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Seis da Vez: Ghostween, um time de fantasmas para seu Halloween Pokémon!

Na primeira análise de times da coluna Pokémon Blast, você confere uma seleção de Pokémon do tipo fantasma, ou "Monoghost".

em 01/11/2014

Halloween, ou Dias das Bruxas, data que nos remete a coisas assustadoras e que causam espanto. Dentre elas estão os fantasmas, e para celebrar essa data festiva trouxemos para vocês uma análise de um time especial seguindo a regra Monotype, ou seja, todos os Pokémon compartilham o mesmo tipo. Iniciaremos também uma nova seção, a "Seis da Vez", onde serão postados periodicamente diversos times  para se ter uma base em como montar o seu time.



Particularmente acho que o Gengar é o maior representante desse tipo pois é um dos primeiros bichos que vemos no jogo da primeira geração, naquela apresentação da luta contra o Nidorino, e também por ser extremamente forte e versátil. Então sem mais delongas vamos começar essa análise, um agradecimento especial ao Zancrow, um dos melhores jogadores que já vi na vida e me ensinou boa parte das coisas que sei hoje.

Gengar - O Atormentador.


Gengar (F) @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Focus Blast
- Substitute
- Shadow Ball
- Pain Split

O primeiro no nosso time é a sombra da Clefable, o nosso poderoso, porém de papel, Gengar! Sua função no time é bater e atormentar profundamente seu adversário. Ele é o que basicamente chamamos de hyper offense (hiper ofensivo), devido à sua alta velocidade. Gengar é fundamental no time, pois, além de bater bem, possuir sua já comentada velocidade e o combo de Substitute e Pain Split podem transforma-lo em um pesadelo para seu adversário.

Seus EVs são distribuídos de forma a melhor aproveitar as vantagens do nosso fantasminha sorridente, Life Orb aparece para aumentar ainda mais o dano e deixa-lo mais letal. Substistute e Pain Split já foram comentados, sendo usados para aumentar a sobrevida de Gengar em campo e atormentar a vida do adversário. Shadow Ball é seu poderoso golpe com STAB (Same Attack Type Bonus, ou bônus de +50% de dano para golpes do mesmo tipo que o Pokémon atacante) e Focus Blast fecha o quarteto para pegar aqueles Pokémon que resistem ao golpe principal e principalmente Tyranitar, já que esse toma x4 de dano, sendo praticamente OHKO (one hit KO).

Froslass - A Dama de Branco


Froslass (F) @ Focus Sash
Ability: Cursed Body
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Destiny Bond
- Taunt
- Spikes
- Icy Wind

Nossa menina tímida tem basicamente duas funções: sujar o campo e levar um adversário junto, caso de tempo. Froslass aqui nesse time foi montado para entrar e se sacrificar, ou seja, foi feito de maneira que atrapalhasse o máximo possível a estratégia do adversário. Tudo nela foi pensado nessa finalidade. Se ela entrar em campo com o tereno sujo e seu adversário com um Pokémon Scarf ou uma velocidade maior do que 350, então adeus, ela irá desmaiar.

Como já dito, seu set foi desenvolvido de maneira a atrapalhar o máximo possível o adversário. Os EVs foram distribuídos de maneira a reforçar ainda mais sua ideia, e sua Ability, Cursed Body, foi escolhida para, em casos de desmaio, ter uma chance de anular o golpe do adversário por alguns turnos.  Focus Sash é usado para dar uma oportunidade de levar seu adversário com Destiny Bond. Taunt é essencial em sua função de atrasar o adversário, tal qual Spikes, que sujam o campo e tiram vida de todos os bichos, exceto os voadores e com a Ability Levitate. Icy Wind fecha o time como seu STAB e também para incomodar, já que um estágio de velocidade é subtraído do adversário.

Golurk - O Colosso do Caos


Golurk @ Life Orb
Ability: No Guard
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spd
Adamant Nature (+Atk, -SAtk)
- Ice Punch
- Dynamic Punch
- Rock Polish
- Earthquake

Nosso gigante de terra tem uma missão especial no time, entrar no chamado late game (quando o combate está indo para os finalmentes) e destruir tudo que encontrar pela frente. Se o adversário não impedir que Golurk uso um Rock Polish então ele terá problemas, principalmente por poder distribuir confusões e resistir a Extremespeed, que anularia o Polish.

Golurk foi construído com uma missão, passar o caminhão em cima de qualquer um que entrar na sua frente, principalmente se usar Rock Polish. Sua Ability No Guard permite que ele acerte todos os Dynamic Punch que quiser e deixa todo mundo com confusão, ai dependendo da sorte do adversário de acertar ou não o golpe. Earthquake é seu poderoso STAB e para fechar bem o quadrado temos Ice Punch, para pegar voadores e dragões que vemos aos montes no metagame atual.

Chandelure  - O Devorador de Almas


Chandelure (M) @ Choice Scarf
Ability: Flash Fire
EVs: 4 HP / 252 SAtk / 252 Spd
Timid Nature (+Spd, -Atk)
- Flamethrower
- Shadow Ball
- Fire Blast
- Hidden Power [Fighting]

Um dos Pokémon mais legais de todos da 5° geração é o nosso candelabro de fogo que está no time com uma função fundamental, ser nosso Revenge Killer (nosso vingador, numa tradução literal). Graças a seu Special Attack poderoso, ele pode usar o item Choice Scarf sem nenhum problema e ainda causar bom dano. Sua Ability é usada para anular Will-o-Wisp e golpes de fogo em geral.

Chandelure entra no time para ser nosso vingador, então tudo nele foi pensado de maneira a passar quase tudo que não esteja usando o item Choice Scarf, colocando na conta Alakazams e Gengars da vida. Seus EVs foram distribuídos para maximizar os seus atributos principais e capacitar nosso candelabro a cumprir a sua função. Seus golpes de STABs são Flamethrower, para ser usados em momentos na qual a prudência é mais importante,  Fire Blast, golpe arrasa quarteirão com muitas chances de errar, e Shadow Ball como seu STAB fantasma para pegar tudo o que os golpes de fogo não podem derrubar. Hidden Power Fighting completa o circo para pegar Pokémon que resistem aos seus STABs, como Tyranitar, e outros Pokémon que causem problemas.

Cofagrigus - O Caixão do Pesadelo


Cofagrigus (M) @ Leftovers
Ability: Mummy
EVs: 252 HP / 252 SAtk
Quiet Nature (+SAtk, -Spd)
- Hidden Power [Fighting]
- Shadow Ball
- Nasty Plot
- Trick Room

Em minha humilde opinião, Cofagrigus é um dos Pokémon mais esquisitos da 5° geração, mas extremamente poderosos em sua função. Com excelentes bases de defesa, ele aguenta muita porrada antes de tombar, some isso a sua Ability Mummy, que troca a Ability do adversário, geralmente forçando uma troca, e temos nosso poderoso caixão possuído.

Nosso caixão teve seus EVs distribuídos de maneira permitir que Cofagrigus aguente pelo menos 2 turnos em campo e possa bater forte no seu adversário. Com acesso ao Trick Room, que modifica a contagem de velocidade por 5 turnos, fazendo com os mais lerdos sejam mais rápidos, nosso fantasma pode auxiliar Golurk e abri caminho para a vitória. Nasty Plot tem a função de bombar seu Special Attack. Shadow Ball é seu STAB clássico que pode comprometer diversos adversários. Hidden Power Fighting tem a mesma função que teve com o Chandelure, pegar aqueles Pokémon que aguentam Shadow Ball.

Spiritomb - A Legião das Sombras


Spiritomb (M) @ Black Glasses
Ability: Infiltrator
EVs: 252 HP / 252 Atk
Brave Nature (+Atk, -Spd)
- Shadow Sneak
- Will-O-Wisp
- Pursuit
- Sucker Punch

O “chato” da equipe. Spiritomb aqui foi feito de maneira a atrapalhar e incomodar o adversário ao máximo. Com uma boa base em suas defesas, mais a Ability Infiltrator (que ignora os golpes: Light Screen, Mist, Reflect, Safeguard, and Substitute). Sua função no time é provocar danos nas ameaças que podem prejudicar o resto do time.

Os EVs foram distribuídos com o intuito de aguentar e distribuir porrada nos adversários. Para isso foram colocados 3 golpes com prioridades, sendo todas elas com STAB. Shadow Sneak tem prioridade +1 e é o ideal para dar aquele ultimo e pegar coisas que sofrem com seu dano. Will-O-Wisp entra para queimar aquele atacante ofensivo chato que tem potencial de varrer nosso time, pois além de causar dano todo turno, ele corta pela metade o ataque, ou seja, perfeito. Pursuit tem prioridade na troca além de causar dano dobrado, ou seja, pode deitar o Pokémon adversário sem o mesmo causar dano algum. Sucker Punch fecha o cerco, pois além de ter a prioridade, inútil contra Pokémon com outras prioridades, Scizor por exemplo, mas poderoso contra aqueles Pokémon sem prioridades, Alakazam por exemplo.

Chegamos ao fim do primeiro "Seis da Vez" com a análise do time Monoghost. Discorda de algum Pokémon ou set utilizado? Tem sugestões para tornar o time ainda mais eficiente? Não deixe de comentar. Em breve você verá mais times aqui no Nintendo Blast. Até lá!



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