The Strongest Mega Evolution Act 1 pela visão de um jogador

Uma resenha do especial "Pokémon XY: The Strongest Mega Evolution Act 1" que foi ao ar no Japão dia 3 de abril, mas visto com base nas regras dos jogos de 3DS.

em 14/05/2014
Saudações treinadores! Há cerca de um mês o episódio especial "The Strongest Mega Evolution Act 1" foi lançado. Nele somos apresentados a Alan, um jovem treinador que busca enfrentar o Pokémon em sua forma mega evoluída mais poderoso. Até então sabemos que seu companheiro é um Charizard (Mega Charizard X) e nada muito além disso. Convido vocês para assistirem esse episódio e debatermos algumas contradições que podemos encontrar como jogadores da franquia no portátil.

Embarcando em uma nova aventura

Vamos começar por essa abertura. Quando vejo batalhas Pokémon no anime, eu sempre tento imaginar abilities e movesets que eles estão usando. Tudo bem o Mega Gyarados dar um Ice Beam no Mega Abomasnow (apesar de que, ele ser special já é meio estranho), mas aquele "Hyper Beam" (?) de ambos seria muito bizarro em uma batalha séria no 3DS. Em seguida, temos um paradoxo ao ver dois Mega Mewtwo: X e Y. Pela história do anime mesmo, existe apenas um Mewtwo, não? Ele foi criado artificialmente. Tá, tá, vamos relevar isso também. Vamos direto para a batalha.

Lass (?) perceber a Mega Stone no pescoço de Charizard é... muito supimpa. Eu queria, sinceramente, que equipamentos pudessem ser visíveis assim nos Pokémon. Air Baloon perderia a vantagem do oponente esquecer, mas os outros itens creio que não teriam problema algum. Quando itens ganharam uma identidade visual, os que mais me incomodaram foram os TMs (um disco?) e Leftovers (uma maçã?). Apesar do Leftovers fazer sentido, eu não conseguia imaginar como utilizar um disco em um Pokémon (e parem de pensar besteira) [nota do revisor: Sempre imaginei esse disco como um áudio para que o Pokémon possa escutar com fones de ouvido enquanto dorme, ou coisa parecida]. Voltando para a batalha, Ayaka envia sua Absol (também com item exposto) e Alan começa o combate com Flamethrower de seu Charizard. Psycho Cut de Absol é muito estranho nesse moveset, mas é plausível (avaliando a fraqueza contra fighting-type e o bom Attack de Absol). Nesse primeiro turno eu já fiquei feliz sobre como não era uma batalha amadora como Pikachu de Ash dando Thundershock na cabeça do Dragonite (?), até que nossa querida Ayaka ataca com... MegaHorn? Charizard tem resistência quadrupla, ele é Fire/Flying! Então eles decidem parar com a brincadeira e mega evoluir. Ayaka tem um brinco com uma Mega Stone, o que já é diferente do bracelete de Alan (e de nossos treinadores em X/Y) e do colar de Diantha (pensando nisso agora, onde fica o item de Lysandre? eu não lembro). Mega Charizard X começa com Iron Tail, que não recebe STAB e também não faz diferença alguma em efetividade. Não teria um Brick Break nesse moveset, Alan? Ou pelo menos algo com STAB (Dragon Claw, Flare Blitz). Por fim, a demente Ayaka insiste em atacar com MegaHorn: menina, não viu que não causou dano algum no turno anterior? Mesmo assim temos uma explosão para causar mais dramaticidade. Absol consegue sobreviver ao Steel Wing e Alan segue no combate com Dragon Claw (agora sim, rapaz!). O mais divertido dessa parte é que o Dragon Claw joga Absol alguns metros para trás (uns 20 metros?) com direito a explosão ao estilo Dragon Ball Z. O Flamethrower com chama azul é algo que eu gostaria que fosse adicionado no jogo também, apesar de ser apenas algo visual e bobo, é legal. Absol volta destruindo a floresta e lança um Dark Pulse, mas Charizard revida com Blast Burn (que brutalidade!) encerrando o combate.


Mega Garchomp, Mega Uber

Primeiro ponto é que eu não sei exatamente se Mannon (é esse o nome correto?) é um menino ou uma menina. Em todo caso, seria muito bacana se tivessem aquelas roupas no jogo, mesmo que por evento. Como temos personagens do anime para batalhar em Black2 & White2, creio que seja um desejo válido. Falar sobre Ash (Satoshi) nessa parte me faz acreditar que em algum momento da história Alan encontrará Ash (talvez Charizard X vs Charizard Y?). E onde é esse lugar? Ruinas com "pedras rosas" (que me lembra Diancie)? Eu vou deduzir que é a Reflection Cave, mas caso vocês tenham alguma suposição, enviem também.

Louis se diz um especialista em Pokémon do tipo dragão (talvez ele tenha apenas esse Garchomp), mas não conhece o Mega Charizard X. Apesar de tudo, essa surpresa de encontrar um Pokémon desconhecido eu acho muito legal. Não temos essa experiência nos jogos, já que temos uma lista deles antes do lançamento do jogo. Recordo-me quando eu era criança jogando Blue e Silver, onde muitas vezes fui surpreendido por um Pokémon que não conhecia ou meu Pokémon evoluir sem eu saber que aquele era o nível ou como era sua evolução. Pelo menos Louis começa com um ataque do tipo dragão, no qual Alan revida com o "super-cool" Flamethrower azul. Certo, não é tão efetivo por ser um ataque do tipo fogo, mas eu também distribuiria Flamethrowers por aí se a chama fosse azul. A parte da luta aérea vamos ignorar, já que isso não é possível no videogame (e não imagino como seria possível; talvez um jogo de luta como Marvel vs Capcom?). Temos então uma colisão de Dragon Claw por ambos Pokémon e uma explosão (oh, quanto drama!) que conclui a batalha dando a vitória ao Charizard de Alan.

Por fim, a Mega Stone dourada, eu imagino que possa ser algo como a "Pokébola GS" que teve todo um mistério no anime e nunca mostrou ser o local do Celebi. Possível que a tal Mega Stone seja de uma nova mega evolução que conheceremos apenas em Omega Ruby e Alpha Sapphire.

Batlha final: Vs. Blastoise

A introdução de "eu quero seu prato especial" e mostrar o bracelete me fez esboçar um riso. Pareceu cena de filmes de mafia ou algo similar. Blastoise tem um elmo (?) com a Mega Stone, o que aparece de estranho (pra mim), ao menos é menos brega que aquele colar do Garchomp. Ambos começaram bem com Dragon Claw e Hydro Pump, apesar de ambos errarem (Hydro Pump tudo bem, mas Dragon Claw não deveria errar). Até o momento que Siebold usou a mega evolução, eu não havia reparado que o acessório dele estava na roupa. E tudo estaria bem se Alan não usasse Steel Wing! It's not very effective, Alan, seu amador. Siebold, por sua vez, revida com um Dragon Pulse (que sabemos que recebe bônus pela Ability de Mega Blastoise) e finaliza a chance de Mega Charizard antes de acertar o Steel Wing. A explicação do Mega Launcher faz parecer que Hydro Pump também é afetado por essa ability (e talvez realmente seja no universo do anime). É engraçado como Alan escolhe o comando "esquive" e Charizard sai do Hydro Pump mesmo depois de ter sido acertado por ele. Fica meio confuso concluir se esse Hydro Pump acertou ou não. Mas como nem tudo é perfeito, nosso estimado Elite Four escolhe Fire Punch (Mega Charizard X tem resistência quadrupla!) e Alan lança o Flamethrower. Eu sei que eu disse que sairia usando Flamethrower azul por aí, mas não contra um Elite Four. Alan se empolga em um Dragon Claw (fechando a mão em forma de garra enquanto dá o comando) e Siebold encerra a batalha com o Dragon Pulse mais maneiro do que qualquer animação que poderia existir em um jogo do portátil.

Sabemos que esse episódio especial terá uma sequência, este foi apenas o primeiro. Há alguns personagens que já foram divulgados e não apareceram durante o primeiro episódio, então muita história acontecerá daqui pra frente. Creio que a segunda parte não focará tanto em batalhas (esse primeiro foi praticamente apenas de batalhas), mas caso seja interessante vermos da visão 3D de nosso portátil, assim faremos. E vocês, o que acharam do especial? Quais partes contradizem os jogos, quais partes ficam melhores que os jogos? Não hesitem em compartilhar suas opiniões como entusiastas dos monstrinhos de bolso!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.