Quem viveu a era de ouro dos
videogames na década de 1990 teve a chance de acompanhar a verdadeira e mais
sangrenta guerra de consoles. As protagonistas desta batalha eram a Nintendo e a Sega, que trocavam provocações em toda e qualquer
oportunidade que surgia. Com seus mascotes, Mario e Sonic respectivamente,
as empresas tentavam cativar o maior número de jogadores possíveis para suas
plataformas oferecendo experiências realmente únicas e espetaculares e os
resultados não eram nada menos do que incríveis. Por essa razão, todos guardam
no coração aquele tempo que nunca mais voltará. Duas décadas depois, vemos o
que naquela época seria considerado um verdadeiro pecado: Sonic protagonizando
aventuras lançadas exclusivamente em consoles Nintendo e pior ainda, jogos em
que os dois maiores mascotes da história dos videogames se unem para competir
os Jogos Olímpicos. Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games é
o quarto título da franquia e primeiro lançado para o Wii U, e podemos ver um
futuro promissor para a já bem sucedida franquia.
Uma nova geração de Olimpíadas!
Mario & Sonic at the Sochi 2014
Olympic Winter Games apresenta uma grande evolução em relação aos títulos
anteriores da franquia. Primeiramente, o jogo possui gráficos muito bem
trabalhados, com texturas bem definidas e modelagem e animação de personagens
que beira a perfeição. Mas isso é apenas a ponta do iceberg, já que o
título conta com diversas inovações que fazem bastante diferença na experiência
proporcionada pelo jogo. Contando com dezoito modalidades diferentes, sendo dez
oficiais e as restantea baseadas nos universos de Mario e Sonic, o título pode
agradar a qualquer um, já que cada esporte possui regras, jogabilidade e
ambientações completamente diferentes e quase todos eles são divertidos e
funcionais.
E começa mais uma competição! |
A Nintendo tratou de adicionar
diversas funcionalidades online ao jogo, desde a criação de confederações (já
que você pode escolher o seu país na primeira vez que liga o jogo para que seja
possível competir na internet defendendo seu país) até uma boa integração com o
Miiverse com compartilhamento de recordes e fotografias pessoais no momento em
que estes são batidos. Além disso, o jogo conta com tutoriais muito completos,
estatísticas de jogador, leaderboards e uma infinidade de extras a serem
destravados.
É possível até destravar acessórios para o seu Mii! |
A quantidade de personagens
selecionáveis também surpreende, de maneira que nem os mais secundários foram
esquecidos. De Bowser Jr.
até Silver, os personagens foram muito bem selecionados e são divididos em
categorias como velocidade, força e habilidade, adicionando elementos
estratégicos na hora de escolher quem controlar em determinado esporte. Falando
nisso, as modalidades podem ser jogadas de diversas formas. É possível
selecionar apenas uma, o que serve como um bom passatempo, competir em
campeonatos e até em desafios mais elaborados, tudo isso online ou não. Quando
jogado online, como apontei, você competirá pelo seu país, de maneira que os leaderboards
geram um ranking em que podemos visualizar como estamos diante de outros países
mundo afora. Apesar de simples, isso dá um estímulo a mais para jogarmos e casa
bem com o clima olímpico do título.
Problemas de movimento
As dez modalidades tradicionais
abrangem diversas atividades como Hockey, esqui e patinação no gelo, sendo que
todas utilizam os controles de movimento de alguma forma. Infelizmente, nota-se
um pequeno problema que chegou a me preocupar em alguns momentos, já que ele
envolve justamente o maior atrativo do Wii U: seu GamePad. Nas modalidades que
utilizam-se do Wiimote, é possível constatar que a jogabilidade é simples e
intuitiva, com movimentos que fazem sentido e dificilmente cansam os braços.
Além disso, o uso obrigatório do Wii MotionPlus garante um nível de precisão
muito grande, o que torna o jogo muito agradável.
Às vezes os controles do GamePad podem deixar os jogadores na mão... |
Em contrapartida, temos as
modalidades que se utilizam do GamePad e, infelizmente, sua precisão não é tão
boa assim. Para começar, o tamanho do controle torna os movimentos menos
naturais (imagine-se dando um impulso para baixo com o controle... pois é) e
você falhará muitas vezes ao tentar fazer curvas precisas no bobsleigh, por
exemplo. Além disso, o controle oferece a possibilidade de visão em primeira
pessoa em certas modalidades, dando duas perspectivas para a mesma ação. Apesar
da boa ideia, ela nem sempre funciona como deveria, já que a tela do GamePad
apresenta algumas lentidões e atrasos em relação ao que está se passando na
telona. O único momento em que me senti confortável utilizando o controle foi
na modalidade de tiro ao alvo, em que os sensores de movimento do controle
devem ser utilizados para ajustar a sua mira. Felizmente, a maior parte das
atividades pode ser realizada pelo Wiimote, mas é triste pensar que o maior
atrativo do Wii U é subutilizado e não funcione muito bem.
Eventos dos sonhos
Os chamados Dream Events se desviam
completamente das modalidades oficiais, apesar de manter a sua gelada
ambientação exceto pelos cenários, e são baseados em locais dos universos de
Mario e Sonic, inclusive utilizando elementos de aventuras recentes como Super
Mario 3D World e Sonic Lost World, ambos
para Wii U. De guerra de bolas de neve até corridas em trenós turbinados, as
competições são menos técnicas e muito mais frenéticas, sendo ideias para se
jogar off-line com os amigos. Infelizmente, assim como nas modalidades
tradicionais, o GamePad mais atrapalha do que ajuda, fazendo com que o Wiimote
se torne a melhor opção para uma partida sem frustrações.
A guerra de bolas de neve é um dos Dream Events mais divertidos! |
Os males da zona de conforto
Talvez um dos grandes problemas do
título, além da já citada imprecisão do GamePad, é que a Nintendo resolveu não
arriscar muito em seu título, mesmo tendo ferramentas o bastante para isso.
Mesmo com todas as qualidades citadas, na essência o jogo continua sendo muito
parecido com seus antecessores, já que as atividades ainda são simples e
envolvem apenas o uso de controle de movimento. Isso não é necessariamente algo
ruim, já que tudo sempre funcionou muito bem, mas além das implementações
online, o jogo não traz nenhuma grande inovação que o faça parecer algo
realmente novo, o que pode ser uma decepção para os que aguardavam uma grande
revolução que trouxesse a franquia para uma nova geração não apenas
visualmente, mas em seus aspectos de gameplay. O que quero dizer é que certas
modalidades poderiam ser complexas, abusando mais dos controles e
possibilidades oferecidas pelo novo console da Nintendo, já que o uso do
Wiimote é algo já conhecido por todos desde a geração passada e com este título
nada mudou. Contudo, acredito que a Nintendo está no caminho certo, sendo
apenas um pouco resistente em inovar mais, como é característico em certas
franquias da desenvolvedora.
Apesar de ser um jogo divertido, faltou um pouco de inovação à franquia |
Recorde visual
O que chama a atenção logo na
primeira partida do jogo é o capricho despendido na parte visual do título. Com
gráficos praticamente sem serrilhados, cenários muito detalhados, com efeitos
de luz complexos e texturas em alta definição, e modelagem de personagens que
beira à perfeição, o jogo é um deleite aos olhos de qualquer jogador, o que é
surpreendente vindo de um jogo em que o foco está longe de ser o visual. Tudo
parece vivo e é um grande prazer poder jogar algo em que notamos de longe o
empenho da desenvolvedora em tornar a experiência agradável. Além disso,
a incrível trilha sonora conta com versões remixadas de diversas aventuras de
Mario e Sonic, além de composições originais e imponentes que remetem
diretamente a glória de se competir em jogos olímpicos, mesmo que estes sejam
apenas de inverno.
Com gráficos belíssimos é impossível não se encantar com o título! |
No caminho certo
Mario & Sonic at the Sochi 2014
Olympic Winter Games pode não ser perfeito, já que nem sempre os controles
funcionam como deveriam, mas ainda assim o título é uma ótima pedida para este
final de ano. Com uma grande variedade de modalidades e formas de jogar, o
título é robusto e oferece profundidade o bastante para ser jogado por meses.
Resta agora torcer para que o inevitável título baseado nas olimpíadas do Rio
de Janeiro em 2016 corrija os problemas de jogabilidade acarretados pelo
GamePad e que a Nintendo já saiba justificar a criação de um controle tão
promissor.
Prós
- Grande variedade de modalidades e formas de jogar;
- Excelente jogabilidade com o Wiimote;
- Funcionalidades online inovadoras e imersivas;
- Gráficos e trilha sonora excelentes.
Contras
- Com exceção dos gráficos, pouco evoluiu em relação aos títulos anteriores;
- O GamePad, que deveria ser o grande atrativo do jogo, é uma grande decepção.
Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games – Wii U – Nota 7,5
Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Diego Migueis