Prévia: Mario Kart 8 (Wii U) traz a versão definitiva da franquia

Contando com o maior elenco de corredores, visuais magníficos, pistas antigravitacionais e mecânicas já conhecidas como karts customizáveis, seções aéreas e subaquáticas, a oitava iteração da franquia é o ápice da série.

em 12/05/2014

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz". Não sei se a Nintendo leva em consideração alguma coisa das corridas de verdade, mas se eu fosse apostar, diria que ela tem usado essa frase proferida por Ayrton Senna como um poster motivacional por todo o prédio da equipe de desenvolvimento de Mario Kart 8. E pode ter certeza que o que ela está fazendo está muito bem feito.


A oitava iteração da série Mario Kart tem de tudo para se consagrar como a versão definitiva: A volta do multiplayer de 12 pessoas, excelentes recursos online, uma das melhores seleções de pistas retrô, exuberantes visuais, mais personagens selecionáveis e com muito mais a oferecer, a Big N está mais que certa de estar colocando toda as suas esperanças nessa galinha de ouro.

“Você é lindo, mais que demais… você é lindo sim!”

Mas quando vamos falar de Mario Kart, não há outro assunto pelo qual começar senão os seus lindíssimos visuais. Desde que fora revelado na E3 2013 o jogo já parecia ter gráficos lindos mas, de lá pra cá, dezenas de pistas novas foram reveladas e, com isso, nós fomos capazes de ver tudo o que o jogo realmente tem a oferecer. Do passeio aquático em Dolphin Shoals, com praticamente todas as criaturas submarinas que já deram as caras no universo Mario, até os áridos e cavernosos percursos de Bone Dry Dunes, os novos cenários exploram as mais diversas iluminações e ambientações possíveis enquanto aproveitam para lançar referências e incorporar personagens e criaturas da série ao máximo.
Roy, com seus óculos e carro rosa-choque, se encaixa perfeitamente no Eletrodome
O remake de Tick Tock Clock
é puro amor!
Mas não pense que foram só as pistas novatas que tiveram esse tratamento especial, vide algumas das pistas mais belas do jogo encontrarem-se entre as das copas retrô. Moo Moo Meadows, da versão de Wii do jogo de corrida, ficou exuberante com a iluminação de pôr do sol e evidencia o imenso salto gráfico entre as duas mais recentes gerações de consoles da Nintendo. Tick Tock Clock, do DS, foi revisitado e agora sim presta uma homenagem à altura da fase homônima de Super Mario 64. E não tem como não comentar a Rainbow Road, de Mario Kart 64, que se tornou uma pista de volta única dividida em três partes. Uma das rainbow roads mais simplórias da história do jogo, seu remake é de deixar qualquer um babando e de silenciar todos que duvidavam do poderio gráfico do console. Das cores da pista refletida nos Chain Chomps que ficam rolando e pulando pelo seu percurso à vívida cidade no pano de fundo, com carros andando para todos os lados, a pista trata-se não apenas de uma das mais bonitas do jogo mas sim de uma das mais belas coisas que já vi em qualquer jogo — tudo isso em HD a 60 fps e sem queda na taxa de quadros!

E o cuidado visual vai muito além das pistas: é impossível não rir ao ver o bigode de Mario e Wario balançando contra o vento conforme você acelera, ou então não se divertir com as diversas animações que os personagens realizam ao fazer uma manobra após um salto. Os karts, motos e os ATVs (All-Terrain Vehichles - Veículos para todo terreno) — que, embora sempre existissem, finalmente ganharam a própria categoria — são dos mais diversos e, como não poderia ser diferente, fazem referência a diversas outras criaturas e power-ups da série bem como outras franquias da Nintendo (como é o caso do kart nomeado “Steeldriver”). A quantidade de corpos (a estrutura principal do Kart), rodas e planadores é imensa, aparentemente bem maior que a de Mario Kart 7, o que irá gerar karts e motos realmente únicos dentre as competições online.
Não importa o jogo: DK sempre fará as melhores caretas
Que tal um casco azul de verdade?
É comum que um título de peso como Mario Kart 8 receba diversas versões especiais para promover as vendas, mas nesse caso a Nintendo investiu pesado. Além da já estilosa caixa vermelha na qual o jogo vem, ele ainda conta com uma edição especial na Europa e nos EUA (este através da Nintendo World Store, em NY) que vem com uma miniatura do infame Spiny Blue Shell. Recebeu um casco azul no jogo? Revide jogando no seu amigo um casco azul na vida real! 

Online para agradar a todos

Lakitu, que não segurava
uma câmera desde
Super Mario 64, é o
icone de MKTV
Aproveitando o gancho, os fãs pediram e a Big N o fez: Mario Kart 8 conta com o modo online mais completo o possível para um jogo da série. Além de manter uma interface para partidas online similar à do 3DS — sendo que a do Wii U agora conta com chat por voz no lobby de espera e até dois jogadores no mesmo console — o usuário ainda tem a oportunidade de criar torneios automáticos e ajustar diversos detalhes como a presença de CPU, número de pistas, itens disponíveis e até a periodicidade e horários em que os mesmos ocorrerão. O destaque, entretanto, fica não para o que já existia e foi aprimorado, mas para o novíssimo Mario Kart TV.

Sejamos sinceros: todos nós já passamos por aquele momento em que conseguimos acertar aquele casco verde no primeiro colocado na última curva da última pista da copa e vencemos por milissegundos, mas, por estarmos jogando no single player, não tínhamos com quem compartilhar o gosto da vitória. Ou o extremo oposto, enquanto em uma partida multiplayer um dos nossos amigos foi acertado na sequência por um Blue Shell, um Raio, três cascos e, por fim, um Bullet Bill. Aquela situação merecia ser vista pelo resto do mundo! E agora, com Mario Kart TV, você pode enviar um replay especial de sua partida para que todos conectados possam assistir, contando com ângulos dinâmicos, câmera lenta, velocidade acelerada e retrocessos.
Time Mario ou time Luigi?
Além da edição especial, temos também o bundle que combina Mario Kart 8 com um Wii U preto de 32GB e seu gamepad, um Wii Remote Plus e um Wii Wheel temáticos do Mario. A versão européia ainda vai além e adiciona uma capa de silicone do Mario para o GamePad e um boné do encador, além de uma versão alternativa do bundle trocando toda a temática Mario por uma mais verde. Quem disse que o ano do Luigi acabou?

Mecânicas de te deixar andando pelas paredes, literalmente

Se me dissessem que Mario andaria por tetos, paredes e seções que não se encaixam em nenhuma das duas definições, eu ficaria um tanto quanto cético. Afinal, corridas em alta velocidade e que desafiam a gravidade sempre foram algo mais para F-Zero do que para Mario Kart; ainda assim, a nova mecânica de seções da pista que se tornam antigravitacionais parece ter sido feita sob medida para unificar tudo o que a série veio construindo até sua oitava iteração.

O conceito é bem simples, mas a execução é brilhante: ao passar por uma faixa azul, as rodas dos karts ficam na horizontal e através de magnetismo (ou alguma magia de Kamek), eles seguem o traçado da pista, não importa para onde ela vira, torça-se ou se contorça. O resultado, entretanto, é muito mais genial que a mecânica faz parecer. Desde pistas duplas, uma em cima da outra, as seções em espiral ou que misturam-se com as mecânicas de voo e subaquáticas implementadas em Mario Kart 7 fizeram com que todas as pistas do jogo obtivessem um nível de fluidez — tanto em termos de corrida quanto de design — sem precedentes.
Ainda bem que Luigi não teve que lidar com mansões antigravitacionais em Luigi's Mansion Dark Moon
A mecânica, que muito deve às aventuras galácticas de Mario, ainda conta com outra característica que o bigodudo aprendeu nos cosmos: os spins! Esses giros especiais, ao invés de agirem como um ataque, como funcionaram até agora, servem para dar um boost ao kart. Para consegui-lo, basta fazer com que um corredor vá de encontro ao outro — como carrinhos de bate-bate —  ou então de encontro a objetos presentes nas seções antigravitacionais da pista. É uma nova mecânica interessante de se ver e que muda o comportamento dos jogadores conforme a pista faz a transição de percurso normal para sem gravidade; ao invés de manter distância, a partida torna-se um conjunto de empurrões desenfreados.
Melhor época para adquirir um Wii U
Uma das mais interessantes estratégias da Nintendo para promover as vendas de Mario Kart 8 é que, se você comprar e registrar a sua cópia do jogo no Club Nintendo até 30 de julho, você pode escolher um entre quatro jogos (The Legend of Zelda Wind Waker HD, Pikmin 3, New Super Mario Bros. U e Wii Party U) para baixar inteiramente grátis. Ou seja, caso você compre o bundle do Mario Kart e registre o jogo dentre os dois primeiros meses após o seu lançamento, você poderá aproveitar MK8 e mais um grande título do oitavo console da Big N! 
Mas o novo tipo de seção das pistas não foi a única novidade na jogabilidade de Mario Kart 8:
  • As motos voltaram, mas não podem mais realizar wheelies (empinadas) para ganhar velocidade nas retas (embora o façam esteticamente ao utilizar algum cogumelo ou turbo).
  • Os jogadores não podem possuir dois itens ao mesmo tempo (um sendo utilizado e outro guardado no item slot) e sim apenas um item por vez, visto que, depois que a roleta para e o item é escolhido, não importa se ele está na mão do personagem ou na traseira do carro, ele continuará ocupando o item slot até que seja consumido.
  • Cogumelos triplos agora ficam circundando o kart, tal qual os cascos de tartaruga, portanto é melhor consumi-los antes que algum espertinho tente esbarrar em você e tirar vantagem do seu item.
  • Lakitus estão mais gentis, e não esperam você afundar na lava ou se deseperar enquanto cai no abismo por alguns segundos antes de te resgatar. Agora, eles te pegam quase que instantaneamente após sair do percurso. Em compensação pelos segundos poupados, o boost de retorno à pista foi limado.
  • Baloon Battle retorna mais diferente do que nunca: oito pistas de corrida normal podem ser selecionadas para o modo (seis retrôs e duas novas), no qual cada jogador possui três balões e vence quem, ao final do tempo ou após só um restar, tiver estourado mais balões.
  • Novas peças para os carros agora são adquiridas após cinquenta moedas coletadas e continuam sendo desbloqueadas randomicamente.
  • Os Spiny Blue Shells não são mais tão temidos…
Seja nas pistas, nos campos de golfe ou nos castelos, a rivalidade entre os dois nunca acaba. Reparem na pista completamente vertical ao fundo.

A maior seleção de itens e pilotos da história dos Mario Karts

Com a Super Horn,
o índice de amizades
destruidas por um
casco azul em
Mario Kart deve cair
consideravelmente!
Como ocorre a cada Mario Kart, os itens obtidos através das item boxes presentes ao longo da pista sofreram perdas e novas adições. Dentre os que nos deixam, temos apenas a Super Leaf — um dos itens mais odiados da história dos Mario Karts — e o Lucky Seven. Este dá lugar ao Crazy Eight, que, além dos sete itens concedidos pelo Lucky Seven (Blooper, Bob-Omb, Banana Peel, Red Shell, Green Shell, Mushroom e Star), também concede ao jogador uma singela moeda. Dentre os estreantes, temos a recém-citada moeda, que também pode aparecer após passar por uma item box e não só através do Crazy Eight, e, diretamente de Super Mario 3D Land, a Boomerang Flower, que permite o jogador lançar um (advinhe?) bumerangue de duas a quatro vezes. Outro estreante de peso é a Piranha Plant em vaso, de Super Mario 3D World, que ataca quem quer esteja por perto e também engole qualquer item ou inimigo ao redor, transformando-os em pequenos boosts de velocidade para o kart. E por fim, o item que fez marmanjos transpirarem pelos olhos, a Super Horn, uma caixa-trompete que emite um som tão forte ao redor do corredor que afasta todos que estiverem ao redor e destrói qualquer item, incluindo o infame e quase inescapável casco azul. A melhor parte é que o primeiro colocado consegue esse item diretamente das item boxes, embora não tenha probabilidade tão alta.

Os novos itens são bem mais inspirados e criativos que os da versão anterior.
Curiosidade: sabia
que em Portugal,
Shy Guy é conhecido
como "Maskito"?
E, como não poderia deixar de ser, o roster (o elenco de personagens selecionáveis) do jogo também sofreu modificações. Depois da mancha negra na história da franquia que foi o limitadíssimo roster de MK7, com as dúbias decisões de excluir personagens como Waluigi em prol de outros menos relevantes como a Honey Queen, Mario Kart 8 faz o seu melhor para trazer um grupo diversificado e que atenda aos pedidos dos fãs. Pela primeira vez, os Koopalings, os capangas de Bowser, são controláveis e vários personagens ausentes de Mario Kart 7, como as versões bebês dos protagonistas e princesas, Waluigi e Toadette marcam seu retorno. Dentre os que estrearam na última versão, entretanto, apenas Honey Queen e Wiggler estão ausentes, enquanto Lakitu, Shy Guy e Metal Mario aparecem mais uma vez.

Os três últimos personagens que completam o elenco de trinta pilotos (o maior a datar na série) estavam envoltos em grandes doses de mistério e especulação, até que a Nintendo os revelou e, bem, digamos que não foi a altura da expectativa dos fãs. Um deles foi o quinto bebê e décimo terceiro peso leve a entrar para o grupo, a Baby Rosalina, preenchendo o roster com mais um bebê até então não existente. A outra revelação foi o segundo personagem metálico, a Pink Gold Peach, que não passa de uma skin nova de uma versão peso pesado da Peach. Tais revelações, ocupando lugares de favoritos como King Boo, Birdo, Dry Bones e Bowser Jr. ou a possíveis estreantes mais originais como E. Gadd ou Toadsworth, e o fato da grande semelhança entre os Koopalings, que ocupam sete lugares no roster, fizeram com que o mesmo não parecesse tão diverso, mesmo sendo o maior até então. Na pior das hipóteses, ainda podemos criar nossos personagens favoritos no Mii Maker e usar as suas versões Miis como pilotos.
Legal, mas e os DLCs?
A ausência de um Bowser Castle dentre as pistas retrôs, bem como a falta de vários rostos familiares entre os pilotos (substituídos por simples clones com texturas diferentes, como o Metal Mario) fizeram os fãs se perguntarem sobre a possibilidade de lançar DLCs para o jogo. Embora não haja nada dentre os menus que indique essa possibilidade, vale lembrar que em New Super Mario Bros. U também não havia algo do tipo e isso não impediu que o jogo ganhasse uma expansão que era quase que um jogo inteiramente novo. Isso, aliado ao comentário de Damon Baker que Mario Kart seria mostrado novamente na E3 (apesar de já ter sido lançado quando isso ocorrer), faz-nos apenas imaginar: que notícia relativa a Mario Kart 8 a Nintendo estaria guardando para revelar na maior feira de games do mundo?
Até perdoamos a Baby Rosalina por ela ser a mais diva dentre todos os bebês...
Levando Mario Kart 8 no seu bolso
Não, isso não se trata de uma versão para 3DS de Mario Kart 8, mas sim um aplicativo para smartphones que a Nintendo irá disponibilizar. Ainda sem muitas informações, sabe-se que o foco do app será a interação com a Mario Kart TV, podendo visualizar replays e conferir rankings. Embora a empresa tenha disponibilizado uma versão da Pokédex 3D para celulares, esse será o primeiro produto de Mario e cia. a se aventurar pelos aparelhos.

O resultado de 22 anos de evolução

Embora isso já seja quase um refrão para as séries de longa data da Nintendo, vendo o produto completo que Mario Kart 8 é, fica difícil imaginar como a empresa pode se superar na próxima iteração do jogo. As excelentes músicas orquestradas que embalam os mais belos visuais do Wii U e os diversos corredores que protagonizam dezenas de corridas — online ou não — e replays no Mario Kart TV competindo em uma das melhores seleções de pistas retrôs e designs de pistas novas da franquia tornam Mario Kart 8 a culminação de tudo o que a Big N veio construindo até aqui. Mecânicas antigas retornando reformuladas e integradas excelentemente através das novas seções antigravitacionais fazem as novas pistas hiperdinâmicas enquanto transformam tanto as antigas que até fazem parecer que o jogo conta com 32 pistas novas - mas o faz sem perder a sensação de nostalgia que as copas retrô tanto proporcionam.

Mario Kart é indubitavelmente o título da Nintendo com o maior potencial de agradar jogadores, sejam eles hardcores ou casuais, homens ou mulheres, novos ou antigos, e ela está mais do que certa em investir no título com diversas promoções e bundles especiais. Se o futuro do Wii U para alguns ainda era incerto, a partir de 30 de maio ele se torna um bom bocado mais concreto. Novamente, nas palavras de Ayrton Senna, “o segundo é apenas o primeiro dos perdedores”, e ao julgar pelo trabalho feito com Mario Kart 8, a Nintendo está em uma corrida na qual ela não irá aceitar nada menos que o primeiro lugar.
Com duas Rainbow Roads lindas e um Bowser Castle sensacional, esse Mario Kart será inesquecível!
Mario Kart 8 
Desenvolvimento: Nintendo
Gênero: Corrida
Lançamento: 30 de maio de 2014
Expectativa: 5/5

Revisão: Vitor Tibério
Capa e texto: Hugo H. Pereira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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