Blast Files

Caso #012: Será que os humanos também são Pokémon?

Através de provas como livros no jogo e dados da Pokédex, desvende um dos maiores mistérios do mundo Pokémon que interliga a sua origem com a dos humanos.

Boa noite, senhoras e senhores. Por favor, fiquem confortáveis enquanto eu preparo e ordeno essa papelada em minha mesa. Faz pouco mais de quatro meses que tenho vontade de escrever este artigo, mas estava tão envolvido com o Competitivo 101 que resolvi aguardar pela sua conclusão para me dedicar por completo a este caso. O motivo é que estamos prestes a desvendar um dos maiores segredos da história do mundo Pokémon, em busca de um ponto de ligação que acabe por unir nossa linha evolutiva com os avatares da evolução. Pronto, está tudo organizado. Vamos agora embarcar em mais um Blast Files.

Após muitas referências encontradas no decorrer da série, percebi que esse assunto era algo que merecia certa atenção. Quero dizer, muitas teorias cercam o mundo Pokémon, algumas mais mirabolantes que outras, mas todas com certo respaldo. Contudo, quando algo tem muitas evidências, isso deixa de se tornar uma mera teoria, certo? Foi com este propósito que reuni estas provas de uma das propostas mais polêmicas já criadas para o mundo fantasioso de Pokémon: será que os humanos também são Pokémon? Isso vocês podem descobrir observando os seguintes documentos.

Evidência A: Os dados da Pokédex

Se um treinador quer descobrir algo sobre um determinado Pokémon, ele vai, instintivamente, verificar a Pokédex. O banco de dados que todo treinador deve ter é uma das ferramentas mais importantes para alguém que se aventure no mundo Pokémon, e isso deve-se a anos de estudos de diversos professores especializados no assunto que registram suas descobertas no sistema. Com isso, meu primeiro foco de pesquisa foi justamente nesta enciclopédia de bolso.

Até então existem 719 Pokémon disponíveis para consulta e, dentre estes, existem 52 monstrinhos que se classificam num curioso Egg Group (ou seja, Pokémon que podem se reproduzir entre espécies) chamado “Human-Like”, ou “Human-Shaped” na versão japonesa. Esta classificação vai para todos os Pokémon que possuem a fisionomia que ao menos relembre a humana, e muitas vezes isso vai além e mostra que estas criaturinhas possuem muitas características que nós humanos temos, como polegares opositores. Alguns ainda vão além ao demonstrar traços que realmente parecem humanos, como é o caso de Gothitelle e Sawk.

Contudo, dizer que existem Pokémon que possuem aparência humana não é nenhuma fonte histórica quanto à sua origem, algo que pode ser chamado de coincidência. Por isso, uma pesquisa dentre todas as informações da Pokédex se mostrou o mais indicado para identificar outras similaridades que unem humanos e Pokémon, assim como o fato de que fomos todos criados pela mesma entidade, o Pokémon-Deus, Arceus. Por que raios a criatura que deu origem ao universo criaria a raça humana para domar os seus iguais, Pokémon? E se não formos tão diferentes assim?

Dentre todos os dezoito tipos de Pokémon, o que mais se assemelha ao humano é o tipo Psychic. Conhecidos por serem geniais e alguns terem até a capacidade de fala, existem cerca de 73 Pokémon classificados nesse tipo. Destes, 24 são da categoria Human-Like previamente citada, o que mostra que esse tipo parece ter uma tendência a se parecer com seres humanos. Novamente, isso pode ser apenas uma fatídica coincidência, então precisamos ir ainda mais fundo.

Os dados a seguir foram retirados da Pokédex:
"Aconteceu em uma manhã - um garoto com poderes extrasensoriais acordou em sua cama transformado em um Kadabra."
Kadabra
"De acordo com antigas lendas, estes Pokémon eram pequenas árvores possuídas pelo espírito de crianças que morreram perdidas na floresta."
Phantump
"Cada um deles carrega uma mascara que costumava ser seu rosto quando ainda eram humanos. As vezes eles olham para ela e choram."
Yamask
Observando atentamente os textos, é possível constatar duas coisas interessantíssimas: a primeira é que não somente parece que humanos e Pokémon possuem a mesma origem como podem, a qualquer momento, se tornar uma espécie diferente, e a segunda é que, aparentemente, a vida após a morte interliga humanos e Pokémon, ao ponto de que espíritos humanos podem se transformar nos monstrinhos de bolso de outro treinador.

Vale ressaltar que todas essas informações foram retiradas diretamente da maior fonte de dados do mundo Pokémon, composta por seis professores e suas equipes, especializados no estudo biológico dessas criaturinhas. Contudo, se acha que não é evidência suficiente, vamos fazer uma pequena viagem e trocar a nossa matéria. Chega de ciências, vamos falar um pouco sobre história.

Evidência B: Os livros de Sinnoh

O território de Sinnoh é um dos mais antigos do mundo Pokémon, e isso é provado por sua forte carga cultural e histórica. Nenhuma região é tão apegada com o passado como esta, e é aqui onde ouvimos pela primeira vez sobre a história do criacionismo de Arceus, previamente citado na Evidência A. Contudo, o livro que contém a história do Pokémon-Deus não é o único material de leitura interessante nesta região. Vamos começar fazendo uma pequena viagem à biblioteca de Canalave City.
"Havia um Pokémon na floresta. Na floresta, o Pokémon desfez seu disfarce para dormir como um humano."
Sinnoh Folk Story 2
Segundo este trecho do segundo livro da série “O Folclore de Sinnoh”, aparentemente houve um tempo em que a linha entre humanos e Pokémon era tão tênue que algumas criaturinhas podiam praticamente “trocar” entre as espécies. Enquanto isso pode parecer exagerado, pois alguns Pokémon já se disfarçaram de humanos antes, como é o caso de Ditto, Zoroark e Latias, podemos encontrar mais algumas evidências estudando os livros dessa mesma biblioteca.
"Havia Pokémon que se tornaram muito próximos dos humanos. Era um tempo onde não existiam diferenças para distinguir os dois."
Sinnoh Folk Story 3 (Versão Americana)
"Houve um tempo em que Pokémon se casavam com pessoas. Houve um tempo em que pessoas se casavam com Pokémon. Isso era normal porque, há muito tempo atrás, pessoas e Pokémon eram a mesma espécie."
Sinnoh Folk Story 3 (Versão Japonesa)
Agora estamos indo mais fundo. As duas versões da terceira edição do livro “O Folclore de Sinnoh” indicam que houve um tempo em que não havia discriminação entre Pokémon e humanos. As relações entre as espécies não sofriam preconceito porque eram todos iguais, e não somente em questões sociais, mas aparentemente biológicas também. Sempre se sentiu estranho por achar a Gardevoir ou a Lopunny atraentes? Vai ver você apenas nasceu na era errada, amigo.

#SomosTodosInfernapes
Se juntar esses dados históricos com os científicos que extraímos da Pokédex, fica fácil definir que realmente existe uma relação entre a raça humana e a dos Pokémon. Contudo, algo fica muito incerto se analisar essa história: por que nós nos tornamos humanos e eles continuam Pokémon? Por que não acontece mais a evolução de uma espécie para outra? Para responder essa questão, precisamos sair um pouco do jogo.

No mundo real, é conhecido por “Elo Perdido” o ponto em que os símios passaram a evoluir para os humanóides que hoje são os humanos. É devido a este ponto na história que ainda existem macacos e humanos no mundo; não foram todos que evoluíram, apenas uma pequena amostra. Provavelmente o mesmo aconteceu no mundo Pokémon, e por este motivo que hoje os humanos vivem em sociedade organizada e usam seus outrora iguais como animais de estimação.

Bem, imaginem a surpresa de um deles ao dormir e acordar como um Kadabra, ou se transformar em um Yamask e servir ao próprio descendente no futuro. Isso seria cruelmente poético.

Evidência C: Os nossos poderes

A dúvida real que fica quando chegamos à conclusão de que podemos ter os mesmos antepassados dos Pokémon é: por que nós não temos poderes também? Quero dizer, existem Pokémon capazes de cospir fogo que derrete até rochas, emitir disparos de água em pressão suficiente para cortar aço e até mesmo o poder de transformar ondas psíquicas em físicas. Por que os humanos não possuem poderes se temos a mesma origem?

A resposta é: nós temos poderes sim. É reincidente na série a presença de treinadores conhecidos como “Psychic Trainers”, que constantemente aparecem levitando suas Pokéballs com poderes da mente ou mesmo lendo os pensamentos de outros treinadores. A líder do ginásio de Saffron City, Sabrina, é mostrada tanto no mangá como no anime com poderes assustadores, capazes paralisar seus oponentes, teletransportar-se e até mesmo transformar pessoas em bonecos.

Lucario é um Pokémon capaz de ler e manipular a aura, que nada mais é a energia espiritual que habita em todo ser vivo. Essa capacidade é reproduzida por alguns poucos outros Pokémon, mas o interessante é que alguns humanos também conseguem fazer isso. Alguns exemplos incluem Riley (tanto no anime como nos jogos), e até mesmo o protagonista Ash Ketchum demonstra tais capacidades.

Riley used Aura Sphere!
Mas dentre tudo isso que foi dito, o nosso verdadeiro poder único e especial é a nossa capacidade de raciocínio. Enquanto alguns Pokémon psíquicos podem ter QIs que façam Einstein parecer aquele seu amigo que fica no fundo da sala colando chiclete na carteira, a grande maioria dos Pokémon não possuem a capacidade de raciocínio que os humanos possuem. Não acredita? Como pode não acreditar no que você mesmo é capaz?

Nós decoramos as capacidades de mais de 700 Pokémon, conseguimos assimilar todas as fraquezas e eficácias de 18 tipos entre si, sejam tipos simples ou compostos, podemos formar cidades, viver em sociedade, desenvolver tecnologias. Nossa mente sobrepujou tanto a de nossos ancestrais que conseguimos a persuasão para domá-los e fazer com que nos ajudem em nossos objetivos. Quero dizer, somos frágeis em um mundo onde criaturas disparam Fire Blasts e Hyper Beams por aí, se não fosse nossa capacidade de domar essas criaturas, não estaríamos vivos.

Divisão Blast Files encerra o caso

Embora sejam poucas as evidências coletadas, elas são fortes por si só. Seja na ciência, na história, na sociologia, no evolucionismo ou no criacionismo. Todas as lendas acabam se chocando num único ponto. Enquanto não temos nenhuma prova concreta ou estudo canônico que comprove de fato esta máxima, hoje a Divisão Blast Files pode concluir que, até a chegada de novas informações que contestem esse, os seres humanos também são Pokémon.

Agradecemos sua paciência e, no caso de qualquer atualização nas informações pertinentes a este tópico, serão os primeiros a serem avisados. Tenham uma boa noite.
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google