Nintendo divulga os resultados financeiros do ano fiscal 2013-2014

O sucesso do 3DS não foi capaz de impedir o impacto negativo do Wii U sobre os lucros da Nintendo no último ano fiscal.

em 07/05/2014


A Nintendo divulgou os resultados financeiros referente ao último ano fiscal, período correspondente entre 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014. O relatório demonstra que o Wii U foi o principal responsável pelo resultado negativo dos lucros na empresa, mesmo com o 3DS se saindo bem. Além disso, a Nintendo também comentou suas estratégias a respeito da situação da Wii U.


As vendas líquidas totais da Nintendo caíram em relação ao ano fiscal anterior, que era de 635,4 bilhões de ienes (aproximadamente 6,25 bilhões de dólares) para 571,7 bilhões de ienes este ano (equivalente a 5,62 bilhões de dólares). Com isso, a Nintendo obteve uma perda líquida total de 23 bilhões de ienes este ano. Para efeito de comparação, a empresa obteve um lucro de 7 bilhões de ienes no ano passado.

O Wii U vendeu 2,7 milhões de unidades durante os 12 meses do ano fiscal, totalizando 6,1 milhões de unidades vendidas desde o lançamento do console, bem abaixo das 9 milhões de unidades esperadas inicialmente pela Big N no ano passado. Para o ano fiscal 2014-2015, a Nintendo espera vender a razoável quantidade de 3,6 milhões de Wii U.

É claro que o desempenho de vendas de hardware abaixo do esperado prejudicou as vendas de softwares. Porém, alguns títulos first party da empresa tiveram bons resultados. Super Mario 3D World, New Super Mario Bros. U e New Super Luigi U, por exemplo, tiveram vendas superiores a um milhão de unidades. As vendas globais de softwares de Wii U foram de 18,86 milhões de unidades no mais recente ano fiscal e a previsão da Nintendo é que sejam vendidos 20 milhões de softwares do console até março de 2015, principalmente com chegada de títulos de peso como Mario Kart 8 e Super Smash Bros. for Wii U.
Super Mario 3D World vendeu mais de 2 milhões de unidades
A Nintendo reconheceu que o desempenho do Wii U, principalmente nos mercados da Europa e Estados Unidos, teve impacto negativo sobre os lucros. Ainda que tenha obtido um aumento no lucro bruto neste ano, os gastos com despesas administrativas fez com que a Nintendo registrasse um prejuízo operacional de 46,4 bilhões de ienes (algo em torno de 456 milhões de dólares), ou seja, 10 bilhões de ienes a mais se comparado ao ano fiscal anterior, quando registrou um prejuízo de 36,4 bilhões.

Com isso, a Big N pretende aproveitar mais os recursos únicos do Wii U, enriquecendo o valor do GamePad, conforme a divulgação no relatório dos resultados financeiros:
"A Nintendo focará nos esforços que visam estimular a plataforma. Fornecendo softwares que tiram proveito do GamePad do Wii U, utilizando a funcionalidade NFC embutida no controle e adicionando títulos do Nintendo DS no Virtaul Console na linha de softwares do Wii U, a Nintendo buscará enriquecer o valor do GamePad do Wii U, o diferencial mais importante do console, e, como resultado, expandir as vendas da plataforma."
Com relação ao 3DS, foram vendidos 12,24 milhões de portáteis no mais recente ano fiscal, com uma ligeira diminuição em relação ao ano anterior, quando a empresa vendeu 13,95 milhões de 3DS. Mesmo o razoavelmente bom desempenho do 3DS não foi capaz de preencher as perdas do Wii U. Ainda assim, a Nintendo estima vender 12 milhões de 3DS até o fim do próximo ano fiscal.

As vendas de softwares do 3DS foram o grande destaque. Totalizando 67,89 milhões de títulos vendidos (superior às 49,61 milhões de unidades de softwares vendidas no ano fiscal anterior), o destaque ficou com Pokémon X & Y e sua impressionante marca de 12,26 milhões de unidades vendidas. Além disso, vale ressaltar outros títulos com vendas expressivas como Animal Crossing: New Leaf e suas 3,8 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos e Europa, e o trio Luigi’s Mansion: Dark Moon, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds e Mario & Luigi: Dream Team com mais de duas milhões de unidades vendidas cada.
Pokémon X & Y confirmou o sucesso da franquia
com mais de 12 milhões de unidades vendidas
Novamente o Wii U foi o responsável pela considerável perda da Nintendo, mesmo com o 3DS se destacando. Certamente a empresa pretende reverter esta situação com lançamentos expressivos como Mario Kart 8 e Super Smash Bros., sem contar as novidades na E3 2014 e, quem sabe, ainda podemos ver a tal Plataforma de Qualidade de Vida até o fim do novo ano fiscal que se encerrará em março de 2015. E você, o que achou dos resultados financeiros da Big N?

Fonte: Nintendo


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.