Blast Files

Caso #011: um enigma diplomático — como humanos podem ser a família real do Reino dos Cogumelos?

Mistérios misteriosos de estranhos mistérios da indústria dos videogames... enigmas aparentemente insolúveis... teias de conspiração... m... (por Gabriel Toschi em 22/01/2014, via Nintendo Blast)

Mistérios misteriosos de estranhos mistérios da indústria dos videogames... enigmas aparentemente insolúveis... teias de conspiração... mitos e lendas urbanas... os arquivos secretos do entretenimento eletrônico... casos que o governo e as revistas de videogame negam ter conhecimento... esses são os Blast Files!

Existem vários reinos no nosso planeta, muitos nos universos mágicos dos videogames, mas apenas um é reconhecido facilmente por qualquer pessoa: o Reino dos Cogumelos. Situado dentro do Mushroom Universe, é onde a maior parte das aventuras de Mario e seus amigos se passam. Um reino lindo, próspero e sempre alvo dos ataques de Bowser. Isso todos nós já sabemos — e estamos cansados de sermos lembrados de novo, principalmente a parte do Bowser.

Esse reino só vai pra frente por causa do pulso firme da nossa querida Princesa Peach e é sobre ela que iremos falar hoje. O Reino dos Cogumelos é habitado por diversas espécies de criaturas, dentre quais, as mais comuns, temos os Toads, os Goombas, os Koopas e os Yoshis. Entretanto, temos poucos humanos no Reino, dentre eles, os mais famosos: Mario, Luigi, Pauline, Daisy, Wario, E. Gadd e Peach.

Um reino com tão poucos humanos… Por que teria uma monarca desta espécie e não um Toad? O que será que aconteceu? Talvez algum problema diplomático? É hora da divisão Blast Files entrar em cena e tentar descobrir!

Evidência A: A ligação entre os universos

De acordo com os desenhos animados da série, os Warp Pipes são os responsáveis pela ligação entre o Mushroom World e o nosso mundo real. Foi por meio deles que Mario e Luigi, antes encanadores do Brooklyn, foram parar no Reino dos Cogumelos e se tornaram heróis, como os conhecemos. A parte importante desta evidência não é a chegada dos irmãos, mas a viagem que fizeram. Graças aos canos, é possível um humano ir de um universo a outro (e se tornar um monarca, talvez?).

Evidência B: O Rei dos Cogumelos

Vamos pensar bem: se a Peach é princesa até hoje, quer dizer que temos um rei ou uma rainha para governar o Reino dos Cogumelos, não é mesmo? E realmente temos: King Toadstool, pai de Peach, é o verdadeiro rei. O problema é que ele foi apenas mencionado em algumas histórias em quadrinhos e em um filme japonês. Entretanto, podemos ver que a chegada dos humanos ao Reino ocorreu mais cedo do que se imagina e que, mesmo antes de Peach, nós já controlávamos as coisas.

Evidência C: O reino de Sarasaland

O Reino dos Cogumelos não é o único que passa por este tipo de problema diplomático, o que pode mostrar que humanos comandarem reinos seja algo comum no Mushroom Universe. O reino de Sarasaland, lugar onde se passa Super Mario Land (GB), é comandado pela Princesa Daisy, outra princesa humana. Não temos mais informações sobre o reino por nunca mais ter aparecido em qualquer outro jogo da série, mas já sabemos que esse domínio de raças diferentes não acontece só uma vez.

Evidência D: A “avó” de Peach é uma Toad

Até agora, só apresentamos fatos, mas ainda não temos uma explicação para fechar nosso quebra-cabeça: mesmo que os humanos tenham chegado ao Reino dos Cogumelos, como eles chegaram ao trono? Uma possível teoria vem de Super Mario RPG, lançado para o SNES. No jogo, dentro do quarto de Peach em seu castelo, é possível encontrar uma Toad pela qual a princesa chama de “Grandma”, ou avó, em português.

A confusão começa aí. O termo Grandma, usado na localização americana, quanto o termo original do jogo em japonês, Obāsan, pode ser usado tanto para demonstrar um grau de parentesco quanto respeito a uma mulher mais velha. De acordo com a segunda explicação, ela é apenas uma Toad. Porém, se ela realmente for avó de Peach, só podemos pensar em uma história: o avô de Peach foi o primeiro a chegar ao Reino dos Cogumelos e teve filhos com Grandma e dessa união nasceu um dos pais da nossa princesa.

Logo, Peach não é apenas humana, mas também é um quarto Toad, o que pode permitir a sua subida ao trono, já que, mesmo que 25%, representa uma das espécies mais abundantes no Reino. Dessa forma, a única coisa que nos resta pensar é como um ser humano e um cogumelo falante e com pernas tiveram um filho, mas este é assunto para um outro caso da nossa divisão Blast Files.

Evidência E: A infância de Peach

Outra pista para o porquê de Peach estar no trono vem de outro RPG da série: Mario & Luigi: Partners in Time (DS). Neste jogo, Mario e Luigi voltam no tempo para tentar evitar o ataque dos Shroobs e encontram suas versões “baby”, ou seja, quando bem mais novos. Como podemos encontrar Baby Peach nesta época, é possível pensar que ela tenha nascido no Reino dos Cogumelos, já que desde bebê vive no seu castelo. Yoshi’s Island DS também mostra a princesa de fraldas, o que torna essa evidência bem esclarecedora.


Entretanto, Partners in Time também acaba por anular a Evidência A (a.k.a. A ligação entre os universos). Como podemos encontrar, além de Baby Peach, também Baby Mario e Baby Luigi, eles também passaram a sua infância no Reino dos Cogumelos. Logo, não poderiam ter descoberto o Mushroom Universe apenas depois de crescidos, pelos Warp Pipes. Digamos que, como sempre, os paradoxos temporais acabam por complicar a resolução deste caso.

Divisão Blast Files encerra o caso

Que a Princesa Peach manda e desmanda no Reino dos Cogumelos é fato. Agora, se seu trono é legítimo, é algo bem complicado de se dizer. Se a princesa tiver realmente genes de Toad, faz sentido ela comandar o nosso querido reino. E, mesmo se não tiver, na pior das hipóteses, seres humanos serem monarcas no Mushroom Universe é algo, de certa forma, comum (temos Daisy que não me deixa mentir). Logo, as evidências convergem apenas para um único ponto: a Princesa Peach é a monarca legítima do Reino dos Cogumelos. Ou será que Miyamoto tem algum ponto na história que não sabemos?

A Divisão Blast Files agradece a todos pela paciência e aguarda ansiosamente por mais informações sobre este caso e outros mistérios. Bom dia.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Sybellyus Paiva

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu já tinha lido algo semelhante no site Reino do Cogumelo, porém em Mario existem tantas incoerências que a história é totalmente irrelevante, por exemplo:

    Se o Festival de Estrelas acontece apenas de 100 em 100 anos, porque o Mario participa de 2 Festivais de Estrelas?

    Uma teoria para a "evidência E" é que os Marios descobriram o Reino do Cogumelo quando bebê mesmo pelo Warp Pipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua teoria possui um certo sentido, no entanto, no desenho eles já são adultos quando sem querer descobrem a existência de outra dimensão. Mas como você disse as incoerências são muitas (mas muitas mesmo!) tentar entender o sentido das coisas na série, pelo menos por enquanto, é muito difícil.

      Excluir
    2. Se bastasse as incoerências nos jogos, ainda tem aquele filme horrível "Super Mario Bros" que anula tudo que conhecemos sobre Mushroom Kingdom, nem vou falar muito sobre os erros do filme, mas simplesmente a população do reino ser composta por humanos já contradiz em tudo que há nos jogos...

      Excluir
  2. talvez eles tenham nascidos no reino dos cogumelos, entrado em um cano quando ainda eram bebês vieram para essa dimensão adotados e depois quando adultos voltaram mas sem se lembrar que já estiveram ali antes

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google