014 o Nintendo Direct focado em Super Smash Bros., apelidado de Smash Direct. Algumas horas antes da transmissão online, Romano postou outra mensagem da mesma fonte anônima. Esse foi o segundo vazamento.

Não ter previsto Rosalina, mas ter acertado a aposta anterior
de Little Mac dividiu os fãs quanto à credibilidade do leak
A segunda publicação insistia em Pac-Man e Mii como lutadores jogáveis (o que geralmente não acontece em vazamentos) e fazia novas apostas: Shulk, Palutena, Chrom (de Fire Emblem: Awakening, para 3DS), um Pokémon de Pokémon X/Y (3DS) e Chorus Men. Chorus Men é o nome em japonês de Chorus Kids, as crianças do mini-game do coral de Rhythm Heaven (DS). De fato, naquele Nintendo Direct de Super Smash Bros., Greninja, que é um Pokémon da sexta geração, foi revelado como personagem jogável, mas o fato de o vazamento não ter especificado que monstrinho específico era acabou contestando a sua veracidade.
Quem seria o ''Pokémon de Pokémon X/Y''?
Apesar de, muito tempo depois, Shulk e Palutena terem sido confirmados como personagens jogáveis, o fato de o Smash Direct não ter anunciados-os trouxe mais dúvidas quanto à legitimidade do Gematsu leak. Como sabemos hoje que Chorus Kids e Chrom não fazem parte da lista de lutadores dos novos Super Smash Bros., essa acabou sendo a primeira vez em que o vazamento tinha se mostrado equivocado... E agora? Isso faz o tão certeiro primeiro vazamento uma grande jogada de sorte?

Terceiro vazamento: E3 2014

Na véspera da E3 2014, que seria a última edição do evento antes do lançamento do novo Super Smash Bros., Sal Romano transmite no Gematsu mais um email da sua fonte anônima. Dessa vez, ele apenas reiterou suas promessas ainda não confirmadas: Pac-Man, Palutena (referida como ''Goddess Palutena"), Mii (já chamado de ''Mii Fighters''), Shulk, Chorus Kids e Chrom. Obviamente, apenas metade desses seis personagens estão hoje presentes no jogo. E, de fato, todos os três foram anunciados na E3 2014: Pac-Man, Mii Fighter e Palutena.

Como esse terceiro vazamento foi apenas um repeteco dos dois primeiros, ele mostrou, mais uma vez, a diferença de precisão entre o primeiro e o segundo vazamentos. Com Pac-Man e Mii Fighter confirmados, todos os seis personagens novos do primeiro vazamento provaram ser verdadeiramente lutadores jogáveis. A revelação de Palutena melhorou um pouco a fama do segundo vazamento, embora há quem diga que ela era uma aposta fácil e, de fato, já haviam rumores sobre sua participação no jogo.
Apesar de ter acertado mais três novatos em cheio, todos já tinham sido previstos nos vazamentos anteriores
Esse terceiro vazamento também trouxe duas informações extras. Segundo a fonte de Romano, os desenvolvedores estavam discutindo a presença de Ness e Lucas no jogo, tendo muitas chances desse último ser cortado. Lucas, de fato, deixou Ness sozinho no novo Super Smash Bros., embora esta também já tenha sido uma aposta de boa parte dos jogadores. Além disso, o vazamento não disse claramente que o protagonista de Mother 3 (GBA) seria deixado de lado.
Ness ou Lucas? Eis a questão
O terceiro vazamento também alegou ter personagens jogáveis a serem baixados após o lançamento do jogo. Com a confirmação do DLC de Mewtwo, a informação vazada faz-se correta, mas o fato de não ter deixado claro qual (ou quais) personagem seria esse e como já estava virando costume da Nintendo adotar DLCs, há quem diga que foi apenas um palpite lógico.

Nessa mesma E3, Sakurai disse que a seleção de lutadores do novo Super Smash Bros. já estava fechada. Isso nos faz duvidar dos últimos erros cometidos pelo Gematsu leak, pois não tão facilmente poderiam ser considerados informações obsoletas, ou seja, informações retiradas ainda no início do processo de desenvolvimento, que teriam se tornado erradas pelas mudanças sofridas no decorrer da produção do jogo.
A lista de lutadores estava quase totalmente divulgada e algumas apostas do Gematsu leak ainda não haviam se concretizado...

Quarto vazamento: Revelação pós-E3 2014

Antes do anúncio de Robin e Lucina no vídeo marcado por Sakurai para o dia 14 de julho, cerca de um mês após a E3 2014, a fonte anônima de Sal Romano avisou duas vezes que o novato dessa ocasião seria Shulk. Sim, Shulk é um personagem jogável, mas não foi revelado naquele dia prometido. Pode-se imaginar que o vazamento tenha levado Sakurai e sua equipe a inverterem a ordem do anúncio de Shulk pelo de Robin e Lucina. Como nenhum game das séries Fire Emblem ou Xenoblade seria lançado naquela época, não faria muita diferença para a Nintendo essa inversão, ou seja, seria uma tática boa da Big N para deslegitimar o vazamento.

Shulk ou Chrom anunciados? Nenhum dos dois!
Na verdade, o fato de Xenoblade Chronicles X (Wii U) ter recebido bastante destaque na E3 2014 sugere que faria até mais sentido anunciar logo Shulk do que a dupla de Fire Emblem: Awakening (3DS). Ou seja, a fonte anônima pode ter de fato ''errado'' por causa de uma mudança estratégica na ordem de anúncios para questionar a validade do vazamento. Quem sabe, não é?

Pondo na balança

Bom, agora que analisamos todas as quatro rodadas de vazamento do Gematsu leak, vamos pôr na balança direitinho o que ele acertou, o que ele errou e o que não foi dito.

  • O que estava correto: Villager, Mega Man, Wii Fit Trainer, Mii Fighter, Palutena, Pac-Man e Shulk jogáveis; existência de personagem DLC
  • O que estava errado: Chrom e Chorus Kids jogáveis
  • O que não ficou claro: Debate sobre permanência de Ness e/ou Lucas, o ''Pokémon de Pokémon X/Y''
  • O que não vazou: Rosalina & Luma, Dark Pit, Bowser Jr., Duck Hunt, Robin e Lucina jogáveis.
Agora, vamos discutir as inconsistências para tentar propôr uma explicação para cada uma delas. O que nos leva a querer encontrar uma razão que não seja apenas ''está errado porque o rumor era falso'' é o fato de ser tão curioso o alto número de acertos. A minha teoria principal para tentar justificar as incoerências do vazamento de informações é: seja quem for a fonte anônima de Sal Romano, ela tinha informações obsoletas de Super Smash Bros., ou seja, uma lista de personagens construída provavelmente no início do desenvolvimento, mas que foi sendo alterada durante a criação do jogo por vários motivos.

O caso Chrom

Afinal, porque, em duas ocasiões, a fonte anônima de Sal Romano confirmou que Chrom seria um personagem jogável nesse novo Super Smash Bros.? Se seguirmos o padrão de personagens da série Fire Emblem em Super Smash Bros., Chrom seria o representante atual da franquia de estratégia ao lado do representante clássico Marth - assim como Ike o fez em Brawl e Roy em Super Smash Bros. Melee (GC). Ou seja, apostar em Chrom seria um palpite lógico, algo que muitos fãs inclusive fizeram e, por isso, o fato de essa aposta ter caído por terra colocaria a fonte anônima de Romano no mesmo patamar que qualquer outro jogador de Super Smash Bros.
Apesar de não ser jogável, o nível de detalhes no modelo tridimensional de Chrom do jogo impressiona
No entanto, as informações que temos hoje são as de que, embora tenha rompido com o padrão de um representante atual junto a Marth, Sakurai e sua equipe consideraram, por algum tempo, incluir Chrom no jogo. E é incrível como o próprio jogo deixa ''escapar'' isso de diversas maneiras: seja no Final Smash de Robin e em sua comemoração de vitória (nas quais Chrom faz uma ponta), seja nos comentários de Pit, Palutena e Viridi sobre Robin na fase Palutena's Temple, seja na ironia feita com ele no vídeo de anúncio de Robin e Lucina. A sensação que a gente tem é a de que Sakurai tenta dizer ''Ok, nós queríamos muito ter o protagonista de Awakening no jogo, mas Robin é tão mais interessante em termos de jogabilidade que não teve jeito...''. De fato, ele já confirmou esse sentimento em sua coluna na revista japonesa Famitsu.
Mas, se Chrom seria muito semelhante aos espadachins Ike e Marth, porque Lucina (que é literalmente um clone desse último) foi adicionada sem problemas? Até onde sabemos, Lucina foi pensada originalmente como uma roupa alternativa de Marth, mas foi evoluindo até se tornar um clone dele, com algumas alterações em seus atributos. Ou seja, o vazamento pode tranquilamente ter sido apenas uma aposta inteligente e compreensível em Chrom como novato da série Fire Emblem, mas o fato é que, em algum momento do desenvolvimento do jogo, ele fez parte da lista de lutadores. E talvez a fonte anônima de Sal Romano tenha colhido informações secretas ainda nessa época.

O caso Chorus Kids

Nossa teoria também é de que, em algum momento do planejamento de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, o trio do coral de Rhythm Heaven esteve presente na lista de lutadores. Junto a Wii Fit Trainer, eles seriam um personagem bem inesperado e seu anúncio teria sido a prova concreta de que o Gematsu leak era verdade. Mas há algum evidência de que Chorus Kids estava nos conceitos iniciais de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, como Chrom? Há algumas especulações, mas nada muito concreto. Vamos a elas:

  • Primeiramente, em Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, a representatividade da série Rhythm Heaven é muito maior do que em Brawl. Uma razão óbvia para isso claramente é o aumento na popularidade da série com o lançamento das versões de DS e de Wii no Ocidente (o que se deu após o lançamento de Brawl). Ainda assim, precisamos considerar que essa representatividade dos loucos mini-games de ritmo também teria aumentado se um dos lutadores do jogo viesse deles. 
Há inclusive esse troféu no jogo, que necessitou de uma ilustração exclusiva para a parte de trás

  • Falando dessa participação da série no novo Super Smash Bros., o caso mais curioso é o do inimigo Sneaky Spirit, presente no modo Smash Run. Com exceção dele e de Bacura, todos os outros adversários desse modo são ou oriundos de alguma franquia representada por personagens jogáveis ou inimigos exclusivos de Super Smash Bros. Aliás, essa outra exceção, Bacura, pode ser justificada por vir de um game da Namco Bandai (Xevious), uma das desenvolvedoras do novo Super Smash Bros. Mas porque um inimigo de Rhythm Heaven está presente no Smash Run, quebrando a aparente regra? Será que os desenvolvedores queriam tanto esse inimigo no jogo ou trata-se de um elemento deixado no Smash Run após Chorus Kids ter sido cortado da lista de lutadores?
Sneaky Spirit: o bendito inimigo da série Rhythm Hraven que só fez
aumentar os rumores sobre Chorus Kids
Assumindo que Chorus Kid seria um personagem triplo, a razão para ele ter sido cortado da lista de lutadores poderia ser a mesma que tirou Ice Climbers do jogo: o hardware do 3DS não suportaria. Aliás, um inimigo da série dos irmãos escaladores também está presente no Smash Run, o que combina perfeitamente com o caso de Chorus Kids. Tanto Ice Climbers quanto Chorus Kids também têm seus troféus no jogo. Mas será que Sakurai deixaria elementos beta assim soltos? Bom, como é possível ouvir, na versão de 3DS, áudios referentes a elementos de jogo cortados (como a torcida por Ice Climbers e os modos 8-Player Smash e Special Orders), podemos afirmar que sim.
Teria Chorus Kids sofrido do mesmo destino que Ice Climbers?
Inclusive o fato de os áudios referentes às Special Orders e 8-Player Smash estarem na versão de 3DS talvez signifique que a produção se deu primeiramente considerando o potencial do Wii U e, posteriormente, foi se adequando às limitações do 3DS. Nesse processo, Ice Climbers e Chorus Kids teriam sido cortados de ambas as versões (porque a regra imperativa sempre foi de que a lista de lutadores fosse as mesmas em ambas as versões) e os modos que só funcionariam no Wii U ficaram de fora do 3DS. Na transmissão Super Smash Bros. For Wii U 50 Fact Extravaganza, é dito que o 8-Player Smash de fato não funcionaria na telinha do portátil.
Dessa vez, os fás foram bem longe, hein?

O caso ''Greninja''

Assim como Chrom, Greninja já era uma aposta fácil. Os únicos pórens para o palpite do sapo aquático eram o fato de Pokémon X/Y ser muito recente e de que Lucario já havia voltado para ocupar o até então papel do ''Pokémon requisitado''. Com a adição de Greninja e Charizard (e nenhum Pokémon jogável da quinta geração) e os elementos de Yoshi`s Wolly World (Wii U) e Mario Kart 8 (Wii U), os argumentos contrários a Greninja foram pro espaço. Ainda assim, ele era uma aposta polêmica no início do ano.

A questão é: porque a fonte de Sal Romano teria dito apenas ''um Pokémon de Pokémon X/Y''? Muita gente acha que ele não queria colocar a mão no fogo por um monstrinho específico e preferiu apostar na promessa certa de que a Nintendo tentaria promover a sexta geração de alguma maneira em Super Smash Bros. Mas vocês não acham que isso só traria mais dúvidas sobre o vazamento em vez de confirmá-lo? A única alternativa seria considerar que a Nintendo reservou uma vaga para um Pokémon da sexta geração algum tempo antes do lançamento do jogo, mas só depois decidiu exatamente qual criatura seria. E, quando a fonte anônima acessou os dados confidenciais, a Big N ainda não teria determinado qual monstrinho usar.

Para muitos, Greninja foi o Pokémon preferido da sexta geração, então...
Masahiro Sakurai chegou a dizer que já ele e sua equipe já tinham decidido que Greninja seria o representante da sexta geração de Pokémon antes mesmo do lançamento de X/Y, através de imagens conceituais do monstrinho. Essa revelação destruiria a justificativa para a inexatidão do leak, pois mesmo uma informação obsoleta já indicaria que Greninja era o tal Pokémon de X/Y. Mas será mesmo que Sakurai e a Big N não esperaram um pouco para ver a popularidade dos monstrinhos da sexta geração e só então decidir qual utilizar?

... será mesmo que ele foi escolhido para Super Smash Bros. antes de ganhar tanta popularidade?
Considerando que seria muita coincidência eles escolherem Greninja sem saber que ele se tornaria o inicial mais popular de X/Y e que é estratégico para a promoção dos jogos da Nintendo a escolha dos lutadores de Super Smash Bros., eu, no mínimo, duvidaria um pouco do quão cedo Greninja foi escolhido como personagem jogável. 

Os casos dos novatos não previstos

Antes mesmo de Little Mac provar, quase um ano depois do primeiro vazamento, que a fonte anônima estava correta pela quarta vez (ou, no mínimo, com muita sorte), Rosalina & Luma foram anunciadas sem qualquer previsão do Gematsu leak. Rosalina tornou-se bem popular após Super Mario Galaxy (Wii), e rapidamente entrou para a turma de Mario nos seus jogos esportivos e até em Super Mario 3D World (Wii U).

Como Super Mario é a principal franquia da Nintendo, seria natural pensar que Rosalina (e talvez até Bowser Jr.) já havia sido planejada desde o início do desenvolvimento de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS - até porque ela foi apenas a quarta novata anunciada. Nesse caso, até mesmo uma informação obsoleta conteria Rosalina & Luma... Esse talvez seja o maior furo do Gematsu leak.
Rosalina caiu como uma estrela nas mãos de quem julgava ser uma farsa o Gematsu leak
Quanto a Duck Hunt, é possível que ele só tenha sido desenvolvido posteriormente ao demais novatos, uma vez que sua ausência nos rumores do Gematsu leak coincide com o fato de ter sido o último novato oficialmente revelado pela Nintendo. Esse argumento pode também justificar o fato de Bowser Jr. não constar nas apostas de Sal Romano.
Duck Hunt foi uma grata surpresa que, felizmente, não foi estragada pelo vazamento... pelo menos não por este vazamento
A ausência de Dark Pit e Lucina no leak são facilmente justificadas pelo fato de os três clones presentes no jogo (esses dois e Dr. Mario) terem sido primeiramente roupas alternativas de Pit, Marth e Mario, respectivamente. Durante o desenvolvimento do jogo, passaram a ser personagens independentes. Ou seja, uma informação tirada do início da produção do jogo ainda não incluiria Dark Pit e Lucina como novato e novata, muito menos o retorno de Dr. Mario.

Vazou ou não vazou?

Minha aposta pessoal é de que o Gematsu leak foi de fato um vazamento de informações, e um dos mais impactantes de toda a série Super Smash Bros. Claro que houve inconsistências quando comparamos o vazamento com o produto final, mas a teoria de que os dados que a fonte anônima de Sal Romano possuía eram obsoletos e as mudanças estratégicas no anúncio dos personagens dão conta de muitas dessas irregularidades. Ainda assim, restam muitas dúvidas que provavelmente jamais serão sanadas, uma vez que Sal Romano não obteve respostas de sua fonte quando quis saber sobre os erros cometidos por ela.
Verdadeiro ou não, precisamos admitir que o Gematsu leak apimentou bastante os debates dos fãs
Chorus Kids e Chrom realmente chegaram a ser programados? Há alguma chance de aparecerem nos próximos jogos da série? Quando Sakurai decidiu que Greninja seria um personagem jogável? Houve mesmo uma discussão interna sobre Ness e Lucas? Por que Rosalina & Luma não foram listadas no rumor? Quem sabe um dia essa fonte anônima não admite que era o próprio Sakurai trollando todo mundo como de costume...

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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