Além de ser interessante por vários motivos históricos, mostrando como encontravam-se os rumos e a situação da Nintendo e de Miyamoto em finais do século XX, na última parte há uma informação particularmente surpreendente:
"Devo seguir em frente e falar um pouquinho sobre Mother 3? [EarthBound 64] A reação ao trailer e apresentação na SpaceWorld foi muito positiva. Ele está ficando muito bom agora. Acho que o progresso está a uns 80% atualmente. [...] Mother 3 parece bem novo, diferente. Eu sinto que é mais do que um RPG feito em 3D. Atualmente [1999] você tem, mais ou menos, dois tipos de jogos: aqueles que tem uma aparência de Super Nintendo, desenhado em belas perspectivas bidimensionais, ou aqueles que parecem o que há de mais novo em gráficos. Você vê esses tipos de jogos e sabe que são modernos. Mas há partes de Mother 3 que incluem gráficos que estão em uma classe completamente diferente. Estou bem ansioso por ele."
O cancelamento de EarthBound 64, como seria conhecido por aqui Mother 3, ainda é um dos episódios mal-contados da história da Nintendo. Até onde sabemos, o jogo seria lançado para o 64DD, o leitor de discos do console. Devido ao fracasso comercial do periférico, do qual o jogo utilizaria muitas características, os desenvolvedores não foram capazes de adaptá-lo suficientemente bem para os cartuchos comuns do console, abortando o lançamento, previsto para maio de 2000. Posteriormente parte do desenvolvimento foi aproveitado para o lançamento de uma versão exclusiva para o Japão de Mother 3 para GameBoy Advance.
Fonte: Nintendo World Report