Tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Nintendo 3DS, Miiverse e Nintendo Network ID

em 10/12/2013

Depois de um longo tempo de espera, desde o seu anúncio em novembro, a atualização 7.0.0-13U finalmente está disponível . Com ela a Ninte... (por Unknown em 10/12/2013, via Nintendo Blast)

Depois de um longo tempo de espera, desde o seu anúncio em novembro, a atualização 7.0.0-13U finalmente está disponível. Com ela a Nintendo inaugura uma nova fase de seu portátil, agora com sistema de contas unificadas e o Miiverse presente em todas as suas atuais plataformas. No entanto, como em toda boa novidade muitas dúvidas pairam no ar e por isso nós do Nintendo Blast separamos algumas respostas para as perguntas mais frequentes dos nossos leitores.

  • Como eu posso fazer a atualização de sistema?
O processo é bem simples e intuitivo. Para receber a nova versão do sistema o jogador deverá ir até "Configuração do console". Nessa tela ele poderá conferir logo de cara em que versão atualmente está seu portátil, caso seja inferior a 7.0.0-13U será possível fazer o update para versão mais atual indo em "Outras configurações > Atualização".
O processo de atualização demora em média apenas alguns minutos, na maioria dos casos. Ainda assim algumas pessoas vem relatando que não estão conseguindo atualizar o console por causa do erro 005-4240. Fique tranquilo que não há nada de errado, acontece que os servidores da Nintendo, nessas primeiras horas, estão sobrecarregados com o volume de usuários se conectando ao mesmo tempo. Seja insistente e tente outras vezes ou quem sabe numa outra hora quando a poeira já estiver baixa.

Após terminada a atualização o console será reiniciado e os jogadores serão apresentados ao Miiverse. 
  • Fim dos Friend Codes?
Não, eles continuam sendo o caminho pelo qual você irá adicionar amigos no console. Nem mesmo é possível fazer amizades pelo Miiverse do 3DS. Apesar do recurso estar presente no Wii U, nesse primeiro momento fica exclusivo ao console de mesa. Posteriormente será lançado no portátil.

Os dados de amigos do 3DS não são associados à sua Nintendo ID.
  • Não consigo atualizar a Praça Mii (Mii Plaza)
Só é possível atualizar esse aplicativo se o portátil estiver na versão mais recente. Do contrário, nada feito.

Miiverse

  • Todos os jogos de 3DS já tem comunidades?
Ainda não. Nesse primeiro momento existem apenas 14 comunidades de jogos do Nintendo 3DS. São elas:
  • Como faz para tirar screenshots (captura de tela) das minhas jogatinas e postar no Miiverse?
Durante qualquer momento da sua partida você pode apertar a tecla HOME e suspender o título em questão para acessar o Miiverse (como já podia ser feito para acessar navegador, opções de luminosidade, bloco de notas...). Ao entrar no aplicativo, automaticamente você será redirecionado para a comunidade do jogo em execução permitindo que você faça uma postagem sobre ele no local correto. Ao clicar em publicar, no canto superior direito irá aparecer um ícone que permite anexar a imagem da tela superior ou inferior do console no momento em que o jogo foi suspenso à sua mensagem.


Ainda não é possível tirar screenshots de jogos e aplicativos que não possuem comunidades. Alguns jogos como Pokémon X & Pokémon Y, apesar de já possuírem uma comunidade por motivos que fogem do nosso conhecimento também não permite fazer capturas de tela.

Sistema de contas

  • Como eu posso me inscrever ou acessar a minha Nintendo Network no 3DS?
A Nintendo do Reino Unido disponibilizou no YouTube um passo-a-passo em vídeo ensinado o processo. Simplesmente acompanhe com bastante atenção que você não deverá ter dificuldades. Lembre-se também que todo sistema 3DS ocidental possui a opção de idioma português, logo se preciso apenas siga as instruções que aparecem na tela.



Você também pode conferir como unificar as contas do 3DS e Wii U através do nosso canal do YouTube.


  • É necessário me inscrever na Nintendo Network?
Se quiser acessar os recursos online do portátil, como o Miiverse, sim.
  • Posso ter várias contas (uma brasileira, uma canadense, do meu irmão, do papagaio...) no mesmo 3DS?
Infelizmente não. Por ser um videogame de mão a Nintendo entende que seu uso é particular e intransferível. Logo não há porque permitir um sistema multi-contas como ocorre no Wii U.
  • Vou migrar meu console para uma conta canadense para unificar com o Wii U
Sem problemas. Tenha em mente apenas que a região na qual a sua Nintendo Network ID está configurada é que determina onde você poderá fazer compras no eShop. Alterará a região no console no máximo irá bloquear o seu acesso ao eShop e Miiverse, mas nunca irá permitir que compre em outros eShop. Lembrem-se também que a Nintendo pode deletar sua conta canadense se descobrir que você não mora lá.
  • Fiz besteira e vinculei a conta errada, e a agora?
Uma vez vinculada um conta não poderá ser apagada facilmente do videogame. Existem apenas dois processos para trocar a conta do console: formatando ou deletando a sua Nintendo ID. No primeiro caso você irá excluir todos os seus dados levando o console para as configurações de fábrica, mas mantendo intacta todas as informações vinculadas àquela conta.

Já o segundo método não exige deletar nada do portátil, "apenas" exclui a conta de uma vez por todas. Essa ação acaba atingindo também o Wii U se a conta em questão também é utilizada no console.

Vale lembrar que ainda não sabemos como essa ação pode impactar sua biblioteca de jogos digitais, visto que teoricamente a partir da nova atualização eles deveriam ser atrelados à sua ID e não mais ao portátil. Sendo assim quando você entrasse com essa conta em um novo portátil os jogos apareceriam disponíveis para download. Mas aí é só teoria.

eShop

  • Por que diabos não estou conseguindo acessar o eShop?
Se o console não está devidamente atualizado na versão mais atual não é possível acessar a loja online da Nintendo. Do contrário se mesmo após atualizado o console não consegue acessar o eShop é provável que diante da atual sobrecarga dos servidores alguns usuários estão incapacitados de acessar o serviço. Nesse segundo caso resta esperar que a situação normalize.

Um fato curioso é que algumas pessoas após atualizar seus consoles e antes de vincular suas Nintendo Network ID conseguiram acessar o eShop e efetuar compras. Um dos redatores do site chegou a comprar jogos no eShop americano e depois vinculou sua conta brasileira.
  • Ainda é possível compra no eShop brasileiro?
Desde que você tenha configurado sua Nintendo Network ID para região Brasil e seu console esteja nessa região o processo de compra no eShop se mantém o mesmo. O único porém é que o problema dos cartões de créditos internacionais continua assombrando aqueles que possuem conta em bancos que aderiram à nova regulamentação bancária do Brasil.

Por algum motivo que desconhecemos mesmo acessando o eShop com uma conta brasileira e com o console em nosso idioma local a loja virtual está completamente em inglês. Provavelmente um bug.
  • Se eu mudar minha conta para Brasil irei perder meus jogos comprados na eShop EUA/Canadá, ou vice-versa?
Fique calmo, tudo continua do jeito que era antes no que diz respeito aos seus jogos. Todos eles continuam funcionando normalmente independente da região em que você os comprou antes de vincular uma Nintendo Network ID. Se você acessar o seu histórico de transferências no eShop verá que todos eles constam por lá normalmente. Inclusive mesmo se tiver jogos que não estão instalados no videogame eles poderão ser baixados depois de se inscrever na Nintendo Network independente da região onde foram comprados.
Ainda com dúvidas? Pergunte nos comentários que assim que tivermos uma resposta para sua pergunta essa matéria será atualizada.
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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