Diancie, Hoenn, Pokémon Bank - Resumo de fevereiro

Diancie, o novo Pokémon; a forte possibilidade do remake de Ruby/Sapphire; o lançamento do Pokémon Bank no ocidente. Esse foi nosso mês no mundo Pokémon

em 05/03/2014
Como estão suas metas para o ano de 2014? Dois meses já passaram! Pouco mais de um ano atrás nós recebemos a notícia de que Pokémon X e Pokémon Y seriam os novos títulos da franquia que nos apresentariam a sexta geração. Há quase seis meses que estamos com esses jogos em mãos, e com isso tivemos a oportunidade de voltar a jogar Pokémon (quem não jogava desde Red/Blue ou Gold/Silver), estudar a nova geração e compartilhar experiências com nossos amigos. Mas nossa aventura por Kalos ainda não acabou! Hoje temos relevantes novidades sobre as semanas recentes.

Diancie, o "novo" Pokémon

No começo do mês o Pokémon chamado Diancie foi revelado pela revista CoroCoro. Esse Pokémon é do tipo Rock/Fairy, é o número 151 da Central Kalos Dex ou 719 da National Dex. Diancie será astro do próximo longa-metragem dos monstrinhos de bolso, "The Cocoon of Destruction". E é isso.

Vamos começar com algumas teorias e boatos? Anularemos então as teorias de que Diancie é uma evolução de Carbink (que também é Rock/Fairy), pois até hoje não temos nenhum Pokémon comum que evolui para um lendário. "Até hoje" - claro, pode ser que aconteça dessa vez, mas vamos evitar alimentar essa ilusão para evitar frustrações. Pode existir uma relação como a de Manaphy e Phione? Sim, pode; porém é pouco provável, considerando que Phione não é obtido de outra maneira, e esse não é o caso de Carbink. Sendo honesto, eu espero uma relação similar de Mew com Mewtwo: Diancie ser o "original" e os Carbinks serem "os descendentes distantes".

Um detalhe me chamou atenção, quando o filme foi divulgado ano passado, o foco girava a cerca das Mega Evolutions e agora sabemos que Diancie terá uma participação relevante no filme. Pelos jogos sabemos que a Mega Evolution é possível em Kalos em razão do cristal que fica em Anistar City. Eu fico pensando se Diancie, que é muito similar ao cristal, tem alguma relação com as Mega Evolutions. Bem, isso descobriremos em julho com a estreia do filme.

O que alguns de vocês podem não saber é que essas informações já foram divulgadas entre novembro e dezembro do ano passado. O programador francês que atende pelo pseudônimo de Smealum quebrou o código do jogo pouco depois do lançamento e encontrou informações não apenas sobre Diancie, mas sobre outros Pokémon. Na época as informações foram questionadas por muitos puritanos (aqueles contra qualquer "hacking activity") e até julgadas como falsas. Hoje, com a confirmação oficial de Diancie, podemos dar algum crédito para as descobertas dele?

Ele descobriu que Diancie tem um golpe exclusivo chamado Diamond Storm: ele é rock-type, physical, 100 de dano base e 95% de precisão. Apesar do baixo HP (pouco mais de 200), Diancie tem pouco mais de 300 em ambas defesas. Além disso, ele encontrou Hoopa e Volcanion. Hoopa é Psychic/Ghost e seu golpe é Hyperscape Hole, psychic-type, special, 80 de dano base e nunca falha. Esse golpe funciona de maneira similar ao Phantom Force por ignorar Protect/Detect. Hoopa não tem bons atributos físicos, mas seus atributos especiais são interessantes. Por fim temos Volcanion que é Water/Fire (que combinação estranha, não?) e seu golpe exclusivo é Steam Eruption que é special, water-type, 110 de dano base (Oh!) e tem 95% de precisão (já é mais atrativo que Hydro Pump). Assim como Scald, esse golpe tem chance de causar burn. Volcanion tem atributos bem equilibrados, então é difícil dizer se ele será physical ou special, dependerá de seu movepool (ele aprende Flare Blitz e Overheat).

Então sabemos que além de Diancie, logo teremos filmes sobre Hoopa e Volcanion.

Pokémon R e Pokémon S

Eu já disse aqui mais de uma vez: se existir um remake de Pokémon Ruby/Sapphire, eu acredito que ele chamar-se-á Pokémon R e Pokémon S. Apesar disso, eu não tenho tantas esperanças no tal remake. As versões FireRed, LeafGreen, HeartGold e SoulSilver foram necessárias para recuperar totalmente o que foi perdido na ausência de compatibilidade entre Ruby/Sapphire e os títulos anteriores. Mesmo que esses jogos já tenham dez anos, quem vemos clamando pelos tais remakes é aquele público que iniciou suas aventuras nos jogos Pokémon em Ruby/Sapphire. É compreensível que aquela sendo sua primeira versão, eles tenham um carinho especial por esses títulos e desejem tanto um remake. Mas como disse, não é necessário. Porém, existe a possibilidade.

Considerando que as descobertas de Smealum são reais, não podemos esquecer que ele também descobriu Mega Latias e Mega Latios. Ambos tinham a mesma aparência, o que pode ser um erro do jogo pelos Pokémon estarem sendo acessados de maneira irregular, mas não retirar o fato de que eles estão ali no código do jogo. Recentemente alguns "hackers" (não é o nome certo, mas vamos chamá-los assim) publicaram vídeos desses dois Pokémon em combate. Foi possível acessar as Mega Stones necessárias para essa evolução, mas não foram encontradas informações sobre elas nos locais que temos acesso em Kalos. Em adição, foi descoberta por essa mesma comunidade a existência de alguns locais em Kalos que não são acessíveis ainda: alguns estão escondidos nos jogos X/Y, outros são registrados como Kalos mas não estão nos jogos X/Y. Esses lugares podem ser da futura "Pokémon Z" (ou "Zero", como é suposto por alguns) ou até mesmo como uma extensão de Hoenn (lembram das Sevii Island em FireRed/LeafGreen?), considerando um remake para 3DS dentro da sexta geração. Mas tudo ainda está muito vago e carece de respostas. Aparentemente, o trem (?) de Coumarine City dá acesso a outro local (desconhecido ainda, mas pode ser algum dos locais escondidos de X/Y).

Uma coisa é certa: não vamos alimentar esperanças sobre o tal remake. Vamos esperar. Pode ser que aconteça, e se acontecer, já saberemos onde Mega Latios e Mega Latias serão obtidos.

Pokémon Bank

Com cerca de um mês de atraso, o tão esperado Pokémon Bank chega aos portáteis ocidentais. Apesar da Nintendo ter sido bem discreta sobre esse atraso em suas mídias sociais, você pode ver tópicos e mais tópicos em diversos fóruns. O mais engraçado dessa história é que aquele público que tanto reclamava pela demora do Pokémon Bank é quase o mesmo público que hoje reclama de Pokémon que vieram de outras versões serem possivelmente hackeados. Pobre Nintendo, seu público sempre encontra um ponto para reclamar. Mas se você estava em uma caverna sem sinal de WiFi e não conhece o Pokémon Bank, podemos resumir: é um programa que permite gerenciar seus Pokémon como as boxes que temos nos jogos. Ele tem uma quantidade de boxes muito superior ao que temos no jogo e é possível catalogar e organizar melhor seus Pokémon. Vendo por esse lado, o que realmente traz Pokémon de outras versões é o Poké Transporter, um software de apoio ao Pokémon Bank, que permite armazenar Pokémon de suas versões antigas no Pokémon Bank (que é um software para X/Y).

Diferente do Pokémon Box (GameCube) ou Pokémon Ranch (Wii), o Pokémon Bank parece ter a ambição de ser permanente, não ser um software apenas para essa geração. A ideia é ser capaz de receber atualizações para jogos futuros e até, quem sabe, ser executado em outras plataformas como o Wii U ou um futuro portátil. Se ele seguir essa linha pode ser bem promissor. Ele começou distribuindo um Celebi, mas em uma revista oriental, cerca de um mês atrás, já iniciou uma votação sobre qual deve ser o próximo Pokémon a ser distribuído. Como eu já havia comentado meses atrás, eu acredito que essa será a proposta para segurar os assinantes, distribuir alguns Pokémon com golpes exclusivos de tempos em tempos - o que não é uma má ideia ao meu ver. Mas se você já sabe o que é o Pokémon Bank e já transferiu seus Pokémon para Kalos, pode estar um pouco perdido sobre mecânicas antigas nos jogos novos. Por exemplo, como fundir Kyurem com Zekrom ou Reshiram em Kalos, já que não é possível transferir fundido? Vamos resolver isso hoje.

Ao norte da pequena cidade de Kiloude City há uma Punk Girl (no interior da casa, lado direito) que fala sobre Kyurem. Conversando com ela enquanto tem Kyurem em sua equipe, ela te entregará o DNA Splicers (e não me perguntem como uma NPC que nunca viu Kyurem tem esse item) e seus problemas sobre Black Kyurem e White Kyurem estarão resolvidos. Em Ambrette Town, aquela cidade antes do Rock Gym, há um laboratório de fósseis. No canto esquerdo superior deste local é possível ver uma prateleira com cinco meteoritos. Eles servem para trocar as formas de Deoxys, enquanto o Hiker na frente dessas prateleiras te entregará os Drives de Genesect caso você tenha um em sua equipe. Em Snowbelle City, cidade do último ginásio, há uma garota no Pokémon Center, perto do "shop" do Pokémon Center. Ela te entregará uma Glacidea Flower caso você tenha um Shaymin contigo. Vale lembrar que Shaymin apenas pode ser transformada em sua Sky Form entre oito da manhã e cinco da tarde. Ainda em Snowbelle City, acima do Pokémon Center, há uma casa na qual o rapaz ensinará os golpes especiais de Keldeo e Meloetta, caso você tenha algum deles. Por fim, na Reflection Cave, aquela caverna cheia de espelhos que fica antes de Shalour City, há uma cientista perto da saída da caverna. Ela te entregará o item para mudar as formas de Thundurus, Tornadus e Landorus entre Incarnate e Therian. Esqueci algum? Caso sim, não deixe de compartilhar nos comentários.
Pode ser chato de minha parte, mas eu não gosto tanto da ideia de existirem Pokémon lendários nos jogos. Eles dizem ser lendários, mas a criança de quase dez anos (seu personagem) domestica eles. Eu gostaria que lendários fossem obtidos apenas por eventos como aconteceu com Mew nas primeiras versões. Agora, com Diancie, temos uma situação similar: espero que ele não seja obtido por meio de um update no jogo que insira ele como capturável. Como disse, sei que pode ser chato de minha parte pensar assim, mas creio que seria uma maneira de tornar as lendas realmente lendas, Pokémon incomuns e raros. Ainda assim, se alguém joga um Arceus em combate, poucos pessoas ficam surpresas como "nossa, ele tem um Arceus!" (e ele não é capturável como Articuno, por exemplo)

Ask Me-owth

Há algum tempo que não publico uma coluna com Ask Me-owth, não? Alguns textos sobre os tipos têm ficado muito grandes, então optei pelo formato sem Curiosidade da Semana e sem Ask Me-owth para poupá-los. Em contrapartida, temos reunido perguntas interessantes das semanas recentes para respondê-las em um único texto. Voltarei com esse formado (como de hoje) assim que terminarmos sobre os tipos. E para você que chegou agora e não sabe o que é o Ask Me-owth: sem desculpas! Camarossi ainda tem usado o Ask Me-owth regularmente no Competitivo 101. Mas bem, sei que pode ser difícil esperar semanas para ter aquela simples resposta, então, encontrei uma solução: Ask.fm. Criei um perfil no Ask.fm para responder perguntas. Claro que lá as respostas podem vir com uma velocidade muito mais rápida e prática do que esperar a coluna da próxima semana. No mais, podem perguntar sobre outros pontos além de Pokémon (especialmente indústria de games em geral, cenário competitivo de outros jogos, etc) que caso eu possa ajudá-los, assim o farei. Ou twitter, já que fico mais por lá do que Facebook.

Por fim, não vamos nos prolongar: perguntas!
Wagner Daniel: eu estiu tentando fazer uma boa altaria pra usa vcs da gameblast tem alguma dica  eu quero ela   especial ataque por ter uma melhor opção de moves
Sheen: Altaria tem um potencial defensivo relevante, mas sua speed também não deixa a desejar. Você pode usar um ou dois golpes (special based), mas aconselho que coloque um ou dois golpes de status, pois ele serve como um bom suporte (considere também sua ability Natural Cure). Em sugestão, posso citar para você dar uma atenção para Haze (e pegar oponentes de surpresa) e Roost (perfeito contra electric moves), além de Flamethrower ser uma boa opção considerando sua desvantagem ofensiva contra steel-type e a quantidade desses Pokémon ter aumentado por causa dos fairy-type. Não precisa usar esses três golpes no mesmo moveset, mas dê uma atenção especial para eles, são bem úteis no Altaria.
Guilherme Hentz: Como assim, Latios e Latias terão mega-evolução? Tem um easter-egg ou é um rumor idiota?
Sheen: Em uma pesquisa breve pela internet é possível encontrar imagens e, recentemente, até vídeos sobre Mega Latios e Mega Latias. Claro, você pode pensar serem informações falsas e eu não tiro sua razão: não é difícil gerar uma imagem falsa, já vi até imagem de "Mega Arceus" como cena do jogo. Mas considerando que quem divulgou sobre Diancie em novembro estava certo (agora com a confirmação oficial) podemos dar um crédito para outras descobertas dele, incluindo as Megas de Latios e Latias. Mesmo por meio do PowerSave, eles ainda estão vindo "iguais" o que, como eu disse, acredito ser um erro do jogo por estarem sendo obtidos de modo ilegal, mas é um fato que eles estão no código do jogo. Em adição, devo citar que ele encontrou uma nova forma de Vivillon, Floette de AZ (aquela escura que aparece na história) e outras coisinhas. Sobre o AZ's Floette, ela está sendo estudada atualmente: o que sabemos até agora é que ela não pode evoluir para Florges, tem atributos maiores que de uma Florges, ela é uma "forma" de Floette por causa da flor que segura e catalogação na Pokédex e ela tem um golpe exclusivo muito poderoso, mas falaremos mais sobre ela em outra ocasião.
Marco Oliveira: vocês vão continuar com as aulas até quando? tem planos de colocarem analises de pokemons?
Sheen: Provável que tudo termine até fim de março, mas o que eu e Camarossi estamos fazendo é o básico do básico, em meados de abril ou maio o foco deve ser mais "maduro".
André Cristiano: A ability Prankster da prioridade para os ataques que não causam dano (sword dance, leech seed e etc) ou movimentos que causam status negativos (thunder wave, poison powder e etc)?
Sheen: Ambos. Golpes têm três categorias: physical, special e status. Essa categoria você pode ver nas informações do golpe no menu. Esses golpes de status (geralmente não causam dano direto) são os que recebem prioridade pelo Prankster. Para mais informações sobre prioridade você pode ler aqui.
Alvaro Almonfrey: Estu tentando breedar um toxicroak competitivo,que ataques você recomenda?
Sheen: Toxicroak, boa escolha. Primeiro eu aconselharia a usar Poison Touch, a hidden ability, já que ela concede aos seus golpes de contato uma chance de 20% de causar a condição poison ao oponente. Lembre-se: golpes físicos nem sempre são golpes de contato! Para entender melhor sobre "contato" e "distância", leia esse texto. Qualquer dúvida que tiver, basta mandar nos comentários ou no Ask.fm. Com isso em mente, escolha quatro golpes que realizem contato para usar ao máximo o efeito da ability. Não há mal algum em aproveitar os dois STAB, especialmente nesse cenário cheio de fadas. Eu aconselho você a dar uma atenção especial para Sucker Punch para pegar caras mais rápidos que você e Fake Out (breeding por Sableye, Hariyama ou Mienshao) por além de deixar o oponente flinched, é contato, então terá chance de deixar ele poisoned por causa da ability. Considerando que Alakazam (exemplo) raramente terá Inner Focus, você pode enviar seu Toxicroak após ele matar algum de seus Pokémon. Toxicroak entra, Fake Out (já quebra Focus Sash, caso Alakazam esteja usando) e Sucker Punch, fim.
Thiago Lopes: Eu ainda não consegui entender como resgatar o Pokémon do PokeBank
Sheen: Você chegou a baixar o Poké Transporter, Thiago? Li que sua dúvida era sobre como obter o Celebi, mas ele deve ser entregue em sua primeira conexão com o jogo. Você recebe ele pela opção "Pokémon Link" no menu inicial.
Marcelino Castiglioni: Qual a relação de Diance e Carbink?
Sheen: Oficialmente (até o momento), nenhuma. Teremos mais detalhes no filme desse ano.


Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Silva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.