3DS

No DLC de Ace Attorney Dual Destinies (3DS), Turnabout Reclaimed, defenda uma orca no tribunal!

em 26/01/2014

Ace Attorney sempre foi uma franquia muito interessante desde seu primeiro título. Entretanto, não só sua franquia principal como também s... (por HugoH2P em 26/01/2014, via Nintendo Blast)

Ace Attorney sempre foi uma franquia muito interessante desde seu primeiro título. Entretanto, não só sua franquia principal como também seus spin-offs sofrem com a quase absoluta falta de fator replay, isto é, todos os jogos da série carecem de algo que nos motive a jogá-los novamente. Isso se dá porque, uma vez resolvido um caso de crime de qualquer um desses jogos, você já sabe o que fazer para solucionar novamente este mesmo caso. Então, a partir da segunda vez que você for se aventurar no jogo, não passará de um burocrático aperto de botões, algo até mais entediante do que um tribunal na vida real. Pensando nisso, a Capcom nos presenteou em Phoenix Wright Ace Attorney: Dual Destinies com a possibilidade de comprar o DLC de um caso novo, mantendo, assim, o jogo fresco por um período maior de tempo.

O triunfal retorno de Phoenix

Nomeado Turnabout Reclaimed, o DLC serve como uma espécie de epílogo para explicar o retorno de Phoenix Wright à corte, logo após readquirir sua insígnia de advogado. Embora, cronologicamente, a nova história se encaixe entre os casos Monstrous Turnabout e Turnabout Academy, ela tem pouquíssimo envolvimento com a trama principal de AA5, servindo mais como um daqueles casos “fillers” que sempre existiram nos jogos da franquia (como o Samurai Turnabout em AA1, Recipe for Turnabout em AA3 e até mesmo Monstrous Turnabout, no próprio AA5). Sendo assim, o caso deste DLC pode ser aproveitado separadamente do jogo principal, independentemente de o jogador já ter

completado a história de Dual Destinies ou não.


Embora se trate de um caso que tem pouca relação com o enredo principal (as únicas relações são a volta de Phoenix à corte, a reativação da Magatama de Wright por Perls e o primeiro duelo entre Wright e Blackquill), não se deixe enganar: Reclaimed conta com um enredo interessantíssimo e super envolvente! Com uma duração satisfatória, de quase uma hora para cada dólar gasto (totalizando algo em torno de seis horas e seis dólares), o novo caso conta com as principais mecânicas apresentadas em Dual Destinies: investigação de cenas de crime,  conversas com testemunhas, descobertas de pistas e segredos com a Magatama, a utilização de Luminol para encontrar resíduos de sangue e, em corte, a interrogação de suspeitos, a apresentação de evidências e a utilização do Widget para ler as emoções contraditórias de quem estiver no palanque dando seu depoimento.
Depois de um papagaio,  sobe ao palanque uma baleia assassina

Uma reviravolta submarina

Embora o gameplay não fuja drasticamente do que nos foi apresentado no decorrer dos cinco casos que já vêm inclusos em Dual Destinies, em Turnabout Reclaimed você encontrará uma história hilária e, como de costume, cheia de reviravoltas. Após receber seu distintivo de volta e poder voltar a trabalhar como  advogado, Phoenix aceita um caso antes de conhecer o réu em questão, que, para sua surpresa, se trata de nada menos que uma baleia assassina! Orla Shipley, a orca em questão, foi acusada de assassinar o dono do aquário, Jack Shipley. A treinadora de Orla, Sasha Buckler, sabendo do histórico de Phoenix, foi até a Wright & Co. Anything Agency para conseguir justiça para sua amiga do fundo do mar.

As referências a assuntos de cultura geral estão espalhados aos montes
Com alguns dos personagens mais caricatos que a franquia já viu – desde um rapper, que não para de rimar nem nos testemunhos, até um veterinário mal-humorado que possui uma bebê pinguim vivendo no seu cabelo – Reclaimed consegue encantar o jogador com tanta maestria quanto (e, na minha opinião pessoal, até mais que) os casos originais de Dual Destinies. Apresentando um pouco mais de dificuldade que os outros cinco casos de AA5, o DLC conta com mais de quatro páginas de evidências e, felizmente, não guia o jogador pela mão como acontece nos casos principais, agradando aqueles que gostam de um certo desafio.

Quer dizer que... isso é SP.A.R.D.A!?
Não podemos deixar de mencionar as animações e a trilha sonora, que estão relacionadas intrinsecamente à trama. Quase que um mini musical, Turnabout Reclaimed conta com diversas cutscenes, das quais três são cantadas e magnificamente animadas. Tais cenas, além de belas, são tão
essenciais para resolver o caso que até se tornam evidência (o que abre a possibilidade de revê-las a qualquer momento). Como de costume, se o jogador completou a campanha original e o caso do DLC, ele pode entrar na seção de extras e rever os trechos animados e as artes apresentadas ao longo dos dois dias de julgamento e investigação.


Turnabout Reclaimed é uma reunião perfeita de todos os elementos e atrativos apresentados ao longo da aventura principal

Os últimos argumentos da defesa:

Turnabout Reclaimed tem um preço relativamente salgado para um DLC que dificilmente será jogado mais de uma vez. Ainda assim, a história envolvente, os personagens carismáticos, a dificuldade na medida certa, balanceada entre experientes e novatos, as animações soberbas e as seis horas de duração do novo caso fazem do conteúdo para download uma ótima pedida enquanto esperamos Phoenix voltar aos tribunais em Professor Layton vs Ace Attorney ou ficamos no aguardo da recém anunciada coletânea Ace Attorney123: Wright Selection chegar ao ocidente. Muito mais interessante do que pagar alguns dólares por outras roupas para os personagens, o DLC diverte e ainda tem um extra desbloqueável que traz uma boa dose de nostalgia para aqueles que jogaram Ace Attorney: Trials and Tribulations. Sem mais delongas, o veredito do DLC de Ace Attorney 5: Dual Destinies Turnabout Reclaimed é….

DEVEM COMPRAR!


Caso encerrado!...

Agora resta a pergunta: será que novos casos serão disponibilizados além deste?


Turnabout Reclaimed (Ace Attorney 5) - Nintendo 3DS - Nota: 9
Preço: US$5.99 (mais taxas) | Disponível via eShop e através do próprio jogo 

Capa: Wellington Aciole
Revisão: Samuel Coelho

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.