Eis que você, valente encanador a serviço de sua majestade, enfrentou os maiores perigos que já viu desde o início de sua jornada para resgatar a princesa das garras do soberano dinossauro do mal e, chegando no final de um corredor se depara com imensas portas duplas. Você sabe o que há logo depois delas: o chefe daquela fortaleza. Qual não é sua surpresa ao se deparar com uma roda com plataformas abrigando não um, mas quatro gordos tricerátopos cuspidores de bolas de fogo?
Lembro-me como se fosse ontem a primeira vez que enfrentei o quarteto fantástico dos dinossauros. Eu estava na casa de um amigo jogando Super Mario World com ele em seu Super Nintendo (na época eu só tinha um Master System) quando abrimos caminho para um lugar chamado "Fortaleza da Baunilha".
O nome não poderia ser mais convidativo e, com alguma dificuldade, consegui passar por toda a sua extensão sem perder sequer uma vida. É bem verdade que eu já não possuía itens em meu estoque, mas achava que a transformação de Super Mario, também conhecido como "Mario Grande", seria o bastante para enfrentar o que quer que estivesse me aguardando no final do estágio.
A cena que eu aprenderia a temer e amar. |
Foi então que o inesperado aconteceu: enquanto lutava para abater os dois que sobravam, a ponte sobre a qual estava meu personagem começou a ruir, deixando nada além de ar entre Mario e a lava. Tentei subir em uma das plataformas giratórias, orientado por meu amigo, a fim de continuar o combate, mas fui atingido por uma bola de fogo e só pude observar enquanto um chocado encanador pulava em direção ao limbo, deixando os dois dinossauros rindo da minha cara e apenas uma palavra estampada na tela: "Reznor".
Dinossauro com garras de nove centímetros
Diversos inimigos da série Mario, mais notavelmente os Koopalings, possuem seus nomes inspirados nos nomes de famosos musicitas. E o nome dos simpáticos tricerátopos que ilustram o Perfil de hoje também o é: Trent Reznor, multi-instrumentista e fundador da banda Nine Inch Nails é o homenageado da vez.
As faces de um tricerátopo
O Reznor, ou melhor dizendo, os Reznors são pequenos dinossauros que aparecem como sub-chefes em cada uma das fortalezas do game Super Mario World, vindo sempre apoiados em plataformas que giram em uma roda onde pode-se ler seu nome. Eles possuem a habilidade de cuspir bolas de fogo e só podem ser abatidos por baixo, cabendo a Mario ou Luigi socar as plataformas onde se encontram. Depois de dois Reznors serem abatidos, a ponte na parte inferior da tela começa a cair, o que pode forçar o jogador a conduzir seu personagem para uma das plataformas vazias a fim de continuar o combate.
Estes mesmos dinossauros ressurgem no game New Super Mario Bros. 2, para o Nintendo 3DS, atuando como sub-chefes em cada uma das torres do jogo (o que leva alguns gamers a chamarem estes lugares de "fortalezas"). Nesta aparição eles ainda possuem a habilidade de cuspir fogo, mas podem aparecer em várias configurações diferentes, em grupos de dois ou de quatro dinossauros, levando a ponte a ter seu sistema levemente modificado: ela começa a cair depois que um deles rosna e bate com as patas na plataforma.
Além disso, em sua segunda aparição, os Reznors podem ser abatidos não só por baixo, com golpes nas plataformas (que foram substituídas por blocos retangulares com três moedas cada), mas também por seis bolas de fogo atiradas com a Flor de Fogo, ou apenas uma atirada com a Flor de Ouro. Neste último caso, cada Reznor abatido dá ao encanador trinta moedas.
Não sei quanto a você, leitor, mas quando eu vi que os Reznors estariam de volta em New Super Mario Bros. 2, senti uma nostalgia que só foi superada quando ouvi seu remasterizado tema de batalha. Não poucas vezes adiei o abate do último Reznor no game apenas para continuar ouvindo a gloriosa melodia que remete aos meus tempos de infância. Então faça como eu, leitor: conte para nós suas experiências com os peculiares dinossauros e ajude a complementar este artigo.
Jogos em que apareceu
- Super Mario World
- New Super Mario Bros. 2
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Igor Silva