Se três é demais, imagine dez!
Logo que você inicia Rusty’s Real Deal Baseball e define o Mii a ser utilizado, você passa a conhecer a vida do cachorro que dá nome ao jogo. Rusty Slugger, de 8 anos (56 anos em idade de “gente”!), auto-proclamado o “famoso” e “lendário” Rusty Slugger das ligas de beisebol profissional e que agora, em sua aposentadoria e tendo que dar de comer para 10 filhotes provindos de um casamento arruinado, tenta tocar a vida vendendo artigos esportivos. O problema, como apontado por Rusty, é que as crianças de hoje em dia não amam mais esportes como em sua época, preferindo brincar dentro de casa. Mas Rusty encontra uma forma de promover o beisebol novamente para a criançada e aquecer as vendas de sua loja: vendendo videogames de beisebol em parceria com a desenvolvedora Nontendo e seu mais novo console, o Nontendo 4DS!O "Nontendo 4DS" vai além do mero 3D e coloca os jogadores dentro do próprio jogo! |
Apostando no escuro
Se até agora você optou por não gastar nada no jogo, a experiência de Rusty’s Real Deal Baseball para por aqui e você apenas terá adotado um dos filhotes de Rusty (que também te ajuda a explicar como o jogo funciona) e ganhado acesso à demo de Bat & Switch, que agrega aproximadamente 12% do que o minigame completo oferece. Mas para prosseguir no jogo, ajudando Rusty a cuidar de sua ruína familiar ao comprar novos minigames dele, é preciso fazer o que para muitos pode ser assustador à primeira vista: brincar com dinheiro de verdade. A boa notícia, contudo, é que as circunstâncias familiares pressionam o vendedor canino e o colocam numa posição onde ele considera a possibilidade de negociar descontos com você.Assim que você decidir adquirir a versão completa de Bat & Switch ou de algum outro minigame na loja de Rusty, uma das partes mais inovadoras do jogo começa, a de negociação. Através do uso das açucaradas rosquinhas e da astúcia do filhote de Rusty que você adotou, você pode convencê-lo a oferecer descontos nos seus jogos que, por padrão, tem um preço inicial fixo e igual para todos. Oferecendo os itens corretos e respondendo de forma convincente aos diálogos, Rusty pode fazer o preço de seus jogos cair até uma média de 80% de desconto.
Você pode tentar barganhar enquanto tiver rosquinhas o suficiente, mas não pode reduzir o preço dos minigames além de um certo ponto |
Uma vez que você atingir um preço satisfatório (ou o limite de desconto, como alertado pelo filhote adotado), você pode comprar aquele minigame através do balanço da Nintendo eShop pelo preço que você conseguiu. Além de destrancar mais um minigame, em determinados produtos isso também dará continuidade ao cômico drama de Rusty para cuidar de 9 bocas famintas em casa, motivando o jogador mais ainda a investir no jogo.
Minigames para cachorro
Para nossa sorte, todos os minigames vendidos por Rusty seguem uma forma padronizada de conteúdo, mudando apenas as regras, situações e controles com que são jogados. Todos os minigames contam com três modos de jogo: Challenges, Hi-Score Derby A e Hi-Score Derby B.Challenges apresentam cinco variações diferentes (chamadas de estágios) do mesmo minigame, cada uma com cinco níveis de dificuldade. No exemplo da demo Bat & Switch, existem variações que você deve rebater a bola contra OVNIs, se atentar a arremessos rápidos (fastballs) ou enfrentar mais de um arremessador. Essas 25 fases podem ser duplicadas para 50 uma vez que você concluir todos os níveis de dificuldade de três estágios diferentes ou concluir os três níveis de dificuldade iniciais de todos os cinco estágios, liberando 25 fases bônus com estágios ainda mais caóticos e uma dificuldade ainda mais elevada.
Hi-Score Derby A e B são modos em estilo arcade que te colocam em uma partida sem fim (endless) em busca do recorde de pontos. O lado A geralmente é composto por uma partida ilimitada onde as variações de regras vistas no modo Challanges são aplicadas em tempo real e, por isso, muitas vezes oferece até três chances recuperáveis para se errar. Enquanto isso, o lado B geralmente traz uma partida sem fim e sem mudanças de mecânica onde apenas a velocidade ou a dificuldade do desafio gradualmente aumentam e um erro conduz a um Game Over instantâneo. A função Streetpass é utilizada primariamente nesses modos de jogo, para comparar e disputar os recordes de pontuações com amigos.
Com a exceção de Bat Master, todos os minigames seguem essa estrutura de modos de jogo |
- Bat & Switch é um minigame da categoria Hitting que oferece a sensação prazerosa de rebater as bolinhas de beisebol com o taco. Nesse jogo, o foco está na rebatida constante das bolinhas e se concentra em ensinar o jogador a manter o ritmo de suas rebatidas mesmo em situações adversas.
- Cage Match é o segundo minigame da categoria Hitting que, ao contrário de Bat & Switch, traz uma orientação mais tática às rebatidas. Aqui, é mais importante diferenciar os vários efeitos aplicados sobre a bola, como Screwballs e Sliders, e como rebatê-los da forma correta, além de reconhecer quando a bola está na zona permitida de um Strike ou está fora do alcance do rebatedor (as chamadas Balls).
- Drop & Pop é um minigame da categoria Reflexes que se concentra na ordem correta de pneus empilhados a ser rebatida. Cada cor representa um dos botões ABXY ou do direcional, e o objetivo é arremessar todo o pilar de pneus no menos tempo possível;
- Volley Bats é o segundo minigame da categoria Reflexes que coloca o jogador no papel duplo de dois rebatedores tentando tocar a bola um de volta ao outro como se fosse uma peteca. Um jogador é controlado pelo direcional esquerdo enquanto o outro é controlado pelo botão A.
- Quick Catch é um minigame da categoria Fielding que ensina o jogador a ter reflexos rápidos com as luvas de beisebol, mantendo um ritmo constante de arremessos da bolinha ou enganando o jogador com bolas espinhosas. Aqui, o jogo é controlado pelo Circle Pad.
- Feel the Glove é o segundo minigame da categoria Fielding e traz no nome exatamente o que propõe: que o jogador sinta-se vestindo a luva de beisebol. Para tanto, os desafios daqui são controlados pelo sensor de movimento do portátil em provas que testam a habilidade do jogador de pegar bolas altas e baixas.
- The Aim Game é o único minigame da categoria Vision e que cobre as habilidades de precisão envolvidas no beisebol tanto com o taco quanto com a bola. Aqui, tudo é uma questão de mira em desafios que te treinam para ter controle na direção das bolas rebatidas ou ser certeiro com os lançamentos de bolas, que também usam o sensor de movimento do Nintendo 3DS.
- Make the Call é o único minigame da caterogia Umpiring e que dá ao jogador um gostinho de como é ser um árbitro de beisebol. Os desafios ensinam a julgar corretamente jogadas suspeitas, separando-as por Ball ou Strike, usando a tela de toque para decidir sua opção. O minigame vai além, trazendo desafios onde você deve dizer o tipo de arremesso (como Splitters ou Fastballs).
- Gear Games é o único minigame da categoria Fun e que não traz nenhum desafio das quadras de beisebol ou lição a ser treinada. Ao invés disso, os jogos aqui se resumem a passatempos como fazer “embaixadinhas” com o taco através do sensor de movimento do portátil ou limpar as luvas através da tela de toque.
- Bat Master é um jogo, como o próprio Rusty alerta, diferente dos demais, porque não traz Challenges ou Hi-Score Derbys. Ao invés disso, Bat Master é um editor de tacos personalizados através da tela de toque, que podem ser testados depois de construídos e usados em outros minigames vendidos na loja. Por isso, o ideal é que você já tenha pelo menos um minigame da categoria Hitting. Você pode fazer formas impossíveis na madeira ou colorir com uma das oito cores disponíveis e guardar até três designs de tacos diferentes.
Enquanto o modo Challanges oferece carimbos pela sua dedicação, os modos Hi-Score Derby A e B podem destrancam vestimentas secretas dependendo da sua pontuação |
Um simulador dos costumes gamers
Se existe, hoje em dia, um modelo de vendas mais deturpado e deteriorado no mercado de jogos, esse modelo é o Free-to-Play. Originado dos MMORPGs, esse modelo de vendas se baseia na forma de atrair jogadores sem nenhum custo de compra e, ao invés disso, lucrando através de microtransações, como skins cosméticas, itens melhores ou funções e modos apenas para pagantes. Hoje em dia, os jogos casuais e de redes sociais são o ápice desse modelo e já infestam até mesmo o ambiente mobile. O problema desse modelo de vendas é que ele geralmente segrega os jogadores, seja por itens injustamente melhores, visuais mais atrativos ou seções acessíveis apenas por assinantes. A dependência do jogador é um elemento vital para o funcionamento desse sistema, e é exatamente nesse ponto que Rusty’s Real Deal Baseball se supera e triunfa.Pense por um instante: por que você é motivado a comprar jogos novos? Bem, certamente por vários motivos, mas nenhum deles são “itens melhores” ou “modos exclusivos”. A artificialidade de como o modelo free-to-play foi usado até hoje é o que muitas vezes estraga esse parâmetro, segregando jogadores pagantes de não-pagantes. Mas esse problema é superado uma vez que você usa as motivações reais que levam o jogador a comprar um jogo de verdade como forma de monetizar o jogo. Em Rusty’s Real Deal Baseball, a Nintendo engenhosamente trabalha com essa motivação de comprar um jogo novo numa espécie de simulação em escala reduzida do que faríamos normalmente na vida real comparecendo a uma loja de jogos e adquirindo o mais novo título de Mario ou Link.
A diferença, nesse caso, é que todas as facilidades virtuais pré-estabelecidas do jogo, como “conceder” o console Nontendo 4DS gratuitamente, ter um “ponto de venda virtual” logo do lado de casa ou até mesmo negociar o próprio preço dos minigames, trazem uma ilusão muito bem justificada de que vale a pena investir o seu dinheiro de verdade em jogos “de mentira”. Ainda assim, felizmente, todos os minigames que Rusty oferece também têm uma qualidade gráfica e sonora exemplar e fator replay quase infinito graças ao modo Hi-Score Derby, então o valor real de Rusty’s Real Deal Baseball não só é manipulado para parecer um bom negócio e sim comprovado, também, na experiência individual dos minigames. A satisfação que cada um deles traz é o gatilho perfeito para realizar novas microtransações com Rusty, o que cria um ciclo de compra e uso contínuo que praticamente imita os costumes dos jogadores na vida real, e que, de certa forma, é muito mais eficaz do que a necessidade maquiada ou da comunicação mascarada do real valor do conteúdo, tão disseminados nos outros jogos Free-to-Play, e geradores da má fama desse gênero por parte dos próprios consumidores.
A chance de pagar por experiências individuais por um preço que reflete seu empenho no jogo é a grande sacada aqui |
Disponível agora mesmo no eShop, Rusty’s Real Deal Baseball é uma ótima pedida para os interessados em beisebol ou até mesmo para os donos de Nintendo 3DS procurando por uma coletânia de minigames de bom valor. O fato de você poder decidir quais partes do jogo comprar só ajuda a reduzir o preço, então não se intimide de precisar gastar para descobrir por si mesmo a genialidade da aplicação do modelo Free-to-Play realizado durante o jogo que deixa até mesmo títulos da própria Nintendo, como Steel Diver: Sub Wars, no chinelo. Acesse o eShop, baixe a demo, experimente e descubra que Rusty’s Real Deal Baseball está longe de ser uma bola fora!
Prós:
- Minigames viciantes, de alta qualidade e variedade
- Personagens carismáticos que te motivam ainda mais a continuar investindo no jogo
- A demonstração da Nintendo que prova que Free-to-Play ainda pode, sim, funcionar
Contras:
- Alguns minigames são piores que outros mas custam o mesmo preço
- Pouca interação através do Streetpass
- Preço completo um tanto quanto salgado
Rusty's Real Deal Baseball - Nintendo 3DS - Nota: 8.5