Ace Attorney: Official Nintendo Magazine entrevista o criador da série

Em um dos pontos altos da entrevista, o criador Shu Takumi fala sobre como a popularidade de Miles Edgeworth influenciou os jogos da série.


Em entrevista à Official Nintendo Magazine, Shu Takumi, o criador da série Ace Attorney, falou sobre a trilogia original de Phoenix Wright, sobre a criação de alguns personagens e como surgiram as ideias sobre alguns momentos da história.


Sobre a criação de Phoenix Wright, o carismático advogado, Shu Takumi diz ter tido muito pouco tempo elaborando o personagem antes de escrever a história do primeiro jogo da série, e que ia pensando nos diálogos conforme ia progredindo no enredo, já que era a primeira vez que escrevia uma história. Segundo Takumi, quanto mais escrevia, mais a personalidade de Phoenix se desenvolvia, pois nunca pensou em desenvolver e caracterizar os personagens antes de escrever o texto propriamente dito.

Ainda, segundo Takumi, as coisas que Phoenix diz nos jogos são mais ou menos as coisas que ele mesmo diria em tais situações, e que a forma de pensar de Phoenix é muito próxima à sua, exceto pelo fato de que Takumi não tem o hábito de sair por aí gritando "Objection!". Quanto à parceira de Phoenix, Maya, diz ter tido a ideia de criar uma parceira para Phoenix porque achou que seria mais divertido que os jogadores tivessem alguém que pudesse lhes dar conselhos ao longo do jogo, e que o Detetive Gumshoe, por sua vez, seria também um parceiro para Miles Edgeworth.


No tema Miles Edgeworth, Takumi disse que escreveu, originalmente, a história de Ace Attorney: Justice For All, segundo jogo da série, para ter Edgeworth como o único promotor de justiça, porém, após o lançamento do primeiro jogo da série Ace Attorney, com a popularidade extrema de Miles Edgeworth entre os fãs do jogo, decidiu rever algumas coisas.

Considerando que Edgeworth era um promotor brilhante, achou que seria triste vê-lo perder caso atrás de caso para Phoenix. Assim, decidiu criar a promotora Franziska Von Karma, o que fez com que tivesse que reescrever a maioria dos diálogos do segundo jogo da série. Na entrevista, Takumi refere, também, que desde o primeiro jogo a popularidade de Edgeworth pode ser ainda maior do que a de Phoenix, razão pela qual decidiu continuar usando-o nas histórias seguintes, embora tal inclusão fosse se tornando cada vez mais difícil.


E foi assim que no terceiro jogo da trilogia original Miles se tornou o personagem jogável. Embora já estivesse terminando de escrever o caso final do terceiro jogo, ao ter a ideia de colocar Miles como jogável, gostou tanto da ideia que imediatamente começou a reescrever a história.

Quando indagado sobre os desafios encontrados na criação do jogo, já que a história de cada um tende a ser linear, respondeu que não gosta de comentar sobre o quão difícil é seu trabalho, mas que a série utiliza mistérios em estilo clássico, onde pistas e dicas vão sendo reveladas e as pontas vão se unindo para revelar a história, em uma conclusão que surpreenda.
"O maior desafio disso é fazer com que o gameplay funcione com o desenvolvimento da história: você sabe que foi bem sucedido quando consegue fazer o jogador sentir que fez suas próprias escolhas, levando, desta forma, a história adiante por conta própria, embora a história seja essencialmente linear." - Shu Takumi
Na longa entrevista, Takumi fala, ainda, sobre algumas mudanças que precisou fazer ao longo do desenvolvimento da trilogia original, sobre a dublagem original no Japão ter sido feita por funcionários da Capcom e como escolheu cada um deles, entre mais algumas curiosidades sobre a repetição de piadas dentro do universo criado por ele, sobre a introdução de Apollo Justice como protagonista do quarto jogo da série, e se pretende criar mais jogos da série tendo Phoenix Wright como protagonista no futuro.

Atualmente Shu Takumi está trabalhando no próximo jogo da série, The Great Ace Attorney, que se passará no Japão do século 19, com novos personagens, e que será o início de uma nova série Ace Attorney, após o trabalho em Professor Layton vs Phoenix Wright.

Lembrando que Professor Layton vs Phoenix Wright será lançado nas Américas em 29 de agosto, e que a trilogia original de Ace Attorney chegará remasterizada na eShop do 3DS durante o inverno americano, ou seja, entre dezembro de 2014 e março de 2015.
Fonte: Siliconera



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google