Nas últimas semanas, vimos que Pikachu estará presente na camisa oficial da seleção japonesa na Copa do Mundo. O roedor amarelo mais famoso do globo competirá lado a lado com as estrelas do futebol nipônico, talvez dando aquela luz de inspiração que o time tanto precisará.
Mas nós do Nintendo Blast achamos injusto que apenas uma seleção tenha a ajuda dos monstrinhos de bolso, e resolvemos, juntamente com a comunidade Pokémon Blast no Facebook, sugerir quais pokémon algumas seleções poderiam usar como mascote. Foi uma escolha difícil, já que mais de um poké poderia representar a mesma equipe. Por isso, algumas seleções terão menções honrosas.
A escolha da maioria dos pokémon foi baseada em diversos aspectos de cada nação (como cultura, geografia da região e como suas seleções são conhecidas mundialmente), além das sugestões da comunidade. A única exceção foi o Brasil, como você verá logo abaixo:
Brasil: Sandshrew
Basta uma rápida olhada no Fuleco, e você notará as semelhanças. Um treinador experiente diria que foi uma péssima escolha, já que a toupeira tipo terra nem sequer evoluiu e não aguentaria muito num duelo contra os monstrinhos das outras seleções. Por outro lado, o Pikachu do Japão tomaria a surra da sua vida.
México: Hawlucha
Se o perfil de luchador e seu nome não bastarem como motivo, saibam que o pokémon lutador/voador também é uma homenagem a um dos eventos mais adorados pela sociedade mexicana. A luta livre por lá é tão idolatrada quanto o futebol no Brasil. Imaginem esse ágil centroavante dividindo com o Neymar?
Menção honrosa: Ludicolo (sombreros!)
Coréia do Sul: Minun
A escolha do pequeno roedor elétrico para a península asiática tem dois bons motivos: sua proximidade com o Japão e as diversas semelhanças entre as duas nações. Além disso, Minun possui um "irmão" vermelho, que não conseguiu chegar à competição. Saudações aos camaradas do norte!
Estados Unidos: Braviary
Um dos animais símbolos do país é a águia careca americana. A ave de rapina aparece em dólares, camisetas e inúmeras customizações de armas e uniformes militares dos estadunidenses. Por que não então estampar a camisa da seleção do Tio Sam com seu sósia vindo de Unova?
França: Empoleon
A escolha do mascote da seleção que detonou o Brasil em 98 não foi fácil. A França é um dos países que mais inspiram artistas, músicos e Ken Sugimori. Entre os três mais cogitados, Empoleon é o que mais lembra a terra do croissant. Não apenas pela semelhança do pinguim água/metal com Napoleão Bonaparte, mas ele também daria um ótimo zagueiro!
Menções honrosas: Mr. Mime (imagina como seria difícil fazer gol com um desses no caminho?!) e Blaziken (em referência ao galo símbolo da seleção francesa).
Inglaterra: Herdier
A lista dos monstrinhos que poderiam representar a seleção de sua majestade já estava bem grandinha quando Herdier veio à mente. O pokémon canino é nada mais nada menos que uma referência ao Yorkshire, raça originária da cidade inglesa de mesmo nome.
Menções honrosas: Fennekin, Pidove e Vulpix.
Camarões: Pyroar
Os leões indomáveis, como é conhecida a seleção camaronesa, terão muito trabalho no grupo A: Fuleco, Hawlucha e o monstrinho da Croácia (que ainda estamos decidindo qual será). Por isso, nada mais justo que escolher um dos animais símbolos da África para representar o combinado de Camarões.
Argentina: Solrock
Nossos hermanos e grandes rivais sul-americanos não terão muitas dificuldades no grupo F, pelo menos nos gramados. Seu Solrock, que de tão importante ilustra a bandeira gaúcha, passaria fácil pelo Persian iraniano, mas depois teria duas pedreiras pela frente: a águia nigeriana e o dragão bósnio.
E aí, o que acharam das escolhas? Alguma sugestão de monstrinho que poderia se dar melhor neste ou naquele time? E quais times gostaria de ver numa provável segunda matéria? Não deixem de dar suas opiniões!
Revisão: Bruna LimaCapa e Ilustrações: Paula Beltrão