Com lançamento programado para o dia 14 de março, Yoshi’s New Island traz tudo o que fez de seu antecessor um dos maiores sucessos do Super Nintendo. Desenhos leves e joviais, overdose de fofura e a jogabilidade que foi consagrada na época já podem fazer os fãs aguardarem ansiosamente, mas antes disso vejamos o que o título tem a nos oferecer de novo.
Evolução gráfica, mas mantendo as origens
Nota-se desde o princípio que Yoshi’s New Island é uma sequência inconfundível. Apesar da óbvia evolução no gráfico dos personagens e cenários, tudo ainda parece ter sido desenhado à mão, abusando das canetinhas e do giz de cera. A nova ilha, Egg Island, possuirá áreas com temáticas diversas, e os Yoshis terão de se aventurar por florestas, colinas e cavernas, entre outros.A parte sonora ajuda a transmitir o clima do jogo, tocada em boa parte no piano e acompanhada por um singelo assobio. Tenho a impressão de que não irá demorar muito para que estejamos assobiando o tema principal pelas ruas.
Métodos de controle para todos os gostos
O novo jogo de Yoshi e sua turma contará com esquemas diferenciados de controle, tanto para a movimentação quanto para o lançamento de ovos. Duas configurações para os saltos e movimentos estarão disponíveis, e irão alterar qual botão será usado para ativar a mira. Tudo leva a crer que estas opções são relativas à mão dominante do jogador. Nintendo, muito obrigado por lembrar de nós, os canhotos.Três modos de mirar e lançar ovos estarão disponíveis: Hasty, Patient e Gyrosensor. Hasty é a maneira clássica utilizada no jogo anterior, no qual segurar o botão R fazia com que a mira aparecesse na tela e o ovo fosse lançado ao soltar o comando. No esquema Patient, dois toques serão necessários, um para abrir a mira e outro para lançar. Já o Gyrosensor utiliza a movimentação do próprio portátil para mirar através do giroscópio embutido.
Yoshi: um dinossauro ou um avestruz?
Não são só os Pokémon que ficam Mega. Em Yoshi’s New Island, o dinossauro também poderá absorver inimigos de proporções gigantescas e transformá-los em ovos que fariam inveja até a um avestruz. Não é necessário dizer que esses “ovões” deixarão um rastro de destruição por onde eles atravessarem.Junto a isso, teremos novas ferramentas para facilitar a jogatina. Uma delas é um binóculo acessado pela tela de toque que servirá para examinar as redondezas. Tal ferramenta será útil para encontrar segredos ou até mesmo calcular a trajetória de lançamento de um dos ovos.
Temos um novo Transformer
O universo Nintendo é recheado de personagens versáteis: desde um grupo de animais que pilotam caças espaciais até uma bolota rosa que absorve o poder de seus inimigos. Agora chegou a vez de Yoshi assumir novas formas e agregar valor à jogabilidade. Dentre elas, o dinossauro poderá se tornar em um carro durante um estágio que se passa dentro de uma caverna (à la Donkey Kong Country) ou transformar-se em helicóptero e voar pelos céus de Egg Island.Yoshi’s New Island será um título que promete trazer lembranças muito queridas por quem jogou seu antecessor durante a infância. Porém, novas formas de se controlar e as adições à jogabilidade prometem torná-lo mais do que apenas um produto reciclado de uma ideia que funcionou no passado.
Yoshi’s New Island (3DS)Desenvolvimento: ArzestGênero: PlataformaLançamento: 14 de março de 2014Expectativa: 4/5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Silva