No mundo da triforce invertida, uma princesa quer salvar seu povo: Hilda, a contraparte de Zelda em Lorule

em 08/01/2014

“Meu nome é Princesa Hilda, e eu falhei com você de todas as formas possíveis. Eu sabia que Yuga planejava entrar no seu mundo para abduz... (por Amèlie Poulain em 08/01/2014, via Nintendo Blast)


“Meu nome é Princesa Hilda, e eu falhei com você de todas as formas possíveis. Eu sabia que Yuga planejava entrar no seu mundo para abduzir Zelda e os Sages. Eu… Eu não pude dete-lo.”

Em A Link Between Worlds (3DS) deparamo-nos com um mundo sombrio muito semelhante à Hyrule. Lorule, como é chamado, corresponderia ao Dark World de A Link to The Past (SNES), com escuridão, personagens decaídos e inimigos mais fortes do que em sua contraparte iluminada. A diferença principal está no fato de que Lorule, na verdade, é um reino que um dia foi pacífico e bonito, antes de cair na ruína. Este reino, portanto, possui um castelo e uma comandante, a Princesa Hilda.


Com nome e fisionomia parecida com Zelda, Hilda se diferencia por sua roupa e cabelos roxos, olhos castanho avermelhados e um cedro com uma pirâmide flutuante de base quadrada e invertida, com o desenho de triforces, também invertidas, em suas laterais.

O caminho de Hilda e Link se cruzam

Spoiler Alert: Este trecho contém revelações de enredo de A Link Between Worlds (3DS)
O mundo de Hilda corre perigo e somos levados a acreditar que o poder do vilão Yuga foi forte demais para Hilda, que o deixou escapar para Hyrule, onde pretende raptar os Sages e a Princesa Zelda, prendê-los em pinturas, roubar a triforce e, com esse poder, dominar e destruir os dois mundos.

Link se lança na aventura de salvar sua princesa, Zelda, e no caminho ganha um bracelete de Ravio, que lhe concede o poder de ficar bidimensional e andar por paredes. Graças a este artefato, ele vai parar em Lorule e se depara com Hilda, a quem também precisa ajudar para atingir seus objetivos heroicos. Hilda consegue se comunicar telepaticamente com Link e dá informações sobre as áreas de Lorule a serem exploradas.

Uma princesa indefesa?

A cada Sage salvo, uma cutscene mostra Hilda conversando com a imagem de Zelda presa na pintura. Descobrimos que Lorule já foi um reino tão amável quanto Hyrule, e que continha sua própria triforce. Após guerras pelo poder da triforce a realeza decidiu destrui-la por segurança, mas isso causou a decadência de Lorule.

Hilda diz para a imagem o quanto Zelda é sortuda pelo seu reino e por ter um herói como Link. Esse trecho deixa suspeitas de que Hilda é um pouco mais maliciosa do que se mostrou no início.

É preciso força para comandar um reino decaído

Essa desconfiança é confirmada depois que os Sages são salvos e vemos que Hilda estava todo o tempo ao lado de Yuga, apenas utilizando Link para trazer a triforce da coragem. Ela rouba a triforce de Zelda e a entrega ao vilão, deixando-o ainda mais forte contra Link, na esperança de reunir as três partes da triforce e com ela restaurar seu reino ao que era antes.

Altos sentimentos da realeza

Hilda então não é a princesa indefesa que imaginávamos, mas ela não esperava o óbvio. Yuga a estava usando e não pretendia abrir mão da triforce para salvar Lorule. Ele usou a inocência da princesa para trazer o poder para si e a mentira de Hilda se tornaria verdade: Yuga usaria o poder destruidor da Triforce contra Hyrule e Lorule, deixando Link sem opção a não ser enfrentá-lo.

Após a traição, Hilda se arrepende de suas artimanhas e envia Link e Zelda de volta para Hyrule em segurança, em um ato de aceitação da sua sina e redenção. Um momento de nobreza real.

Os opostos são, na verdade, semelhantes

Zelda se compadece da situação de Hilda e diz que como princesa, mesmo não aprovando sua atitude, compreende os sacrifícios de um governante em nome de seu povo. Nesse momento as diferenças e semelhanças das duas ficam ressaltadas, tanto em termos físicos, por estarem lado a lado, quanto de personalidade e principalmente em termos da sorte e destino de cada uma.

Dark Zelda?

Descobrimos também que Hilda possuia um herói como Link, o misterioso Ravio, que reaparece em Lorule e confessa ter fugido por não conseguir dissuadir a princesa de seus planos malignos. Ravio acaba tendo sua parte na salvação de Lorule, pois foi ele quem salvou Link de ficar preso na parede e o entregou o bracelete mágico. Hilda, consciente de seus erros, também perdoa Ravio, completando o ciclo da redenção.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.