Uma questão de gráficos
Muito realista, não? |
Por isso que os jogos sempre acabam limitados ao potencial gráfico que cada geração de consoles possui, por isso que levamos seis gerações para conseguir andar em oito direções. Os cenários vibrantes, coloridos e vivos de Satoshi tiveram de ser comprimidos em telas minúsculas e com um traçado quase sem vida. Demoramos anos até poder ver, verdadeiramente, o que a imaginação do criador queria nos transmitir.
A diferença já era notável. |
De volta para minha terra
Foi em 2004 que Kanto ganhou uma nova vida com o lançamento de Pokémon FireRed e LeafGreen (GBA), esse foi o momento que a Pokémon Company se aproveitou do salto entre a segunda e terceira geração para repaginar os campos da primeira era de Pokémon com um visual completamente novo. Todos os cenários permaneciam como os originais em questão de design, mas a aparência renovada deu uma nova impressão para aqueles que já tinham visto aquelas terras na telinha do Game Boy.O sucesso foi tremendo, atingindo nostálgicos e novatos, e é claro que a Pokémon Company notou isso. Era uma chance perfeita de dar mais vida a imaginação de Satoshi e faturar em cima de histórias já pré-moldadas! Não tinha falhas, era uma situação de ganho para ambos os lados. Neste pretexto, nasceu Pokémon HeartGold e SoulSilver (DS), versões refeitas dos clássicos de Game Boy Color.
Dessa vez o negócio foi além do esperado: não somente tínhamos as terras de Johto com um visual totalmente novo como também vimos Kanto ganhar mais uma interpretação, agora com o potencial do Nintendo DS. Ainda assim, embora a beleza fosse incomparável com a dos jogos originais, ainda estava longe de atingir o ápice, chegar no nível das ilustrações de Sugimori e igualar a mente e a arte.
Sabe, existe uma dificuldade para alcançar esse grau de realismo. |
Moro num país tropical...
Cidades nos arredores de vulcões, algo comum em Hoenn. |
Com isso, Hoenn novamente mostra o potencial de um novo console ao dar vida nova para suas terras. O interessante é que a região da terceira era é uma das heterodoxas da franquia, deixando de lado essa questão de colocar uma rota cheia de neve no meio do nada e logo em seguida uma floresta comum. Não, Hoenn possui uma identidade: é uma região tropical.
Ou que tal uma viagem submersa? |
Agora imaginem isso com o poder do 3DS.
Uma nova era
A wild nostalgia appeared! |
As rotas, mais amplas, podem ser vistas de um ângulo jamais imaginado. Existem cantos entre essas árvores e moitas que jamais foram vislumbrados por olhos humanos, bem como correntes marítimas que jamais tiveram um humano nadando nos primeiros jogos. A renovada perspectiva dá uma nova visão de dentro das cavernas, mostrando que certos muros são bem maiores do que imaginávamos, e certos desafios são muito mais assustadores do que nossas memórias permitiam lembrar.
Um novo ponto de vista para detalhes tão belos. |
Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire prometem dar uma visão de Hoenn que nunca tivemos antes, assim como os remakes anteriores mostraram mais e mais de suas respectivas regiões. Que traços da imaginação de Satoshi nós teremos por aí? Que segredos guardam esse território familiar, mas totalmente novo? Em quatro semanas nós saberemos as respostas.
Isso conclui a primeira etapa da nossa contagem regressiva. Estão ansiosos pelas novidades que prometem os novos remakes? Qual sua parte favorita de Hoenn que gostaria de ver renovada? Por quê? O que mais esperam que essa nova geração traga para nós? Os melhores comentários irão para o nosso próximo artigo na semana que vem! Nos vemos lá!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Hugo H. Pereira