Hackers descobrem como funciona o GamePad do Wii U e conseguem emular jogos de PC via streaming

O GamePad , um dos carros-chefe do Nintendo Wii U , trouxe um nível diferente de interação com um console caseiro e possibilita as mais di... (por Unknown em 31/12/2013, via Nintendo Blast)

O GamePad, um dos carros-chefe do Nintendo Wii U, trouxe um nível diferente de interação com um console caseiro e possibilita as mais diferentes interações entre os jogos e o jogador. Pensando em diferentes usos do GamePad, hackers anunciaram durante o 30º Chaos Communication Congress que conseguiram fazer o processo de engenharia reversa e, com isso, também conseguiram fazer um stream de um jogo de PC pelo dispositivo.


O processo de engenharia reversa, em geral, nada mais é do que descobrir como de fato funciona o componente estudado. No caso do GamePad, a dupla de hackers descobriu que a Nintendo utiliza um sistema de cliente-servidor em seu console, onde a parte principal do Wii U é o servidor e o GamePad é o cliente. Os protocolos Wi-Fi que permitem essa comunicação foram analisados e, através dessa análise, a dupla conseguiu conectar o GamePad a um computador que emulava uma versão de GameCube de The Legend of Zelda: Wind Waker.
"Quando o Wii U foi lançado, alguns hackers e eu estávamos discutindo sobre alguns usos em potencial que o GamePad teria. Porém, antes de podermos usar o GamePad como um controle remoto para um robô ou quadricóptero, o primeiro passo foi entender como o dispositivo funcionava e como comunicar com ele."
A apresentação "Reverse engineering the Wii U Gamepad" pode ser conferida no vídeo abaixo e também está disponível online. A documentação do processo, por sua vez, está disponível online através da comunidade aberta libdrc.


Fonte: Polygon

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Até que demorou, já era esperado que alguém iria desvendar o mistério oo trás do gamepad.

    ResponderExcluir
  2. Num curto muito essa coisa de hackers, tudo bando de fdp, se aproveitando de algo nao feito por eles pra beneficiar apenas seus interesses

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google