De volta às raízes
Eu tenho certeza que se você, leitor, já jogou algum outro título da série Pokémon, se lembra perfeitamente de como você iniciou sua aventura. Se lembra do nome do personagem, o seu primeiro parceiro, como mergulhou de cabeça num mundo totalmente novo. Se este é o caso, marque bem a sensação na cabeça, pois você provavelmente irá sentir ela mais uma vez ao ingressar no território de Kalos, a mais nova região do mundo Pokémon.Todo novo território é uma obra de arte. |
Não sei vocês, mas sempre que eu passava por uma determinada rota, caverna ou cidade dos jogos anteriores, eu formava em minha mente como seria aquele cenário visto por um outro ângulo que não fosse por cima, como seria ver a situação nos olhos do personagem que controlo. Aqui em Kalos isso se tornou muito mais simples, porque a liberdade que é possível sentir logo de cara é algo que parece irreal ao se jogar Pokémon. E não pensem que a beleza fica apenas por conta do cenário, viu? Kalos é linda de muitas maneiras.
Eu não quero estragar a surpresa de ninguém, então vou tentar não me aprofundar demais na história, mas posso garantir que qualquer um que a subestimou por causa das primeiras impressões irá ter uma bela surpresa. Pokémon X/Y traz uma abordagem madura para temas como vida, morte e amor de maneira que nenhum outro jogo da série fez até hoje, e merece total atenção – por isso tratem de escolher um idioma pro jogo que vocês consigam entender!
Até a Pokédex deles é bonita! |
Com um território colossal, uma coleção gigante de monstrinhos e uma beleza ímpar, a primeira impressão que se tem de Pokémon X/Y é uma das melhores, mas vamos ter de escavar um pouco mais e mergulhar mais fundo nesta nova aventura para ver o que ela realmente tem a oferecer.
Um turbilhão de novidades
É comum da série Pokémon estar sempre introduzindo novas mecânicas e novos aspectos no decorrer dos jogos principais da franquia e é isso que mantém as experiências sempre renovadas. Com isso, devo dizer que eu acho que nunca tivemos uma revolução tão grande como ocorreu aqui em Pokémon X/Y. Diversos tabus que perseguiram os jovens treinadores desde suas primeiras aventuras hoje não são nada; podemos andar em oito direções, podemos montar em nossos monstrinhos, podemos pular os desníveis de terra. É como começar tudo de novo, pois todas as regras que conhecíamos parecem inválidas.E agora o Pikachu realmente fala o próprio nome! |
Ainda nas novidades de batalha, diversos novos ataques e habilidades surgiram nessa nova leva de Pokémon, inclusive movimentos com poderes nunca vistos antes, como ataques de um determinado tipo que também atuam como outro. Cito como exemplo o ataque Flying Press, que é um ataque do tipo Fighting (“Lutador”), mas que também age como tipo Flying (“Voador”). Vários outros golpes com os efeitos mais variados e únicos encheram o arsenal dos monstrinhos de bolso, e só testando todos eles você poderá descobrir seu verdadeiro potencial.
E as animações dos ataques estão incríveis! |
O protagonista enfim cria vergonha na cara e troca de roupa! |
"É aqui que tá rolando altas Mega Evolutions?" |
Para concluir, é válido relembrar as Mega Evolutions, uma bênção - ou maldição, depende de quem vê - provinda de Kalos que trouxe os combates a um novo estágio. Podendo transformar um de seus Pokémon somente durante o combate para um nível superior realmente trouxe um elemento surpresa divertido para as batalhas, sendo sempre impactante descobrir qual o monstrinho do adversário que está munido de uma Mega Stone (responsável pela transformação), já que só é possível ter um Pokémon com essa transformação por time. Amem ou odeiem, essa nova mecânica chegou pra ficar e vai levar o cenário competitivo a um novo nível, um nível Mega!
Ficou mais do que claro que esse jogo chegou para inovar e renovar, fazendo com que repensemos tudo que nos foi ensinado no decorrer de anos. Infelizmente, o principal erro da produtora foi investir demais nos detalhes e esquecer do básico que se espera de um jogo do 3DS: o 3D.
Nem tudo é um mar de Roselias
Como vou apreciar meu Mega Manectric com essa lentidão? |
A princípio eu não percebia, mas após algumas comparações da duração de certos ataques com e sem o 3D em vigor, pude perceber que há uma baixa na velocidade das animações (“framerate” para os entendedores). Dependendo do visual dos ataques, o ritmo podia cair drasticamente e se tornar duro de se ver, o que me levou a jogar o jogo praticamente inteiro em 2D. Aliás, agora faz sentido lançarem o 2DS junto do jogo; ele não foi feito para 3D.
Tudo bem que é apenas um capricho, mas isso mostra que a programação foi feita de forma corrida. Na discussão sobre o 2DS feita no Nintendo Blast, falamos que algumas empresas poderiam ficar preguiçosas quanto ao uso do 3D após o lançamento do 2DS, mas não esperávamos que o maior lançamento do ano do portátil fosse fazer isso logo de cara. É decepcionante, mas o conjunto da obra faz estes empecilhos valerem a pena.
Uma aventura interminável
Prevejo um Pikachu chegando. |
Para começar, uma nova mecânica foi introduzida sob o nome de Friend Safari, um estabelecimento onde pessoas da sua lista de amigos ganham um tipo específico e, ao selecionar aquele amigo, Pokémon daquele tipo vão aparecer para serem capturados com suas Hidden Abilities (antes somente disponíveis através do Dream World). Todavia, embora o nome faça parecer a Safari Zone, aqui é possível entrar com seus próprios monstrinhos e carregando Pokéballs.
Sei que é estranho, mas seu Pokémon treina seus stats aqui. |
Temos que pegar todos!
Com problemas insignificantes perante o conjunto da obra, que agrada todo e qualquer tipo de jogador, Pokémon X/Y decerto recompensou a longa espera que tivemos. Após nove meses de muita ansiedade, fomos recompensados por nossa bravura e fidelidade à série com um dos melhores jogos já lançados. Se você gosta de Pokémon, esta deve ser uma compra certa para você. Se não gosta, tente mesmo assim, você pode ser conquistado por esta peça rara e se tornar mais um fã incondicional – como outros milhões por aí.Um "super eficaz" nas vendas! |
Prós
- Total renovação de certas mecânicas da franquia;
- Mais de 450 Pokémon disponíveis antes de completar a história principal;
- As Mega Evolutions se mostram um aditivo de grande impacto nas lutas;
- Atrativos para os jogadores competitivos como o Super Training;
- Gráficos estonteantes;
- Trilha sonora soberba;
- São muitos, não cabem todos aqui.
Contras
- Péssimo uso do efeito 3D impede o jogo de ser perfeito.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Hugo Henriques Pereira