Já faz algum tempo que o envolvimento de Shigeru Miyamoto com os grandes jogos da Nintendo vem diminuindo. Super Mario 3D World, título que será lançado para Wii U em 22 de novembro, é um exemplo que mostra que o lendário designer da Nintendo não possui um grande envolvimento: a produção está a cargo de Yoshiaki Koizumi e Koichi Hayashida é o diretor do jogo.
Em uma recente entrevista ao Gamekult, Miyamoto comentou que é pouco provável que ele trabalhe no próximo Super Mario. Shija disse que vai se focar em projetos menores, mas que não serão modestos títulos digitais:
"Criar um jogo do calibre de Super Mario 3D World exige muita energia e há poucas chances de que eu tenha tempo suficiente para trabalhar no próximo Mario. Entretanto, eu quero ficar de novo e mais profundamente envolvido no desenvolvimento de jogos menores, mas isso não quer dizer que serão modestos títulos para download ou algo parecido. Não é impossível, para mim, trabalhar em um novo jogo como produtor principal no futuro, mas mesmo quando eu não sou diretamente responsável por um projeto, sempre estou de olho no que as equipes fazem em termos de gameplay e eu confio neles. Não se preocupem com Mario!"Não estamos preocupados com Mario, Shija. Apenas nos surpreenda com esses novos projetos.