Depois de um longo ano, é hora de saber quais são os 10 melhores jogos de 2013 nas plataformas Nintendo!

em 27/12/2013

Dois mil e treze é um ano para ficar na história dos videogames, pelo menos quando se trata das plataformas da Nintendo. Grandes lançame... (por Gabriel Toschi em 27/12/2013, via Nintendo Blast)

Dois mil e treze é um ano para ficar na história dos videogames, pelo menos quando se trata das plataformas da Nintendo. Grandes lançamentos, verdadeiros clássicos, anúncios espetaculares e até a chegada do Wii U no Brasil. Mesmo com aquela sensação de saudade, é hora de relembrar e conhecer os 10 melhores jogos do ano para 3DS e Wii U na opinião da equipe Nintendo Blast:

10. The Wonderful 101 (Wii U)

Injustice trouxe alguns dos super-heróis mais conhecidos da história para lutarem entre si. Entretanto, quem inicia o nosso Top 10 são outros super-heróis. Mais uma excêntrica criação de Hideki Kamiya, The Wonderful 101 trouxe um gameplay inovador ao fazer pequenos heróis se juntarem para lutarem contra robôs gigantes, no melhor estilo Megazord de super-heróis americanos. Está pronto para ser o 101º herói?

9. Animal Crossing: New Leaf (3DS)/Shin Megami Tensei IV (3DS)

O nosso nono lugar ficou dividido em dois universos completamente diferentes que chegaram ao Nintendo 3DS, mas que são ótimos, cada um de seu jeito! De um lado, Animal Crossing: New Leaf, com sua proposta viciante e que te põe na função de prefeito da sua própria cidade, em meio aos fofos e lindos cenários da série, e de outro, Shin Megami Tensei IV, com a sua história bem mais madura e uma jogabilidade dungeon crawler digna da série MegaTen. Qual lado você escolhe?


8. Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies (3DS)

Dual Destinies não é só o melhor jogo para download como o oitavo melhor jogo do ano! A volta de Phoenix aos tribunais não poderia ter sido melhor com este título, que trouxe tudo o que já gostávamos na série, além de gráficos totalmente tridimensionais, CGs que só o 3DS pode mostrar e o novo modo Mood Matrix, habilidade especial da nova parceira Athena Cykes. Seria uma objeção ele estar fora da lista.

7. Mario & Luigi: Dream Team (3DS)

Já pensou em ter o jogo dos seus sonhos? O Luigi conseguiu isto, e com muito louvor! Dream Team coloca o Mario verde em primeiro plano, sendo o responsável por toda a história em meio aos seus sonhos e pesadelos. A jogabilidade do “Mundo dos Sonhos” com Luigi se incorporando ao cenário e se modificando durante as batalhas foi uma adição muito bem-vinda à série e digno de 7º lugar!

6. Pikmin 3 (Wii U)

Um dos melhores jogos de puzzle do ano deu as caras na nossa premiação! Pikmin 3 é realmente uma obra-prima e um dos melhores jogos do Wii U, com uma jogabilidade única, um mundo realmente lindo, DLCs nada abusivos, o multiplayer definitivo da série e o selo Miyamoto de diversão garantida: precisa de algo mais?

5. Fire Emblem: Awakening (3DS)

O despertar da franquia Fire Emblem no console 3D da Nintendo fez muito sucesso, fazendo jus a um ótimo RPG tático que só a série pode levar. Awakening, sem nenhuma dúvida, vai tirar seus pés da realidade e levar horas e horas da sua vida em uma aventura envolvente, um gameplay equilibrado e desafiador e cenas de batalha em 3D de cair o queixo!

4. Luigi’s Mansion: Dark Moon (3DS)

Quando o GameCube foi lançado, não tivemos nenhum jogo do Mario. Pelo contrário, foi Luigi’s Mansion que veio para agradar a todos os públicos e mostrar que Luigi tinha potencial, carisma e, claro, muito medo! Agora, no 3DS, ele teve que enfrentar várias mansões em Dark Moon e não fez feio, tendo um dos melhores jogos do ano. Premiação digna do “Ano do Luigi”, não é?

3. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS)

Desde Ocarina of Time 3D, todos esperavam um Zelda novo para o portátil. Alguns queriam (e ainda querem) um remake de Majora’s Mask, mas o que ganhamos foi A Link to the Past. Não um remake, mas uma “continuação”. A Link Between Worlds abre o nosso Top 3 do ano com uma aventura impecável entre Hyrule e Lorule, o genial poder de entrar nas paredes e não-lineariedade dos calabouços — as maiores inovações de gameplay do título — e história e visual impecáveis.

2. Pokémon X/Y (3DS)

Gráficos tridimensionais, um novo tipo, as Mega Evoluções, batalhas com múltiplos monstrinhos simultaneamente, dois iniciais (um deles de Kanto) e até mesmo montar em Pokémon e andar nas oito direções: Pokémon X/Y foi um divisor de águas e um centro de inovações para a franquia, mesmo sem perder a essência da série. Está pronto para sua jornada por Kalos: completar sua Pokédex? Vencer a Elite Four? Conseguir todas as insígnias? Boa sorte, treinador!

1. Super Mario 3D World (Wii U)

3D Land foi largamente elogiado pela mistura entre os jogos 3D e 2D do Mario. 3D World é o ápice da perfeição desta mistura: uma fusão tão natural que nos perguntamos como isto nunca tinha existido ainda. O jogo é lindo, a trilha sonora é perfeita, o multiplayer é sólido e divertido e o jogo é, definitivamente, o que fará muitos comprarem o seu Wii U para viver uma nova aventura com Mario, Luigi, Peach e Toad. Com folga e sem sombra de dúvidas, Super Mario 3D World é o melhor jogo do ano nas plataformas Nintendo! *palmas*

Todos nós nos divertimos com estes (e vários outros) jogos e chegamos a conclusão de que 2013 foi um ótimo ano e a nossa expectativa é que 2014 tenha jogos cada vez melhores e mais inovadores, com a magia que só a Nintendo alcança. Qual jogo você acha que faltou neste Top 10? Qual deveria sair? Feliz ano novo!


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Sybellyus Paiva

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.