O processo de engenharia reversa, em geral, nada mais é do que descobrir como de fato funciona o componente estudado. No caso do GamePad, a dupla de hackers descobriu que a Nintendo utiliza um sistema de cliente-servidor em seu console, onde a parte principal do Wii U é o servidor e o GamePad é o cliente. Os protocolos Wi-Fi que permitem essa comunicação foram analisados e, através dessa análise, a dupla conseguiu conectar o GamePad a um computador que emulava uma versão de GameCube de The Legend of Zelda: Wind Waker.
"Quando o Wii U foi lançado, alguns hackers e eu estávamos discutindo sobre alguns usos em potencial que o GamePad teria. Porém, antes de podermos usar o GamePad como um controle remoto para um robô ou quadricóptero, o primeiro passo foi entender como o dispositivo funcionava e como comunicar com ele."A apresentação "Reverse engineering the Wii U Gamepad" pode ser conferida no vídeo abaixo e também está disponível online. A documentação do processo, por sua vez, está disponível online através da comunidade aberta libdrc.
Fonte: Polygon