Planejamento é essencial
A pauta de hoje deveria ser sobre o Super Training e como "effortar" Pokémon, mas durante esse fim de semana, tive um tempo para ponderar enquanto pescava um Shellder para uma amiga, Quarbie (inclusive, podem ver os vídeos dela aqui), sobre como algumas pessoas estavam se especializando apenas em serem "Pokémon Fisher": pescar Pokémon, caçar shinies, e depois trocá-los ou colecionar. E nisso lembrei sobre breeders, como têm pessoas que se oferecem para fazer aquele Pokémon com 5 IVs 31, como já vimos algumas vezes no grupo no Facebook. E foi aí que eu conclui: Pokémon Breeders são importantes. E como falarei sobre "effortar" um Pokémon, vamos por partes, visto que muitas pessoas ainda não conseguem criar um!Primeiro ponto é você saber qual Pokémon quer. Não apenas a espécie, mas qual Ability ele deve ter? Nature? Quais golpes? Para facilitar tudo, eu vou usar um exemplo real. Eu decidi fazer um Mandibuzz. Ele é um Pokémon Dark/Flying, número 630, natural de Unova. Escolhemos o Pokémon geralmente com base nas necessidades de nossa equipe, e isso refletirá em seus golpes e como ele será usado. No meu caso, percebi que Mandibuzz tem um relevante potencial em suas defesas e desejo usá-lo aproveitando isso. É importante vocês terem em mãos sites de pesquisa como Smogon, Bulbapedia e Serebii para consultar os golpes que o Pokémon aprende, como (por breeding ou naturalmente?) e então traçar como fará ele.
Eu escolhi fazer um Mandibuzz com Foul Play, Roost, Substitute e Swagger. Foul Play é um ataque do tipo Dark e seu dano base é 95. Entretanto, o dano recebe um bônus de acordo com o aumento de Attack do oponente. Por exemplo, se ele usou um Swords Dance. Dessa maneira, posso investir nas defesas generosas de Mandibuzz sem me preocupar com atributos ofensivos, pois Foul Play recebe STAB (same type attack bonus, bônus por mesmo tipo) somando pouco mais que 140 de dano base e ainda recebe bonificação se o oponente tiver Attack elevado. Claro, eu preciso elevar o Attack dele, então escolho Swagger. Um fato que alguns não sabem é que o dano da confusão (quando o Pokémon está confuso e se bate na confusão) é calculado entre o Attack do Pokémon confuso e sua própria Defense. Então, quanto maior a diferença entre seu Attack elevado e sua Defense baixa, maior é o dano. O combo Swagger + Screech é muito válido. Mas pera, se ele me bater, mesmo com minhas boas defesas, pode não ser bom. Então, escolho Substitute e Roost. Roost não só pela pela recuperação de HP (que posso ter com um Leftovers), mas também pelo efeito secundário: no turno que você usa Roost, seu Pokémon perde o flying-type. Ou seja, ele fica apenas dark-type por um turno. E isso pode me ajudar a resistir melhor ao Rock Slide, Thunder Bolt ou Ice Beam que são golpes bem comuns.
Bem, o Pokémon está planejado. Já sabemos como ele funcionará. Uma sugestão que posso dar é: vocês podem testar suas ideias no Pokémon Showdown, um simulador de combates online, antes de começar a fazer o monstrinho.
Arregaçando as mangas
Mãos à obra! Para facilitar qualquer breeding, é muito útil que vocês tenham alguns Pokémon com Synchronize com as seguintes natures: Adamant, Bold, Modest, Calm, Careful, Timid, Jolly, Imprish, Quiet e Brave. Mais adiante explicarei sobre natures, mas essas são as que vocês provavelmente usarão com mais frequência em seus Pokémon. Usando um Pokémon com Synchronize ocupando o primeiro espaço de sua party, isso aumenta as chances de encontrar Pokémon selvagens com a mesma nature que esse Pokémon com Synchronize. Algumas Abilities têm efeitos fora de combate (como é esse o caso de Synchronize) , e para esses efeitos o Pokémon não precisa estar vivo: o importante é que ele esteja ocupado o primeiro espaço. Com esses Synchronizers, você deve caçar alguns Dittos com essas natures para passar nature para seus Pokémon no futuro.Pegou seus Synchronizers com essas natures? Caçou Dittos com essas natures? Vamos continuar.
Em Kiloude City, no Pokémon Center, há um NPC que avalia os atributos (stats) de seus Pokémon. Pegue os Dittos e leve nele. Veja quais atributos ele diz que não podem ser superados (Stats like those... They simply can't be beat!) e marque-os com a função de marcação do Pokémon (no menu, opção "Marking"): ●, ▲, ■, ♥, ★ e ♦ seguindo a ordem HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense, Speed. Nessa linha lógica, o coração é Special Attack, o triangulo é Attack, e por aí vai, certo? Assim você pode identificar mais rápido da próxima vez que consultar sua box. Bem, além dos 10 Dittos com aquelas natures, você pode ter alguns extras, com nature repetidas, apenas para ajudar no futuro. Lembrando que os Pokémon capturados no Friend Safari vêm com pelo menos 2 IVs 31, e por isso tantas pessoas querem ter amigos com Safari de Ditto.
Voltando ao Mandibuzz, ele não aprende Foul Play por nível, apenas por breeding. Oh, que pena! Brincadeira, isso foi intencional para usar como exemplo. Até Black/White, o pai passava o golpe pro bebê e o filhote nascia da espécie da mãe. Como exemplo que usei semana passada, um Electabuzz fêmea com um Medicham macho com Ice Punch, nasce um Elekid com Ice Punch. Em X/Y isso foi simplificado, agora a mãe também pode passar golpes pro filhote (o que é muito útil). Bem, quem cruza com Mandibuzz/Vullaby e aprende Foul Play por nível? Oh, Murkrow. Ele aprende no Lv45. Bem, eu tenho um Murkrow em minha box. Peguei ele e fui upar. Pronto, Lv45, aprendeu Foul Play, é um Murkrow macho. Agora eu vou colocar ele pra cruzar com minha Vullaby fêmea e o que deve nascer é uma Vullaby com Foul Play, é simples assim que funcionam os "egg moves".
Vocês não precisam ser fluentes em inglês para entender essa lista (cliquem aí, agora!). Os Pokémon estão ordenados por seus Egg Groups. Quando o casal é do mesmo Egg Group, eles podem cruzar e herdar esses ataques. Claro, há uma lista de quais golpes eles podem aprender dessa maneira e isso varia de Pokémon pra Pokémon.
Hora da ação
Nature e Egg Move são as primeiras coisas que vocês devem ver, antes mesmo de IVs. Em uma consulta rápida ao Serebii, vejam que a Defense máxima (considerando efforts e IV) de Mandibuzz é de 339 e Special Defense de 317. Como a Sp. Def dele é menor, eu escolho investir nela. Vou colocar uma nature que dê vantagem pra ela e reduza algum atributo que não usarei, no caso, Sp. Atk: Careful. Como quero fazer um pseudo-tanque, penso em igualar as defesas com effort e focar em HP (pra chegar aos 424 HP). Então, vamos resumir: eu quero uma bebê Vullaby Careful com IV31 em HP, Atk, Def, Sdef e... talvez Speed. Eu estarei satisfeito apenas com os quatro primeiro atributos.Primeiro eu vou cruzar minha Vullaby (segurando Destiny Knot) que tem IV31 em Satk e Sdef com um Ditto Careful (equipado com Everstone pra passar a nature pro filhote) que tem IV31 em Atk e Spe. Como no caso de Synchronize, as abilities Flame Body e Magma Armor têm um efeito secundário fora de batalhas quando está no primeiro espaço: reduzir a quantidade de passos que você precisa dar para chocar um ovo. Particularmente, eu gosto do Talonflame, pois ele também aprende Fly para ir Kiloude depois checar os IVs. Monto em minha bicycle para acelerar o processo e depois de aproximadamente 2 minutos eu tenho meus cinco espaços restantes ocupados por ovos. Nessa hora, costumo usar o Hatching Power (e as vezes vou para Cyllage City) e em menos de três minutos tenho os cinco ovos chocados. É hora de voar pra Kiloude City e consultar o Judge no Pokémon Center sobre os IVs de minhas Vullaby Careful. Uma delas tem IV31 em Atk, Sdef e Spe, eu não poderia desejar coisa melhor.
Agora é hora de colocar aquele Murkrow com Foul Play (coloquem o golpe no último slot, pois no Day-Care eles upam e não é interessante que percam o golpe) macho pra cruzar com minha Vullaby fêmea (segurando Everstone pra manter a nature) com Atk, Sdef e Spe. Mais cinco ovos e agora tenho cinco Vullaby Careful com Foul Play. Gente, isso não levou 20 minutos. Mas é agora que o breeding começa de verdade.
O processo agora é trocar os pais sempre que surgir um filhote melhor. Por exemplo, se o pai tem IVs em Atk e Def, a mãe em Sdef eSpe, aí nasce um filhote com Atk, Sdef e Spe, o ideal é substituir um dos pais por ele, pois mesmo que os pais tenham IVs repetidos (por exemplo, os dois tem Sdef), a chance do bebê vir com aquele IV é deveras maior. No meu caso, eu apenas posso trocar a mãe, pois não existe Vullaby macho. Entretanto, como agora mães passam egg moves, eu posso trocar o pai por um Ditto com IVs melhores. Naturalmente, os filhotes herdam 3 IVs dos pais e 3 IVs aleatórios pelo jogo. Com Destiny Knot, vocês conseguem herdar até 5 IVs dos pais, deixando apenas 1 pro jogo. Dessa maneira é ridiculamente fácil fazer um Pokémon com 5 IVs: Mandibuzz demorou menos de uma hora. E em alguns casos, vocês podem até conseguir alguns com 6 IVs. Se você tem um macho e uma fêmea, ambos com 5 IVs 31 (e que aquele IV que não é 31 seja diferente entre eles), vocês podem fazer vários Pokémon com 5 IVs com uma frequência de 3 ou 4 ovos entre 5. Não tem segredo, podem ver?
Detalhes, mas importantes
Sim, há uma chance de "fazer" um shiny. E isso pode ser calculado. Atualmente pessoas tem usado Instacheck (pesquisem) para tirar vantagem do jogo e produzir seus shinies, mas isso nada mais é que uma leitura do que já acontecerá no jogo naturalmente. Em teoria, cruzando pais de países diferentes, a chance seria de uma em aproximadamente 1000 (em vez do comum 8000), mas na prática, posso dizer que seria algo por volta de 500. Já choquei ovos assim por volta do ovo número 200, em outro caso por volta do ovo número 300, mas já vi pessoas chegando a chocar 700 ovos pra conseguir seu shiny. Considerando o que expliquei hoje sobre Flame Body e Hatching Power, é possível chocar uns 50 ovos por hora. Então, em uma semana é possível conseguir seu shiny, se você se dedicar mesmo. E claro, devemos considerar o fator "sorte", pois ter chance de vir em dentro de 1000, não significa que de fato virá. É uma chance.
Por fim, aqui vocês podem consultar as 25 natures existentes. Percebam que cinco delas são neutras: não reduzem ou aumentam nada. Elas são úteis em casos de Pokémon "mixed" (falaremos mais sobre isso em outra ocasião) pra quem não quer sacrificar uma defesa. Qual a melhor nature para o seu Pokémon é algo que apenas você poderá responder. No caso do Mandibuzz, eu escolho Careful, mas há quem seria mais agressivo e optaria por Adamant ou quer aproveitar seus 284 de Speed e escolherá Jolly. É uma questão de gosto, sobre como você gosta de jogar e como gosta de usar seus Pokémon.
Todos sempre temos algo para aprender. Então, estou aberto a sugestões e dicas: quem tiver mais alguma informação relevante sobre como faz seu breed, coloque nos comentários e deixe-nos saber como você faz e porque acha mais fácil/simples dessa maneira. Assim podemos melhorar todos juntos. E sobre o que mais tem dúvidas? Effort? Sobre o cenário competitivo, vocês acreditam que seria melhor texto, vídeo ou podcast? Ou... todos juntos?
E bem, eu preciso de um apelido pro Mandibuzz. Aceito sugestões.
Ask Me-owth
Bom dia, boa tarde ou boa noite. Como vocês passaram a última semana? Bem, em São Paulo está um calor infernal, precisamos que alguém libere um Kyogre (mas retorne-o antes da situação ficar como Santa Catarina). Esse texto ficou um pouco grande, não (eu, o revisor, acho que sim eim!?)? Mas espero, de coração, que os ajude a fazerem seus Pokémon com IVs certinhos. Ainda assim, estamos abertos a dúvidas: quem tiver alguma dúvida, coloque nos comentários que responderei semana que vem. Aliás, eu gostaria de entender como vocês encontram meu perfil do Facebook com tanta facilidade. Não, eu não me incomodo, apenas estranho. Pelo menos, ninguém foi me ameaçar de morte (ainda) e devo dizer, mais uma vez, que sou grato pela consideração de vocês. Claro, qualquer dúvida que tiverem, qualquer momento, ajudarei sempre que possível (apesar de eu usar muito mais o twitter). E bem, é isso. Essa semana tem o lançamento do novo The Legend of Zelda: A Link Between Worlds pra 3DS (que aliás, é continuação do primeiro Zelda que joguei e é meu favorito), mas não sei se ele conseguirá me tirar das minhas 350h de Pokémon Y. Quais de vocês pensam em pegar o novo Zelda? E caso não, por quê? Eu comprei Sonic: Lost World e Hakuoki: Memories of the Shinsengumi (alguém já jogou esse?) umas duas semanas atrás e nem tirei do plástico ainda. Prevejo mesmo futuro pra Zelda, ao menos até o fim de dezembro.Antes de mergulharmos nas perguntas, vamos para alguns recadinhos. Primeiro, devo lembrar,participem do grupo Pokémon Blast no Facebook e dos torneios para seleção dos Gym Leaders da Liga Pokémon Blast. O Gym Water já está chegando ao fim e o próximo será o Gym Fire. Então preparem seus monotypes. Segundo, vocês não podem perder o Blast Log de Pokémon X/Y, sempre junto de um gameplay comentado. Não sei vocês, mas particularmente gosto muito do Blast Log. Antes de entrar no Nintendo Blast, uma das poucas coisas que acompanhava era o Blast Log de The World Ends With You, e que vejam só, também foi escrito pelo Fellipe Camarossi. Aproveitem, é muito divertido, ainda mais para vocês compartilharem como foi passar aquela parte. No mais, o gameplay pelo Pablo Montenegro é igualmente divertido, principalmente pra assistir na cama, no laptop, pouco antes de dormir ou pouco depois de acordar. Recordo-me de minha irmã que adorava assistir eu jogando Resident Evil em meados de 90's, pois ela tinha medo de jogar (pegar no controle e tomar as rédeas da situação), mas adorava assistir e consequentemente sabia onde estavam todos os itens e situações por já ter assistido tantas vezes. E é essa experiência que um gameplay passa: vocês podem conhecer algo que, quando jogaram, não prestaram atenção ou não sabiam.
William Jacinto: Viu Jameson Sheen, o valor inicial das mega stones é de 1000000 de pokédollars, não 300000p$
Sheen: Errata aqui! William está correto. Pessoalmente, nunca havia visto alguém com Mega Stone sendo vendida acima de 300 mil, mas vocês realmente conseguiram. O que podemos aprender com isso é que vocês não são nada estilosos. Então, darei algumas dicas para vocês terem mais estilo: primeiro, é importante que vocês se vistam com as melhores roupas. Fedora Hat, peças compradas na Boutique de Lumiose City, pois quando você vai batalhar, os outros podem ver suas roupas e isso conta muito né. Vocês têm que saber todas as manobras de patins do jogo. Até mesmo aquela última que se consegue no Lost Hotel, pois aí vocês serão mitos, dando loopings e girando farão mais sucesso que o Tony Hawk. É algo que chama atenção, e toda garota gostará de ver vocês fazendo manobras no seu jogo. E claro que se ela está olhando no seu joguinho, você precisa ter muito dinheiro, e não existe um limite pra isso: um milhão, três, cinco, até o infinito. Nos Meet Up é importante estar em uma mesa com campeões de torneios anteriores, pois mesmo que você não seja bom jogador, passará uma boa imagem! E claro que sua lista de amigos no PSS deve ter várias celebridades do mundo Pokémon. Por fim, você sempre deve ter shiny no seu time. Mesmo que não tenha bons IVs, é só pela questão de status e agregar valor a batalha. Chama atenção quando você joga o Pokémon que brilha, todo aquele glamour.
Roberto Langone: Eu tenho um Ditto USA e um Charmander japonês. As chances de Shiny também aumentam?
Sheen: Sim, consideravelmente. Quase oito vezes.
Andre Cristiano: Quais são as chances de achar um pokémon shiny (numeros)? no safari, e cruzando pokémon com pais não shinys? As "correntes" realmente podem ser feitas pescando? (explicações detalhadas se possível)
Sheen: Não temos valores exatos de Pokémon X/Y ainda. Mas aqui nessa matéria, falamos sobre shinies nas gerações passadas e as chances de encontra-los em certas ocasiões. No Safari as chances são as mesmas de um Pokémon selvagem, a única diferença lá são os IVs 31 garantidos. Sobre o fishing, sim, eu estava fazendo isso esse fim de semana inclusive, como expliquei no começo do artigo de hoje. Logo mais (talvez daqui umas duas semanas) eu deva publicar um guia ensinando direitinho quais spots de cada rota é melhor pra pescar, aumentar chances de vir shiny, etc. O que posso adiantar é que vejo pessoas causando pânico com "nossa, precisei pescar 200", mas eu peguei um depois de 39, e outro depois de 32. E eu admiro muito quem consegue fazer aquilo por 200 vezes sem errar (e sem vir shiny), meu máximo deve ter sido 50. Bem, depois explico direitinho isso, está na lista de prioridades.
Gabriel Guedes: Como está funcionando o Exp Share,todos da party recebem os mesmos EVs Agr?
Sheen: Ele está funcionando como antigamente, em Red/Blue. Basicamente ele compartilha a exp entre os Pokémon da party. Mas se você quer treinar effort, seria bom usar Pokérus e os itens certinhos pra acelerar o processo. Mas você já tentou o Super Training? Pode ser repetitivo, mas a chance de erro é nula.
Curiosidade da semana
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Rafael Lam