Nos últimos anos, tornou-se comum vermos matérias e notícias afirmando que os portáteis no mercado de jogos estão condenados com o crescente número de usuários de smartphones e tablets. Mas o sucesso do DS e do Nintendo 3DS provam que dispositivos dedicados a jogos ainda possuem espaço e público.
A Nintendo promete utilizar o mercado de smartphones e tablets para expandir a sua atuação de marketing. Foi o que disse Reggie Fils-Aime, o presidente da Nintendo of America, em uma recente entrevista ao King5. Reggie falou que a Big N está fazendo experiências em smartphones e tablets, mas apenas para comercializar conteúdos de seus portáteis e consoles de mesa, já que a experiência completa só pode ser sentida nos hardwares da Nintendo:
"É um assunto que vem à tona o tempo todo. É um debate que, constantemente, está em pauta. Reconhecemos que há um grande número de smartphones e tablets por aí e, então, o que estamos fazendo é utilizarmos esses dispositivos de forma inteligente como ferramenta de marketing para nossos conteúdos.
Também estamos fazendo vários experimentos que chamo de pequenas experiências que você pode ter em seu smartphone ou tablet que irá atraí-lo de volta para o seu hardware da Nintendo. É largamente muito mais uma atividade orientada ao marketing, mas apenas fizemos coisas pequenas, no qual há algum elemento de gameplay — um movimento, um chacoalhão ou algo do tipo.
Acreditamos que os nossos jogos são melhor jogados e aproveitados em nossos dispositivos e, assim, o jogo completo só estará disponível nos hardwares da Nintendo."