O posicionamento do personagem terá um papel fundamental em toda a ação de Final Fantasy Explorers. Embora possa parecer uma mecânica de jogo de Monster Hunter com os aspectos de Final Fantasy, o título ficará mais parecido com uma versão light de Final Fantasy XI e XIV.
Haverá um registro de danos, assim como um modo de trocar de armas, acessórios e armaduras. As habilidades poderão ser trocadas entre os personagens e assim que você aprender uma habilidade, ela poderá ser usada, até mesmo, por outras classes.
Cada habilidade terá seus próprios custos e jogar com um personagem que originalmente aprende aquela habilidade fará com que o custo de se aprendê-la seja reduzido pela metade. Uma habilidade que é normalmente aprendida por um Black Mage, custará a metade se você for da classe Black Mage, mas custará o dobro se você for de qualquer outra classe, por exemplo.
Outros detalhes legais são:
- O título se passará em uma ilha com inúmeras áreas diferentes que podem ser exploradas e você poderá circular livremente entre elas.
- Existe uma característica que permite que você faça amizade com os monstros derrotados ao longo do jogo e que possibilita, também, que eles façam parte da sua equipe.
- Após terminar o modo história, o jogo ainda irá fornecer de 100 a 200 horas de gameplay.