Entre um gorro esperto e um feiticeiro malvado
The Minish Cap foi lançado em 2004 para o Game Boy Advance e é o primeiro título da franquia Zelda para o portátil. O game faz parte da série Four Swords em que também estão Four Swords, um pequeno jogo que acompanhava a versão de A Link to the Past para o GBA, e Four Swords Adventures, o primeiro multiplayer de Zelda para o GameCube. Com um belo visual colorido e rico em detalhes, o jogo utiliza o estilo cartunizado introduzido por Wind Waker, mas, apesar disso, ele possui algumas características que o tornam mais atraente do que os games posteriores lançados para o Nintendo DS e também lembra um pouco o visual de Oracle of Ages e Oracle of Seasons para o Game Boy Color.Os belos vitrais contam um pouco da lenda do herói de Hyrule. |
Cronologicamente, séculos se passam após os acontecimentos de Skyward Sword (Wii), Hyrule é um reino próspero em que Zelda cumpre seu papel de princesa junto a seu pai e Link é um aprendiz de ferreiro (como em A Link to the Past). Os problemas da dupla começam durante o festival Picori, em que os hylianos homenageam o lendário povo Picori, que lhes entregou uma espada sagrada capaz de banir qualquer mal muitos anos atrás. A espada estava cravada em um baú com o propósito de selar terríveis monstros e o maligno feiticeiro Vaati aproveita a oportunidade dada ao campeão do festival de poder tocar a espada para quebrar o artefato e romper o selo. O cruel vilão nocauteia Link quando o jovem tentava proteger Zelda e transforma a princesa em uma estátua de pedra. Deixando horrores escaparem do baú, Vaati acaba quebrando a espada e parte em busca do poder que o faria dominar o mundo.
Vaati chega para estragar a festa. |
É a partir desse ponto que a épica jornada de Link começa. O jovem guerreiro precisa encontrar uma forma de restaurar a espada e derrotar Vaati para salvar Hyrule e Zelda. Uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Primeiramente, Link precisa encontrar o pequeno povo Picori e lhe pedir auxílio para consertar a espada. Para ajudá-lo nessa missão, eis que o jovem conhece um dos companheiros mais divertidos que já apareceram em toda a franquia. Link salva o engraçado e inustitado Ezlo de inimigos da floresta e ele decide se unir ao herói em busca dos Picori. Qual o diferecial dele? Ezlo foi enfeitiçado por Vaati e se tornou um gorro verde com cabeça de pato. Os momentos em que ele aconselha Link gritando diretamente em sua cabeça rendem cenas hilárias no game.
Os poderes de Ezlo podem encolher Link ao tamanho de uma formiga! |
Mas Ezlo não apenas aconselha Link. Com seus poderes, ele é capaz de reduzir Link ao tamanho de um pequeno inseto através de locais específicos como pedras ou pedaços de troncos. Essa capacidade cria uma das mecânicas mais criativas da franquia, em que Link precisa alterar seu tamanho várias vezes para resolver puzzles ou atravessar caminhos cheios de obstáculos. Graças a esse novo poder, Link encontra os Picori (que na verdade se chamam Minish) e descobre um povo simples e simpático que vive em harmonia com a natureza. Seguindo os conselhos dos sábios pequeninos, o jovem aprende que somente obtendo quatro elementos especiais espalhados por Hyrule eles poderão consertar a espada sagrada.
Somente os simpáticos Picori (Minish) são capazes de consertar a espada sagrada. |
Tamanho não é documento
Talvez a única falha do game fique por conta do mal aproveitamento dos controles do Game Boy Advance (algo que não foi corrigido no lançamento para o Virtual Console do Wii U). A disposição dos botões é perfeita para progredir no game e vencer os desafios, porém a seleção dos itens fica complicada uma vez que somente é possível alocá-los para os botões A e B. A dificuldade fica ainda mais clara quando se é necessário reservar pelo menos um desses para o uso da espada ou do escudo, que são itens essenciais de primeiro uso. O jogador acaba perdendo um bom tempo na seleção dos itens que deseja utilizar para os botões corretos.
Quem disse que Ezlo só sabe falar? Também é possível usar o gorro mágico como planador. |
Ainda bem que essa relativa demora na mecânica do game é compensada na gameplay. The Minish Cap é um jogo de curta duração, em termos da franquia Zelda. Apesar de possuir algumas side-quests, é possível finalizar o game em poucas horas. A fluidez do título e os diálogos interessantes com Ezlo, além dos momentos em que você pode explorar o mundo em uma visão menor, conseguem afastar qualquer sensação de que o game está indo rápido demais. The Minish Cap é uma das melhores aventuras da franquia Zelda e uma jornada que mostra que mesmo do tamanho de uma folha, Link ainda pode combater os inimigos mais poderosos.
The Minish Cap é uma aventura clássica em mundo belo de duas perspectivas diferentes. |
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Diego Migueis