Saiba mais sobre a Spirit Flute, a flauta mágica que ressoa as melodias de Link em Spirit Tracks

Mais do que apenas uma simples flauta, esse instrumento mágico tem poderes extraordinários,

em 22/02/2014
Instrumentos musicais estão presentes nas jornadas de Link desde que o jovem experimentou viajar no tempo e no espaço utilizando o poder mágico da ocarina sagrada em Ocarina of Time. Desde então, outros artefatos que produziam melodias poderosas têm ajudado o herói do gorro verde a enfrentar outros desafios, como a incrível Harp of Ages em Oracle of Ages. Dessa vez, é hora de conhecermos um pouco mais sobre toda a história por detrás de um dos instrumentos mais poderosos que já passaram pelas mãos do jovem guerreiro: a Spirit Flute. Com seu poder e suas canções suaves, mas poderosas, é possível não apenas combater o mal, mas restaurar todo o poder mágico que corre através das linhas ferroviárias da Nova Hyrule.
CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou Spirit Tracks. Leia por sua conta e risco!

O Som dos Espíritos

Criada com o poder dos Espíritos que protegem o reino de Nova Hyrule e guardada pela tribo dos Lokomos, a Spirit Flute é uma flauta mágica de poderes extraordinários. Anjean, o mais antigos dos sábios Lokomos, confiou esse instrumento de grande poder, há muito tempo a Tetra - a reencarnação de Zelda durante os eventos de Wind Waker e Phantom Hourglass - assim que a jovem chegou a essa distante terra para fundar um novo lar. Sabe-se que Tetra era a avó da Zelda que se conhece durante as aventuras em Spirit Tracks e a Spirit Flute tem sido preservada pela família real com extremo cuidado como uma verdadeira relíquia. Apesar de seu poder ser negligenciado por muitos, a flauta desempenharia um papel muito importante nos eventos futuros.
Anjean, o maís sábio entre os Lokomos, confiou há muito tempo atrás a Tetra a Spirit Flute. Agora ele precisa ensinar a jovem Zelda e o bravo Link a como utilizar esse instrumento mágico.
A Spirit Flute possui uma aparência simples, de uma flauta feita artesanalmente e que se assemelha muito as que os sátiros utilizavam para encantar as ninfas, na Mitologia Grega. A jovem Zelda se lembra que sempre que estava assustada, sua avó tocava para acalmá-la. Quando o pior acontece e corpo da jovem princesa de Hyrule é raptado pelo malvado Cole com o propósito de ressuscitar o terrível Rei Demônio Malladus, Zelda, mesmo sob a forma de um espírito, não pensa duas vezes e entrega o instrumento mágico a Link. É através de seu uso que a dupla poderá encontrar uma forma de restaurar as Spirit Tracks e realinhar a Spirit Tower, antes que o mal caia sobre Nova Hyrule.
Ao energizar cada Stone Tablet que Link obtém em um andar da Spirit Tower com o poder das canções Lokomos através da Spirit Flute, os trilhos das Spirit Tracks são restaurados ao longo do reino.
Uma das características mais importantes na Spirit Flute é a maneira como ela é utilizada pelo jogador, proporcionando um nível de interação maior entre ela e Link. Não são necessários botões ou analógicos para tocar o instrumento, pois utilizando componentes do Nintendo DS, o jogador pode utilizar a flauta movendo os bucais com a stylus na tela inferior e soprando-os através do sensor do microfone. Devido ao alto grau de sensibilidade dos componentes, é necessário ser preciso nos movimentos para não errar o compasso da música ou a intensidade do sopro, pois se a canção não for tocada corretamente, a mágica não acontecerá.

De nota em nota se faz uma melodia

O verdadeiro poder da Spirit Flute está na sua capacidade de canalizar o poder dos Espíritos que protegem Nova Hyrule. Por causa disso, ao tocar as canções dos sábios Lokomos, Link é capaz de restaurar partes específicas da linhas ferroviárias do reino que haviam desaparecido com o abalo na Spirit Tower. Isso ocorre porque o instrumento pode transmitir sua energia através dos Stones Tablets (que representam partes do mapa ferroviário e estão escondidos em cada andar da Spirit Tower), assim restaurando as Spirit Tracks. Cada canção tem uma melodia específica e é acompanhada por um instrumento diferente por cada Lokomo, como um violino, tambores ou um oboé. A Spirit Flute atinge o seu poder máximo durante o clímax da batalha final contra o terrível Malladus, no qual Zelda reúne o poder sagrado dos Espíritos em seu corpo e ensina a Link uma última melodia com sua própria voz, invocando o poder das canções dos Lokomos.
Além das canções que Link aprende com os Lokomos, existem antigas estátuas espalhadas por Nova Hyrule que, ao serem tocadas, emitem notas musicais. Ao repetir a sequência de acordes, o jovem herói é capaz de tocar uma nova canção no instrumento mágico. Seguem abaixo as outras melodias que podem ser aprendidas ao longo da aventura de Link:
  • Song of Awakening: Ao tocá-la, Link é capaz de acordar as Gossip Stones e, assim obter dicas sobre os locais onde se encontram baús contendo itens valiosos;
  • Song of Healing: Essa é a melodia mais útil em momentos críticos. Ao tocá-la, uma fada aparece para restabelecer toda a energia vital de Link. Mas cuidado, a preciosa amiguinha avisa o corajoso guerreiro que só poderá ajudá-lo apenas uma vez em cada dungeon. Portanto, utilize essa canção com sabedoria;
  • Song of Discovery: Uma melodia que faria qualquer caçador de tesouros muito feliz, pois ao tocá-la, qualquer baú que estiver escondido ou enterrado próximo a Link aparecerá, revelando-lhe algum item importante;
  • Song of Birds: Semelhante ao canto dos pássaros, a canção é capaz de chamar pássaros para perto de Link e é de muita utilidade para chamar a atenção de um Lokomo que parece perdido entre as nuvens e seus amiguinhos com penas;
  • Song of Light: Essa melodia é muito útil para resolver diversos puzzles em Spirit Tracks, principalmente aqueles que têm o propósito de ativar mecanismos para abrir portas. Ao tocá-la, cristais gigantes em forma de diamante emitem um feixe de luz azul contínuo que pode ser utilizado para apontar em estátuas ou outros objetos.
Um detalhe interessante da Spirit Flute é que a cor de cada bucal representa um sábio Lokomo. Verde, branco, azul, vermelho e amarelo para cada Lokomo que guarda um santuário do reino e roxo para Anjean. A forma como as cores dos bucais estão dispostas também correspondem a cada reino que Link visita em sua aventura, na seguinte ordem: Verde (Floresta), Branco (Gelo), Azul (Oceano), Vermelho (Fogo), Amarelo (Areia) e Roxo (Escuridão). Depois que a jornada de Link e Zelda termina e a ameaça de Malladus é erradicada, o paradeiro da Spirit Flute é incerto, mas provavelmente o instrumento volta a permanecer aos cuidados dos membros da Família Real de Nova Hyrule, representando que os Espíritos sempre estariam olhando e protegendo esse reino tão vasto.

Revisão: Luigi Santana
Capa: Rafael Lam
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).