Conheça as arenas, obstáculos e chefes que lhe aguardam no novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

Venha descobrir que obstáculos, chefes e aleatoriedades estarão presentes nas geniais, criativas e perigosas arenas das próximas disputas épicas entre as estrelas da Nintendo

em 25/04/2014
Cansados de Super Smash Bros.? É claro que não! Na semana passada, fizemos um apanhado de todos os novos e veteranos personagens da nova versão desse crossover de luta depois do nosso antigo antigo resumão do jogo. Agora que já estamos inteirados em tudo sobre Little Mac, Greninja, Rosalina e tantos outros personagens, chegou o momento de darmos uma olhada no campos de batalha onde essas estrelas dos videogames irão se digladiar esse ano. Com vocês, a segunda parte desse apanhado geral de Super Smash Bros. for Wii U & for 3DS: os estágios!


Assim como fizemos no resumo de personagens, só iremos tratar aqui dos cenários revelados após o nosso primeiro resumo do novo Super Smash Bros. e de estágios que tiveram novas informações divulgadas após aquela longinquá matéria.

Novos ringues pro combate

Os estágios continuam divididos entre as versões do novo Super Smash Bros. A versão de Wii U trará ringues inspirados em jogos de consoles e a versão de 3DS terá campos de batalha oriundos de games para portáteis. Além disso, soubemos que as fases de 3DS terão apenas duas músicas para tocar (como em Melee, para GC), ao passo que os estágios do Wii U terão uma seleção completa e com uma frequência de aparição customizável (como em Brawl, para Wii). Agora, quase todos os estágios terão uma "versão Final Destination", ou seja, com um tamanho reduzido, plana, sem elementos dificultadores e sem nenhuma plataforma flutuante. Sakurai também mostrou que chefões aparecerão em algumas fases para dinamizar o gameplay. Além disso, estágios retrôs também estão confirmados, e eles estarão distribuídos entre as duas versões do jogo.

Wii U
  • Garden of Hope (Pikmin)
Depois de Distant Planet ter sido um dos estágios mais bizarros de Brawl, Garden of Hope chega ao novo Smash com um pouco mais de tradicionalidade. Dessa vez, não temos as gigantescas criaturas de Pikmin para nos devorar e nem inundações que nos levam à morte, mas, ainda assim, somos transportados para o mundo em miniatura de Pikmin que mistura natureza com objetos aleatórios. No geral, é um estágio sem muitos obstáculos - só o que vimos foi uma nave espacial S.S. Drake, mas sem nenhuma explicação de sua interação com a fase. O estilo de arte segue o de Pikmin 3 (Wii U), inclusive sua revelação se deu junto ao lançamento desse último game da série Pikmin.

  • Pyrosphere (Metroid)
Mostrando mais uma vez que esse novo Super Smash Bros. irá ter Metroid: Other M (Wii) como referência da série Metroid, Sakurai trouxe a arena Pyrosphere, local onde enfrentamos Ridley na última aventura de Samus. Pyrosphere não apresenta muitos elementos dificultadores, assemelhando-se a uma quase-Final Destination (como Bridge of Eldin, de Brawl). Ainda assim, a fase tem cachoeiras de lava no fundo e, conhecendo os estágios da série Metroid, é de se esperar que lava esteja lá para queimar os lutadores. Sakurai também confirmou que Ridley (ou Meta Ridley) irá aparecer como chefão dessa fase, o que provavelmente explica uma espécie de túnel visto numa das imagens do estágio. Sabemos ainda que esse ringue terá uma versão Final Destination.

  • Pilotwings (Wii/Pilotwings)
Troll do jeito que é, Sakurai, há muito tempo atrás, mostrou uma imagem do terreno plano do Pilotwings de SNES. E por muito tempo ficou só nisso. Só semanas depois é que foi revelado que teríamos um estágio que transitaria pela série Pilotwings de ontem e de hoje. Em aviões da franquia, os lutadores viajarão por entre o plano mapa do primeiro Pilotwings para depois decolarem em direção a Wuhu Island, palco do último game da série: Pilotwings Resort. Um estágio bem nostálgico e do tipo tour.



  • Windy Hill Zone (Sonic)
Sonic: Lost World (Wii U/3DS) pode não ter saciado a sede dos fãs de Sonic, mas trouxe ambientações novas para o ouriço, como ambientes esféricos à lá Super Mario Galaxy (Wii). Windy Hill Zone foi escolhida como o estágio do ouriço na versão de Wii U desse novo Super Smash Bros., uma ambientação muito mais contemporânea do que a clássica Green Hill Zone de Brawl. A arena de luta é flutuante e conta com pula-pulas, um redemoinho e um estilo artístico quadriculado muito interessante. Temos também os Animal Friends de Sonic no cenário, mas não só ficamos sem saber se eles interagirão com os lutadores como também não saberemos se haverá elementos dificultadores em Windy Hill.

  • Mario Galaxy (Mario)
Ta aí um estágio tão aguardado que ficou em 1º lugar em nosso Top 10 de arenas mais aguardadas! Apenas uma imagem de Kirby no espaço sideral com o contorno branco característico da série Galaxy deu a entender que teríamos alguma fase inspirada na jornada cósmica de Mario. A arena principal é inspirada na galáxia Good Egg do primeiro Galaxy, mas elementos flutuantes no espaço misturam referências de todos os dois games da franquia, como o navio espacial de Bowser e a Starship Mario. Como demonstrado por Kirby, todos os personagens recebem um lindo contorno branco nessa fase. Além disso, o formato arredondado do grande ringue irá mexer com a gravidade como na série Galaxy, então jogar o adversário para fora da arena nessa fase será algo bem interessante. Esse estágio tem uma versão Final Destination confirmada.

  • Boxing Ring (Punch-Out!!)
O Boxing Ring foi mostrado na E3, mas não como um ringue em que se pudesse efetivamente jogar. Agora, sabemos que Boxing Ring é uma arena tradicional, e dividida em duas: uma da série Super Smash Bros. e outra da franquia Punch-Out!!. A mudança, no entanto, é pouca: apenas o brasão no centro e os letreiros digitais. A primeira vista, Boxing Ring lembra uma Final Destination, mas já vimos Little Mac e Rosalina em espaços fora do ringue principal e sabemos que as cordas que cercam a arena podem ser usadas para lançar os jogadores para o alto pela força elástica.


  • Palutena's Temple (Kid Icarus)
O rumor de que Palutena seria uma personagem jogável, baseado em supostas imagens vazadas muito convincentes, ainda não foi concretizado nem desmentido. Até lá, Sakurai nos "cedeu" uma fase inspirada na deusa de Kid Icarus: seu templo. O local tem suas maiores referências em Kid Icarus: Uprising (3DS), e apresenta partes internas e externas do santuário, além de áreas verdes e plataformas flutuantes. É uma fase gigantesca, cujo tamanho lembra Temple (de Melee) e New Pork City (de Brawl), e muito mais interessante para série Kid Icarus do que Skyworld (de Brawl). Interessante que Sakurai foi mostrando as áreas desse estágio separadamente, como se fossem várias fases, para só recentemente revelar que trata-se de um único grande ringue. Dentre os elemenos dificultadores, temos pula-pulas, espinhos, bolas de ferro com espinhos e muito espaço para cair para fora da fase.

  • Dr. Wily's Castle (Mega Man)
Um dos primeiros estágios a terem sido revelados desde a E3, Dr. Wily's Castle finalmente teve seu elemento mais curioso elucidado: o Yellow Devil. O inimigo de Mega Man é enviado em partes pelo castelo do Dr. Wily. Ao reunir-se num grande ciclope amarelo, ele irá se preparar para atacar todos os lutadores de todas as poderosas maneiras possíveis. O único jeito de impedí-lo é destruindo-o, mas apenas golpes em seu olho causarão dano. O jogador a dar o golpe de misericórdia no Yellow Devil não será afetado pela colossal explosão do chefão do cenário. Sakurai demonstrou o quanto essa mecânica será crucial nessa fase.

  • Final Destination (Super Smash Bros.)
Dividida entre uma parte azul sólida e outra vermelha vulcânica e embelezada por um plano de fundo que vai do choque entre astros a um céu límpido, a Final Destination está mais linda do que nunca na versão de Wii U de Super Smash Bros. Na verdade, essas dualidades descritas lembram muito os logotipos das duas versões do jogo: com temas azuis e vermelhos em cada. Isso nos leva a crer que talvez a versão de 3DS receba uma Final Destination semelhante, já que ainda não temos esse estágio revelado para o portátil. Dentre as fases que já têm sua versão Final Destination, temos Dr. Wily's Castle, Mario Galaxy, Pyrosphere e Battlefield.

Sim, nós sabemos bem qual a palavra que saiu da sua boca quando você viu esse estágio lindo...
só não podemos dizer aqui qual é
  • "Kalos Pokémon League" (Pokémon)
Ok, esse estágio não foi anunciado oficialmente,  mas o trailer de introdução de Greninja mostrou diferentes momentos de um estágio que lembra muito a Pokémon League de Kalos, o que combinaria com a sexta geração de monstrinhos, de onde Greninja vem. No vídeo, podemos ver três salas da Elite Four, dentre elas a Dragonmark Chamber, Flood Chamber e Ironworks Chamber. As apostas apontam para um ringue estilo o famoso Pokémon Stadium, em que diferentes ringues de batalha Pokémon vão se alternando com temas diversos. Quem sabe até não lutamos dentro da sala do campeão e tendo os Pokémon da Elite Four como chefões em cada sala? O mais curioso é que essa Liga Pokémon só apareceu em Pokémon X/Y, que foi lançado para 3DS, um portátil. Lembra que Sakurai avisou que a versão de Wii U de Super Smash Bros. receberia fases inspiradas em jogos de consoles de mesa? Será o prelúdio de um game da sexta geração de Pokémon para Wii U? Rumores não faltam.

  • Halberd (Kirby)
Uma das fases mais legais de Brawl está de volta: Halberd. Não tem muito o que falar desse estágio, já que vimos pouco dele em ação no Wii U e esse pouco mostrado foi exatamente igual ao que já vimos e revimos no Wii. Basicamente, os lutadores se confrontam numa plataforma que faz um tour pelos céus e estaciona algumas vezes, tudo isso sendo bombardeada pela nave de Meta Knight. Será que essa fase confirma o retorno do espadachim mascarado?


3DS
  • Super Mario 3D Land (Mario)
A primeira vista, havíamos identificado um estágio baseado em New Super Mario Bros. 2 (3DS) e um outro inspirado em Super Mario 3D Land (3DS), mas Sakurai nos mostrou que, na verdade, é apenas um ringue baseado na aventura 3D de Mario no 3DS. E trata-se de um grande ringue em progressão lateral que irá "viajar" por várias localidades, como campos gramados, vales e o próprio oceano. Tudo isso com diversos elementos da série Mario e especificamente de 3D Land, como blocos com itens, plataformas coloridas giratórias e plataformas que caem após ficar em cima delas por alguns segundos. A fase dará loopings, o que nos lembra Mushroom Kingdom (de Brawl) e Rainbow Cruise (de Melee).



Sim, é tudo a mesma fase
  • Spirit Train (Zelda)
Já conhecíamos o Spirit Train como estágio inspirado em The Legend of Zelda: Spirit Tracks (DS), mas tivemos algumas novas revelações. Primeiramente, quando Toon Link for selecionado como lutador na partida, não será Link o maquinista do trem, mas sim Alfonzo - um detalhe irrisório, mas bem legal. Além disso, os trilhos serão que nem os da fase Big Blue (de Melee e Brawl), ou seja, basta encostar neles para comer poeira e "ser jogado" quilômetros para trás. Haverá apenas uma estrutura fixa do trem, pois outras coisas irão aparecer vindas dos trilhos, como novos vagões e os temíveis Dark Trains. Até a loja do Linebeck pode aparecer.

  • Gerudo Valley (Zelda)
Outro estágio já conhecido há muito tempo, Gerudo Valley recebeu grandes novos detalhes. Além de pegar fogo eventualmente, a ponte algumas vezes está partida (será que baseado no dano recebido?) e há plataformas extras no penhasco. Como se já não fosse o bastante, Sakurai mostrou que Kotake e Koume, as duas bruxas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64), também vão dar as caras para provavelmente atrapalhar os lutadores. Serão elas os chefões dessa fase? E, para quem ainda se pergunta por que esse cenário está na versão de 3DS, trata-se de uma inspiração na versão remasterizada para 3DS de Ocarina of Time.


Luigi caindo para fora do cenário de novo? Não pudemos resistir...
  • Boxing Ring (Punch-Out!!)
Até agora, a Boxing Ring foi o único estágio a aparecer tanto no Wii U quanto no 3DS. Ah, é claro, afinal, há uma modalidade desse ringue que é baseado na própria série Super Smash Bros., então é importante que esteja nas duas versões, né? Sim... Mas não foi isso o que vimos. A versão de Boxing Ring mostrada, se você der zoom e prestar atenção no letreiro no fundo, é de Punch-Out!!. Só que isso é tão paradoxal quanto a Pokémon League de Kalos na versão de Wii U, pois os portáteis da Nintendo nunca receberam um jogo da série Punch-Out!!.

O curioso da imagem é o letreiro "Punch-Out!!", galera...
Parem de olhar para Samus um pouco
  • Rainbow Road (Mario Kart)
Inspirada especificamente em Mario Kart, a Rainbow Road teve sua participação em Super Smash Bros. sugerida pelo trailer de Rosalina e logo depois foi confirmada como estágio de luta mesmo. A fase lembra muito Mute City (de Melee e Brawl), pois trata-se de uma plataforma que faz um tour por uma pista de corrida de alta velocidade, com carros invadindo a pista nas eventuais paradas da plataforma viajante. Quem dirigirá os karts serão os Shy Guys como em Mario Circuit (Brawl). De fato, a Rainbow Road com apenas uma volta e repleta de ambientes espaciais de Mario Kart 7 (3DS) foi a melhor escolha.



Rainbow Road. Desde Mario Kart, a fase mais fácil de cair pra fora do estágio
  • Find Mii (3DS)
Sem muita complexidade, o estágio baseado no mini-game da Praça Mii, Mii Resgate (e Mii Resgate II), é mais um ringue do 3DS. Nele, temos uma arena plana com um Mii engaiolado e um Demônio Supremo que algumas vezes aparece dentro do ringue e em outras aparece no fundo da fase. Talvez ele seja o chefão dessa fase, como Sakurai demonstrou com Yellow Devil. A função do Mii engaiolado não foi dita, mas vimos que a aparência do personagem não será a mesma sempre. Provavelmente o jogo usará os Miis do jogador para colocar na fase.

  • Tortimer Island (Animal Crossing)
O Wii U já tem uma fase de Animal Crossing, mas é no 3DS que a franquia tá bombando, com Animal Crossing: New Leaf (3DS). Tortimer Island leva os jogadores à ilha tropical do game de 3DS para "explorar" o ambiente. De fato, o foco será as lutas, é claro, mas já vimos que todos os detalhes escondidos na ilha poderão ser usados de alguma forma. Frutas, flores, peixes e até a lancha de Kapp'n interferirão nas batalhas.

  • Prism Tour/Lumiose City (Pokémon)
Com as versões X e Y de Pokémon levando o 3DS às alturas, era óbvio que Sakurai aproveitaria a região de Kalos na versão portátil de Smash Bros. Essa será mais uma fase de tour, que já estão bem comuns no 3DS. E a viagem, obviamente, será pela capital de Kalos: Lumiose City, especificamente ao redor da Prism Tour. O tour será longo, começando belamente de manhã, se estendendo com o sol do entardecer e finalizando com uma linda noite estrelada. Além do tour, ficamos curiosos com mais interações entre o cenário e os personagens.



  • Tomodachi Collection (Tomodachi Collection)
Nada foi dito sobre esse estágio além de uma brincadeira de Sakurai que nos leva a crer que seja uma fase inspirada em Tomodachi Collection, localizada recentemente no Ocidente como Tomodachi Life. Tudo o que pudemos ver foi um quarto no fundo repleto de objetos pessoais e dois lutadores de franquias tão casuais como Tomodachi Collection, mas... e ai? A plataforma na qual o Habitante e a Treinadora do Wii Fit estão parece não fazer parte do plano de fundo.


  • Balloon Fight (Balloon Fight)
Essa fase é das antigas: foi inspirada no lendário jogo Balloon Fight. Seu estilo 8-bits lembra 75m e Mario Bros. (ambas de Brawl), ou seja, provavelmente será um dos ringues mais odiados pela sua fatalidade absurda. Há um lago com um peixe nem um pouco amigável e Flippers que mandam os jogadores para longe. Convidativo, não? Interessante notar que, quando um personagem chega a um extremo da fase, ele retorna do outro lado do estágio, da mesma forma que no jogo original - um recurso bem incomum na série Super Smash Bros. Mas se morrer na luta significa cair para fora do estágio, como isso irá funcionar com essa fase? Será que apenas sendo lançado para cima? Ou será que apenas golpes muito fortes poderão matar pelas laterais?

  • Reset Bomb Fores (Kid Icarus)
Este estágio inspirado em Kid Icarus Uprising (3DS), mostra bastante sobre essa última criação de Sakurai para o 3DS. Ao que parece, haverá dois momentos nesse ringue: um externo e um interno, com ambientações e plataformas bem diferentes. Na parte externa da fase, vimos Viridi, a Deusa da Natureza, que, segundo Sakurai, estará lá para obliterar os humanos. Como recentemente tivemos a notícia dos chefões nas fases, talvez, quando Sakurai revelou este estágio há meses atrás, ele já tenha dado a dica da inclusão desse recurso. Pelo que foi mostrado, a Reset Bomb será a maneira de Viridi ferrar a vida dos lutadores.


Ficamos curiosos quanto à transição entre partes tão
diferentes da arena
  • Jungle Japes (Donkey Kong)
Originário de Melee, esse estágio retrô é conhecido por suas águas torrenciais que levam qualquer jogador que enconste nelas. Para piorar, temos pouco espaço para se segurar firme: apenas duas palafitas e a casa de Cranky Kong. No geral, o estágio é exatamente o mesmo que vimos em Melee e Brawl.

E chegamos ao fim do nosso apanhado de cenários e ringues de batalha. Para a semana que vem, traremos tudo sobre as bugigangas, equipamentos e armas, ou seja, um apanhado dos novos e antigos itens desse novo Super Smash Bros.
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Vitor Nascimento 
Siga o Blast nas Redes Sociais
Rafael Neves
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).