Sylveon está chegando, mas e o Flareon? Como fica, Game Freak?

em 10/09/2013

Era uma noite alegre e comum, no mundo do GameBlast, quando eu conversava com Fellipe Camarossi sobre Pokémon, claro. Em especial, sobre a... (por Unknown em 10/09/2013, via Nintendo Blast)

Era uma noite alegre e comum, no mundo do GameBlast, quando eu conversava com Fellipe Camarossi sobre Pokémon, claro. Em especial, sobre as versões que serão lançadas em pouco mais de um mês. Foi quando ele encontrou um post no 4chan sobre um usuário falando "o Flareon é o PS Vita das Eeveelutions". Depois de alguns instantes rindo, comentei sobre Rafael de Andrade (ou Máximo Poder), líder de ginásio da Liga Pokémon de São Paulo que sinceramente adora o Flareon. E claro, torna-se alvo de piadas entre os outros membros da Liga Pokémon por causa disso. E hoje, é sobre Flareon que falaremos.



No começo, eram apenas três


Água, trovão ou fogo. Com uma dessas três pedras, era possível evoluir o seu fofo e querido Eevee para um novo Pokémon. Quando comecei a jogar com minha versão Blue, eu tinha apenas um amigo com uma versão Red. Então, eu escolhi Vaporeon: ele era bonito, eu gosto de azul, e ele segurava porrada melhor que muitos monstrinhos. Meu amigo, Cauhe, escolheu Jolteon: ele era "cool", rápido, e parece bem agressivo. E o Flareon? Sinceramente, durante minhas aventuras em Kanto, eu sempre preferi o Arcanine (na verdade, prefiro ele no lugar de muitos Pokémon de fogo atuais).

Anos depois, participando do cenário competitivo de Pokémon, percebi que era incomum encontrar um Flareon em batalhas oficiais pela Liga Pokémon. Em contrapartida, Jolteon dando Baton Pass ou até batendo forte com seu Thunder, tal como Vaporeon segurando Tyranitar eram bem comuns. E o Flareon, gente? E nisso, já tínhamos duas novas Eeveelutions: Umbreon e Espeon.

Não foi sua vez


Umbreon é tanque talvez até melhor que Vaporeon, enquanto Espeon faz um papel de sweeper (Pokémon totalmente ofensivo) de modo prático e funcional. Ainda assim, Umbreon é versátil ao ponto de conseguir segurar um time sem perder muito HP, e eventualmente até causar um dano aceitável. Com a chegada de Ruby & Sapphire (GBA), esses dois ganharam Synchronize, que em minha opinião, é uma das Abilities mais interessantes do jogo. Não que Flash Fire, de Flareon, seja por um todo ruim. Na verdade, ela funciona de modo similar ao Water Absorb (Vaporeon) e Volt Absorb (Jolteon), partindo do ponto que nos três casos o Pokémon precisa ser alvo de um ataque do seu tipo para funcionar. Mas por que o Flash Fire não funciona tão bem como os outros dois? Simples: é muito mais comum você ver Pokémon que não são elétricos ou aquáticos usando ataques desses tipos. Já ataques do tipo fogo não são tão frequentes.

Ataques do tipo água garantem vantagem contra fogo, terra e pedra. Pokémon de gelo, antigamente, não eram "puros" (apenas gelo) e sempre tinham uma combinação, que geralmente era água. Logo, eles podiam usar um ataque do tipo água com bônus pelo mesmo tipo e ainda se proteger de pedra e fogo, fraquezas de gelo. Ataques elétricos, mesmo que não sejam efetivos contra muitos tipos (água e voador), eles não causam dano reduzido em quase nenhum Pokémon. Desse modo, uma combinação de um ataque elétrico e um ataque de gelo em seus ataques pode garantir uma vitória contra diversos tipos de oponentes. Um Mewtwo com Thunderbolt e Ice Beam, foi o responsável por deixar muitas crianças traumatizadas na época de Gold & Silver (GBC).

Não apenas pelo tipo


Não me entendam mal! Pokémon do tipo fogo são ... incríveis! Charizard é muito bacana, mas apenas não é tão usado ultimamente por causa de Stealth Rock. Arcanine, um de meus favoritos, consegue fazer um estrago em diversas situações, mesmo contra aquáticos. E Arcanine tem uma coisa que Flareon não tem: atributos. Não atributos elevados, mas a distribuição. Antes de Diamond & Pearl (DS), o que determinava se o ataque era Special (especial, magia) ou Physical (físico, contato) era o seu tipo. Por exemplo, todos os ataques do tipo água eram Special. Logo, seu dano seria calculado com base no Special Attack do ofensor e no Special Defense do defensor. Assim, por mais generoso que fosse o Attack de Gyarados, ele não poderia causar um bom dano (bonificado pelo seu tipo) em uma Blissey e sua absurda Special Defense. Nesse ponto, Flareon tinha um bom valor de Attack, mas, por ser de fogo, seus ataques precisavam de Special Attack. Era vergonhoso ver Flareon tendo de usar Shadow Ball (que era Physical por ser fantasma, mas agora é Special).

Nem mesmo assim


Com a chegada de Diamond & Pearl, essa divisória de Special e Attack foi completamente reformulada, tornando-se mais sensata. Agora, um Fire Punch (soco de fogo) não é Special, é Physical! Faz muito mais sentido, não? Agora, nosso amiguinho Flareon poderia usar seus ataques de fogo aproveitando-se de seu Attack. Ou, ao menos, foi isso que pensamos por um instante.

Com a chegada de Leafeon (até hoje, eu bato o pé que Leafeon deveria evoluir pela Leaf Stone) e Glaceon, eles chegaram a ser muito usados pelos treinadores em torneios. Glaceon não apenas segurava bem ataques Special, como também conseguia causar algum dano e tornou-se uma excelente opção para equipes "monotype" (baseadas em único tipo). Leafeon não ficou muito atrás como um excelente atacante físico. Mas, meus caros, e o Flareon? Por qual razão ele continuou no seu cantinho escuro? Por falta de ataques, assim como PS Vita carece de jogos.

Nas versões mais recentes, Flareon aprende apenas um ataque de fogo por nível, que usufruiu de seu Attack, Fire Fang. Ainda assim, Fire Fang apresenta dois problemas. O primeiro é seu dano significantemente inferior à maioria dos golpes usados por outros Pokémon. Logo, mesmo que ele tenha um bom Attack, precisa ter um ataque com dano base relevante para ter algum resultado. Isso sem considerar que ataques do tipo fogo não são efetivos contra muitos tipos populares além de metal. O segundo problema é que o efeito de Fire Fang, flinch (deixa o oponente sem atacar naquele turno), funciona apenas se o agressor tiver uma boa Speed, e superior à do oponente. O que não é o caso de Flareon: chegando em um total de 251 de Speed, Flareon não consegue fazer frente a tantos ofensores que tem entre 280 e 320 de Speed em sua grande maioria. Nesse cenário, nem mesmo seus quase 400 de Attack podem salva-lo.

Flareon faz parte da família das Eeveelutions desde o começo de Pokémon. Quatro (e agora cinco) novas formas chegaram depois dele e foram mais usadas pelo publico mais do que Flareon. Ele não tem golpes, ele não tem uma boa distribuição de atributos, ele não tem dignidade. Infelizmente, enquanto a Game Freak se preocupa em equilibrar o jogo com Mega Evolutions e tipo fada, Flareon continua no canto escuro esperando sua vez de brilhar. E, honestamente, em sua situação atual, nem uma Mega Evolution salvaria ele.

Ask Me-owth

Como vocês estão? Jogando bastante Animal Crossing? Pois eu estou. E League of Legends também. Há algum tempo que não respondo perguntas por aqui, não é mesmo? Vamos organizar isso então: Ask Me-owth ficará para primeira semana de cada mês. Desse modo, começarei a pegar perguntas dessa semana em diante e serão respondidas na primeira semana de outubro, caso nenhum outro leitor tenha respondido. Podem perguntas qualquer coisas sobre as matérias. Ou não! Na verdade, se quiserem saber qualquer coisa sobre o sentido da vida e a razão do universo, acredito que a Pedra possa responder melhor. Ou se quiserem mostrar suas coleções e coisas fofas, isso é no departamento da Luciana. É, isso, deixem aqui apenas Pokémon. Ou Animal Crossing. Ou League of Legends. Ou Skullgirls. Enfim! Ficamos combinados assim? Até semana que vem, então!

Curiosidade da semana


Apesar de no ocidente as evoluções de Eevee seguirem o padrão de ter "eon" (que foi o nome protótipo de Eevee) no final, isso não acontece em sua terra de origem. No Japão, as evoluções de Eevee tem nomes muito diferentes entre si. Flareon chama-se "Booster" (ou "bustah" com o sotaque oriental, o que faz muito sentido no nosso idioma). Jolteon chama-se Thunders. Vaporeon chama-se Showers. Espeon chama-se Eifie (muito mais bonitinho, não?). Umbreon chama-se "Blacky" (uma mistura de Black e Lucky), que os japoneses falam "Burrakki". Leafeon chama-se Leafia, Glaceon chama-se Glacia, e Sylveon, Nymphia. Eevee, por sua vez, chama-se Eievui, mas tanto em japonês como inglês, são maneiras de falar as letras E e V, as primeiras letras de "evolution".



Revisão: Rafael Neves
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.