Músicas na velocidade do som ao lado do ouriço mais rápido do mundo em Sonic Generations (3DS)

em 05/10/2013

No seu aniversário de 20 anos, o ouriço azul de tênis vermelhos mais veloz do mundo ganhou uma merecida homenagem com um dos melhores j... (por Unknown em 05/10/2013, via Nintendo Blast)


No seu aniversário de 20 anos, o ouriço azul de tênis vermelhos mais veloz do mundo ganhou uma merecida homenagem com um dos melhores jogos de sua franquia. Sonic Generations traz toda a experiência fantástica de reviver os momentos mais clássicos da história de Sonic em um turbilhão alucinante de nostalgia e emoção por trás do controle de não apenas uma, mas duas versões suas! E como se já não fosse o bastante ter de viver essa louca confusão temporal na velocidade do som em que o ouriço se meteu, a aventura ainda é presenteada com um trilha sonora fantástica que acompanha a viagem do(s) mascote(s) da Sega por cada estágio, do começo ao fim.

Som na caixa e sebo nas canelas!

A trilha sonora em qualquer jogo da franquia de Sonic é um elemento importante da gameplay que acompanha o ritmo e o desenvolvimento de cada estágio. Em Generations, a música ganha ainda mais destaque da maneira inovadora em que ela foi inserida na aventura. Ao jogar com os dois Sonics (o clássico gordinho e baixinho e o veloz e ousado moderno) o jogador pode experienciar diversos níveis das históricas aventuras do ouriço com suas duas versões. Cada versão do nível possui características únicas de jogabilidade e a música está presente para passar ao jogador a sensação de mudança com entonações e ritmos diferentes para as versões clássicas e modernas dos níveis.
Uma aventura pelo tempo e por músicas eletrizantes!
Vários músicos e compositores japoneses participaram da criação das músicas do álbum do jogo, intitulado Sonic Blue EditionJun Sunoue, o integrante principal da banda Crush 40 - responsável pelas trilhas sonoras dos jogos mais recentes de Sonic - assina algumas das composições do repertório musical do jogo. A obra ainda conta com contribuições de outros músicos famosos que foram conquistados pelo carisma do ouriço como o talentoso Masato Nakamura e o brilhante Tomoya Ohtani.
Sunoue, Nakamura e Ohtani: as mentes que conduziram os acordes do jogo.
Começando esse jogo épico em grande estilo, os fãs são brindados com um balde de nostalgia com o clássico estágio do primeiro título do mascote da Sega. Green Hill Zone ainda mantém seus ares da época dos 16 bits, mas agora possui cores mais vivas, mais movimento e um cenário mais rico em detalhes. A música animada desse estágio cai como uma luva e, no estágio com o Sonic clássico, a música é igual a sua versão original, exceto por estar remasterizada. No entanto, a melodia respectiva ao Sonic Moderno tem uma batida muito diferente, com acordes de guitarra e baixo mais fortes.

Mais estágios clássicos da história do ouriço ganharam remakes e músicas surpreendentes como as versões modernas de Casino Night, de Sonic 2, e Mushroom Hill, de Sonic & Knuckles. A música da zona cheia de luzes e onde o jogador pode fazer a pontuação mais alta ganhou novos ares com uma versão orquestrada digna de um show de Las Vegas. Já Mushroom Hill, além de ter ficado bela em sua versão nova para o 3DS, com um cenário que parece que saiu do País das Maravilhas de Alice, ganhou um tema musical ritmado e alucinante que acompanha os loops incríveis de Sonic por esse estágio.

Os estágios Emerald Coast, de Sonic Adventure, e Radical Highway, de Sonic Adventure 2, também receberam um remake nos seus arranjos musicais. O estágio que mais lembra uma praia cheia de subidas e descidas ganhou um tom mais movimentado se comparado ao seu ritmo original. Já o nível da cidade em construção, onde Sonic corre entre rodovias em construção, possui composições quase semelhantes tanto em sua versão “clássica” quanto “moderna”, tendo os mesmos tons vibrantes e pulsantes.

A música de Water Palace, Back 2 Back, é uma das mais famosas e divertidas dos jogos recentes do ouriço, pertencendo ao belíssimo estágio de Sonic Rush. A versão da música de Tropical Resort para o Sonic clássico permaneceu a mesma composição que pode ser ouvida tocando em Sonic Colors, já a sua versão moderna é completamente diferente, preservando apenas uma leve melodia acompanhada do som de baterias e baixos, com notas mais graves.

Tão boas quanto as originais

Não foram apenas os estágios e zonas da história de aventuras do ouriço que foram recriados para essa época de alta definição. Alguns chefões clássicos da série também ganharam versões modernas de suas batalhas e de suas músicas épicas. A batalha aérea na nave do Dr. Eggman contra sua terrível máquina, Big Arms (de Sonic 3), recebeu uma repaginada no ritmo, que ficou mais intenso. O combate feroz contra BioLizard, a aberração genética gigante do nosso caro vilão doutor (de Sonic Adventure 2), teve sua música incrível remasterizada com uma batida mais rápida. Já Egg Emperor, mais uma criação robótica monstruosa de Eggman (de Sonic Heroes), recebeu algumas pequenas modificações no seu ritmo e melodia, enquanto o ouriço corre em círculos escapando de tiros mortais de canhões.

A música criada para os Special Stages onde estão escondidas as Chaos Emeralds também merece destaque por possuir um ritmo vibrante e ótimo. Apesar do desafio de capturar essas relíquias mágicas não seja nem um pouco difícil (se comparado aos problemas enfrentados em jogos como Sonic 2 ou Sonic 3), é empolgante acompanhar o ritmo veloz do ouriço enquanto ele corre por um labirinto circular, caçando a esmeralda, ao som de um ritmo contagiante.
A trilha sonora de Sonic Generations merece os parabéns por ter realizado dois grandes feitos: ter remasterizado as músicas originais e criado novas versões das mesmas com arranjos incríveis que criaram uma sintonia perfeita entre os dois Sonics.  A Sega criou um jogo fantástico que captura a verdadeira essência de diversão e velocidade que são marcas características da série. E o melhor de tudo foi convocar os principais compositores musicais de outros jogos da franquia para participar desse trabalho maravilhoso e poder criar um repertório musical tão belo e tão nostálgico.

Dois Sonics e mais velocidade e ritmo do que nunca!
Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Silva

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).