Competitivo 101: Por fim os tipos lutador e normal

Uma rápida análise sobre os tipos normal e lutador (fighting). Suas vantagens naturais, desvantagens, e como tirar melhor proveito de seu potencial.

em 04/06/2014
Para todo treinador dos monstrinhos de bolso é bem comum encontrar aquela ave no começo de sua jornada. Dependendo da região pela qual se aventura, pode ser um Pidgey, um Hoothoot, um Taillow ou até mesmo um Pidove. Esses Pokémon tão comuns nas rotas iniciais de cada região, estão sempre acompanhados de algum fofo monstrinho do tipo normal. Apesar de conhecermos esses dois tipos de Pokémon logo no começo de nossas jornadas, parece que esquecemos deles conforme enfrentamos desafios mais difíceis, optando por tipos elementais como fogo e água. E esses, por não serem baseados em nenhum elemento, são frequentemente confundidos com Pokémon do tipo lutador. Hoje, em nossa última análise sobre tipos, voltaremos para origens estudando esses dois tipos, normal e lutador, e entenderemos como eles não ficam para trás dos outros tipos.

Não temos medo de fantasmas

Imunidades sempre devem ser consideradas ao elaborar uma equipe. Seu Ninetales e Rampardos têm fraqueza para ground-type? Que tal um Pokémon voador para sanar essa deficiência? Ou melhor, um Gyarados, pois ele ainda é resistente contra water-type, outra fraqueza de Rampardos e Ninetales. Levitate e sua imunidade contra ground-type deve ser considerado também! O ideal, é claro, é quando aquele Pokémon que tem Levitate ainda tem resistência contra outras fraquezas de seu time.

Entre gerações é bem comum que algumas resistências e fraquezas mudem. Na primeira geração (Red, Blue e Yellow), os ataques dos Pokémon fantasma (naquela época existia apenas Lick e Night Shade) não causavam dano aos Pokémon do tipo psíquico ou normal. Com a chegada da segunda geração de jogos — Gold, Silver e Crystal — isso foi atualizado e agora os Pokémon psíquicos recebem dano dobrado (It's Super Effective!) dos ataques fantasma. Na atualização mais recente, a sexta geração (X/Y), os ataques fantasma causavam dano reduzido ao tipo metálico (steel, adicionado na segunda geração), mas agora causam dano neutro. O que faz sentido, pois, por qual razão um mineral seria resistente ao sobrenatural?

Eu considero ghost-type um dos melhores tipos, junto de electric-type, pois ele é o único tipo que tem duas imunidades, normal e fighting, os tipos que estudaremos hoje. Então, lembrem de considerar imunidade na hora de montar sua equipe. Não preciso explicar que não receber dano é melhor do que receber dano reduzido.

Normal não é sinônimo de fraqueza

Na segunda geração (GSC), o tipo normal era como um imperador. Seus representantes eram realmente significativos em combates. Saindo de um cenário no qual psychic-type era tão valorizado devido às suas diversas vantagens, ghost-type recebeu certa atenção - não por suas duas imunidades, mas por agora causar dano com apoio de Shadow Ball naquele tipo que anteriormente era "o rei do jogo". Foi uma surpresa que normal-type conseguisse se destacar mais que ghost-type nessa situação. Talvez o motivo seja que os fantasmas tinham apenas dois representantes em estágio final: Misdreavus e Gengar.

Ursaring, Miltank, Snorlax, Porygon 2, Blissey e Smeargle são apenas alguns dos incríveis representantes que chamavam mais atenção que os dois fantasmas naquela época. Assim como electric-type, os Pokémon deste tipo têm apenas uma fraqueza, fighting-type. Eles não têm resistências naturais, mas têm uma imunidade. Seus golpes não causam dano efetivo em outros tipos (muito pelo contrário, causam dano reduzido em steel e rock), mas eles têm uma vasta quantidade de golpes disponíveis para aprender, dentre elementais ou não. Com a mudança na quarta geração (Diamond & Pearl) sobre a nova divisão dos golpes entre special e physical (tratando agora os golpes individualmente, não por tipo), isso elevou o potencial já conhecido dos normal-type. Ainda tivemos a chegada de Porygon-Z, e, oh céus, Arceus!

Pokémon que devem conhecer: Raticate, Linoone, Exploud, Purugly, Braviary

Final Round

Apesar de serem tão confundidos com normal-type (não apenas por não causarem dano em ghost-type), os golpes desse tipo, junto de ground-type, são um dos melhores tipos "ofensivamente falando". Eles causam dano dobrado em Pokémon ice, steel, rock, normal e dark. Mesmo que seu Pokémon não seja desse tipo, ter um ataque desse tipo ou ground-type (um earthquake?) dificilmente será uma escolha ruim. Além disso, eles são bem equilibrados: assim como causam dano dobrado em cinco tipos, causam dano reduzido em cinco tipos: fairy, bug, flying, poison e psychic. Sobre os Pokémon, eles tem três resistências e três fraquezas (que equilíbrio excelente!) sendo as fraquezas psychic, flying e fairy, e as resistências bug, dark e rock. E percebam que situação interessante temos em relação ao bug-type: esses Pokémon causam dano reduzido neles, mas recebem dano reduzido também. É bem comum Pokémon desse tipo terem golpes rock-type para sanar a deficiência contra bug e flying.

Falando por elementos, é realmente estranho que em Pokémon existam tantas diferença entre normal e fighting, mas o mais estranho é que o normal-type exista. Assim como normal-type, usar bem os fighting-type pode trazer excelentes vantagens em combates. Levando pelo ponto de que seus golpes causam dano dobrado em tantos tipos, isso pode ser potencializado pelo STAB (bônus que o dano do golpe recebe por ser do mesmo tipo que o Pokémon). Quando eles trabalham com outros tipos como Lucario ou Gallade, eles alcançam resultados inesperados. Não deixem de usar um desses em seu time!

Pokémon que devem conhecer: Primeape, Hitmonchan, Hariyama, Mienshao, Heracross.
Acabou! Chegamos ao fim de nosso estudo sobre os tipos de Pokémon. Lembrem, esse é apenas um resumo, um conteúdo bem simples, mas caso tenham alguma dúvida, não hesitem em nos procurar (eu, Camarossi, ou a portadora de toda sabedoria, a Pedra). 
Revisão: Luigi Santana
Capa: Rafael Lam
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).