Sem o Exp. Share, um treinador vai ter trabalho para se tornar um mestre Pokémon

Um item muito importante que facilita a vida do jogador desde os primeiros games da franquia.

em 05/07/2014

Todos que já jogaram algum game da franquia dos monstrinhos de bolso sabe que a tarefa mais difícil de se alcançar é manter sua equipe de Pokémon equilibrada em nível de experiência. Vencer os líderes de ginásio? Enfrentar o vilão ou capturar o lendário? Que nada! Saber como organizar as batalhas de forma que o Pokémon certo receba a quantidade necessária de experiência é o verdadeiro desafio. Felizmente, desde os primeiros games, um item garantiu que a vida de um treinador Pokémon fosse bem menos complicada.

Todos os Pokémon merecem uma chance


O item milagroso do qual estamos falando é o famoso Experience Share (mais conhecido como Exp. Share, pelos íntimos). Essa maravilha tecnológica foi introduzida já na primeira geração de games e, apesar de todos conhecerem muito bem a sua funcionalidade, pouco se sabe sobre sua origem e história. A aparência do Exp. Share lembra muito uma “coroa” eletrônica o que, possivelmente, pode indicar que o item seria utilizado como um capacete no Pokémon escolhido pelo o treinador, de forma que ele recebesse a experiência em batalha dos outros combatentes.

E falando sobre o funcionalidade, é bom relembrarmos para que extamente servia o Exp. Share, pois seu uso se modificou muito desde a primeira vez que ele foi introduzido na franquia de games. Como o próprio nome já diz, o item dividia a experiência obtida em batalha por um Pokémon da equipe para outro integrante que segurava o item. Apesar de atualmente se encontrar na categoria de held itens, ou seja, de itens que são dados a Pokémon específicos, na primeira geração ele era um item que, quando ativado, dividia a experiência ganha por um Pokémon em combate para todos os outros membros a equipe.
Manter os níveis de experiência de sua equipe de Pokémon sempre foi um desafio desde os primeiros games.
Caramba, isso parecia muito bom! E era. Utilizar o Exp. Share nos primeiros games (que naquela época se chamava Exp. All) significava poupar muito tempo para o treinador treinar sua equipe. Ele dispensava ter de ser obrigado a trocar de Pokémon a todo momento para equilibrar os pontos de experiência de cada monstrinho. O item era realmente o melhor companheiro que um treinador podia ter a seu lado! E talvez fosse por causa de pensar que estava facilitando muito a vida do jogador que a Game Freak decidiu modificar um pouco a funcionalidade do item nos games posteriores.
Com Exp. All (antigo nome do Exp. Share) o treinador podia economizar tempo no treinamento de outros Pokémon de sua equipe!

Da segunda geração para frente, o item continuou na categoria dos held itens, mas passou a compartilhar a experiência em batalha apenas com o Pokémon que o segurava. Caso esse monstrinho participasse na batalha também, ele ganhava um bônus de 150% de experiência, enquanto outros que fizessem o mesmo apenas ganhavam 50%. Essa característica tornou o Exp. Share um item mais importante ainda, pois era por causa dele que o treinador levava um grande tempo para decidir com qual Pokémon ele o deixaria.
Criar um time tão balanceado assim fica fácil com o Exp. Share, apesar do item só compartilhar experiência com um monstrinho.

Voltando às origens

Mesmo com uma leve mudança durante a quinta geração, o Exp. Share se tornou um nível estratégico para o treinamento dos Pokémon. A pequena alteração foi que o item levava em conta a diferença de níveis entre os monstrinhos, assim calculando qual porcentagem de experiência seria distribuída para cada um dos envolvidos no uso do item. Por um lado, isso era vantajoso, mas por outro, podia mais prejudicar do que ajudar, já que era normal a equipe acabar mais desbalanceada em níveis de experiência com o uso do item do que sem ele.

Felizmente, para a alegria de muitos treinadores, os games mais recentes retomaram a funcionalidade original do Exp. Share. O item voltou para a categoria dos key itens e agora bastava ativá-lo para que toda a experiência em combate fosse dividida igualmente entre os membros da equipe. Mais uma vez, voltou a ser extremamente fácil manter o time de monstrinhos equilibrados e todo mundo feliz. Alguns podem até criticar dizendo que a jornada Pokémon tenha se tornado ridiculamente fácil por causa do retorno do uso original do item, mas, ao usá-lo, pode-se perceber sua utilidade para garantir que o treinador possa alcançar todo o potencial de sua equipe, sem se preocupar em algum dos seus monstrinhos desmaiar em combate por causa do baixo nível de desenvolvimento.
Em Pokémon X & Y, o tão amado item retornou a sua funcionalidade original.
Além do mais, desde que o item foi introduzido no primeiro game, seu uso nunca foi obrigatório, portanto, jogadores que buscam um desafio mais estimulante podem escolher por não utilizá-lo e tentar balancear sua equipe da maneira antiga. Pode ser um processo demorado, mas não é impossível.
Você pode manter o Exp. Share desativado se prefere uma experiência mais longa e desafiadora no game.
Uma curiosidade sobre o item é que, em todos os games da franquia, ele sempre é obtido pelo jogador de uma forma diferente. Seja pela mão de um professor Pokémon ou por algum personagem secundário, o treinador costuma conseguir o item por volta do início do game, para que assim possa aproveitá-lo durante toda a sua jornada. Em cada game, só existe um Exp. Share, mas é possível obter um extra através de cheats (claro), por trocas de outros monstrinhos que estejam segurando o item ou ganhando um no Pokémon Fan Club em Black & White.
O item sempre foi fornecido por algum personagem secundário em cada título.

Bem, agora que você sabe que o Exp. Share já passou por tantas modificações ao longo de sua vida pelos games da franquia, você sempre utilizou o item com sabedoria ou foi daqueles que prefiram uma experiência mais hardcore e o deixou guardadinho dentro de sua mochila?
Exp. Share: fazendo os treinadores e seus Pokémon fortes e felizes desde 1996!


Revisão: Catarine Aurora
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.