Faz tempo, já sabemos como é, mas queremos agora
World Tour foi anunciado em um Nintendo Direct em fevereiro de 2013 e, mesmo prometido para o verão do ano passado, ainda não sentimos o gostinho do título. Ele foi apresentado com a jogabilidade comum da série, mas com várias novidades, várias que fomos descobrindo com o tempo e, certamente, com muito mais por vir. Uma das melhorias observadas desde o primeiro trailer é a qualidade gráfica do jogo: cenários bem detalhados, texturas lindas e um trabalho muito bom com as sombras. Em questão de jogabilidade, temos o uso do giroscópio confirmado, mas ainda sem função aparente.Uma das novidades é o Mii Gear, semelhante ao de Mario Tennis Open, que permitirá a personalização do seu Mii com vários itens, mudando seus atributos. A diferença do sistema disponível em World Tour é que teremos mais de 500 itens disponíveis, ao contrário de pouco mais de 50 em Open. Entre as categorias de acessórios temos tacos, bolas, chapéus, camisetas, calças, sapatos e até mesmo fantasias.
Fazer Par com amigos é bem melhor
Se você estava se perguntando se o novo Mario Golf terá multiplayer, sim, ele terá. O jogo permitirá um modo para vários jogadores locais (entretanto, sem suporte ao Download Play), semelhantes aos antigos jogos da série. A preocupação, talvez, venha com a qualidade do modo online do título e, pelo que tudo indica, parece ser feito para funcionar muito bem.Você poderá jogar pela internet encontrando pessoas com o mesmo nível – como em Mario Tennis Open – ou aderir ao conhecido sistema de comunidades, já encontrado em Mario Kart 7. A grande melhoria é que todos os jogadores realizam suas tacadas ao mesmo tempo, sem que um tenha que esperar o outro para continuar sua jogada, além de poder escolher opções personalizadas de jogo. Isto permitirá partidas mais rápidas e menos cansativas, ponto a mais para os sistemas online da Nintendo, que as vezes deixa a desejar.
Itens, pra que os quero?
Você sabe que quando mistura Mario com esporte, a regra é colocar os famosos itens para melhorar a jogabilidade (e estragar algumas amizades) e chegou a vez do golfe em World Tour. Ele recebe, pela primeira vez, itens para serem usados na hora da tacada, dando benefícios diferentes para a sua necessidade. O Mushroom acelera a sua bola e podem ser encontrados em grupos de três, como em Mario Kart. As flores também aparecem. A Fire Flower aumenta a distância e sai queimando árvores e outros obstáculos, a Ice Flower cria plataformas de gelo no chão para a bola quicar e a Boomerang Flower muda a curva que a bola fará no ar.Ainda teremos o apelão Bullet Bill, que simplesmente ignorará o vento para as tacadas, o Bob-omb, que fará a bola voar mais alto que o normal, o Jump Block, que aparecerá para evitar que as bolas caiam na água, e um tornado capaz de coletar todas as moedas da tela, ainda se nome definido. Será que as partidas ficarão mais divertidas?
Cenários e personagens dignos de Mario Golf
Artwork de Cheep Cheep Lagoon |
Os cenários também estão bem interessantes. Dentre os confirmados, temos Forest Course, Seaside Course (bem parecido com Blooper Bay, de Toadstool Tour), Mountain Course, Wiggler Park, Peach Garden (relembrando o castelo da princesa) e pistas baseadas em desertos, Bowser e no título Donkey Kong Country Returns. Entretanto, os verdadeiros destaques ficam para Cheep Cheep Lagoon, que permitirá golfe debaixo d’água, e Yoshi Lake, com um visual de pano semelhante ao esquecido Yarn Yoshi (ou talvez mais que confirmado a partir deste fato).
O primeiro Season Pass de Mario
Finalmente (ou infelizmente), o último anúncio sobre o título foram os pacotes pagos de conteúdo para download do jogo. A Nintendo anunciou três DLCs para World Tour, contendo, cada um, dois novos campos de 18 buracos e um personagem jogável. O primeiro, que trará Toadette para os campos, chamado Mushroom Pack, será liberado já no dia 2 de maio, lançamento do jogo. Cada um deles custará $5.99, sem preço revelado ainda na eShop brasileira. Os outros virão nos meses de maio e junho, trazendo Nabbit e Rosalina.Ter DLCs não é a novidade, já que New Super Mario Bros. 2, Pikmin 3 e outros jogos já usufruiram desta possibilidade. O que temos como novo é estar disponível um Season Pass, pelo preço de $14.99, com os três packs disponíveis logo após o lançamento e, como bônus, Gold Mario jogável. A Nintendo, que trará dezessete personagens e dez campos no jogo, segue a tendência do mercado: enquanto, para alguns, o jogo já tem novas opções extras, para outros ele vem à mão do consumidor incompleto.
Uma tacada para a volta ao mundo
Depois de tanto tempo, poderemos voltar a jogar partidas inéditas de golfe com a turma do encanador mais famoso do mundo. Diante de tantas novidades sem perder a essência, Mario Golf: World Tour promete realmente se tornar um ótimo jogo de 3DS e se equiparar, em multiplayer online, a Mario Kart 7. Só saberemos se será uma boa volta ao mundo dia 2 de maio, mas até lá, já é bom ir limpando os tacos!Mario Golf World Tour (3DS)Desenvolvimento: Camelot Software PlanningGênero: EsporteLançamento: 2 de maio de 2014Expectativa: 3/5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo
Capa: Felipe Araujo