Masahiro Sakurai, o diretor de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, possui uma coluna semanal na revista Famitsu. Na mais recente publicação, Sakurai comentou sobre a importância do balanceamento dos personagens no aguardado jogo de luta e revelou que está tomando o extremo cuidado com o equilíbrio entre os personagens para atender as expectativas dos fãs.
"Agora que os domingos de folga ficaram no passado, atualmente estou trabalhando nos ajustes dos personagens de Super Smash Bros. for Wii U & 3DS. No momento, Bowser é muito forte. Ele é muito forte. Fãs de Super Smash Bros. provavelmente nunca o viram tanto como um personagem forte, mas, desta vez, a sua capacidade de acabar com outros personagens é muito forte!
Fazer coisas como simplesmente 'diminuir a performance' pode fazer alguns jogos perderem a sua diversão. Além disso, transformar um ataque forte em um mais fraco pode tirar o 'feeling'. Ao fazer ajustes para se livrar de todas as vantagens e desvantagens, pode fazer do jogo algo medíocre, sem qualquer desafio.
Ao invés de enfraquecer diretamente partes vantajosas de um ataque, estamos nos esforçando para mantê-los fortes enquanto adicionamos outros pontos fracos para eles, como dar ataques para abrir a guarda, enfraquecer a mobilidade do personagem ou sua taxa de recuperação. Estamos fazendo ajustes abrangentes para personagens, até mesmo para partes que eram vistas como completamente irrelevantes.
O balanceamento de Super Smash Bros. Brawl começou seis anos antes de seu lançamento e voltou novamente durante seu desenvolvimento e isso nunca foi reformulado, até mesmo depois de atualizações posteriores. Estamos em uma fase em que gostaríamos de lançar o novo título o mais rápido possível e oferecer algo mais agradável do que nunca."
Fonte: Siliconera