O criador da série Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, comentou em sua coluna quinzenal da Famitsu sobre a demora do lançamento da versão de Wii U do próximo jogo da série em relação à versão de 3DS.
Segundo ele, um dos maiores culpados por essa demora é o processo de debugging, particularmente demorado para um jogo que tem um número quase infinito de possíveis combinações de personagens, itens, fases e modos de jogo.
"A checagem é feita tanto por uma equipe japonesa quanto por pessoas em outros países, então, para um jogo como Smash Bros., algumas centenas de pessoas são empregadas e o processo de debugging por si só já é um grande projeto. Tanto que uma das maiores razões para haver uma data de lançamento diferente para a versão de 3DS e de Wii U é que isso serve para que nós possamos alternar os períodos de debugging de cada jogo.Super Smash Bros. for 3DS será lançado nas Américas no dia 3 de outubro deste ano e Super Smash Bros. for Wii U será lançado em algum momento do quarto trimestre.
Em um jogo anterior da série, nós encontramos um bug que se um lutador usasse um certo item e este acertasse outros 2 lutadores ao mesmo tempo o jogo travava. Considerando não apenas os diferentes lutadores, mas também itens, fases, configurações de cores, regras e modos de jogo, o número de combinações é astronômico. Para realmente encontrar todos os bugs, todas as combinações deveriam ser testadas, mas essa tarefa seria impossível não importa quantas décadas ou séculos levasse."
Fonte: Kotaku