Simples, mas complexo
Que batalha animada. |
As batalhas sempre seguiram um padrão de um contra um, onde os treinadores podiam chamar de volta os seus monstrinhos a qualquer instante e substituí-los por outros. As regras do combate variam de modo para modo, mas em geral costumam ser um confronto de seis contra seis e vence quem se manter de pé no final. Esta é a modalidade que perdura até os dias atuais, mas não foi a única que permeou a franquia, e muitas novas formas de se lutar vieram com o decorrer dos anos. Para começar, podemos falar da nossa primeira grande mudança, que aconteceu na terceira geração...
Batalhando em dose dupla
...onde cansaram de lutas um contra um e resolveram colocar quatro pokémons no campo de batalha. As Double Battles, ou “Batalhas em Dupla” chegaram em Pokémon Ruby/Sapphire (GBA) e foram uma das adições mais interessantes à franquia devido a sua dinâmica. Na teoria, é praticamente igual às batalhas normais, só que com dois monstrinhos em cada lado; o Pokémon com mais velocidade ataca antes, seguem esta determinada ordem, cada um tendo sua chance de atacar antes do fim do turno. O que mudou, então? A estratégia.É praticamente a mesma coisa, só que não. |
Uma verdadeira luta em dupla. |
Esta modalidade foi tão impactante no metagame que até hoje é o estilo usado no Video Game Championship (VGC), o torneio anual de Pokémon. Talvez tenha sido essa popularidade que fez os produtores pensarem: “se quatro no campo de batalha já fizeram esse sucesso, o que aconteceria se aumentássemos esse número?”. Desnecessário dizer o rumo que isso vai tomar, não é?
Três é demais!
Na chegada de Pokémon Black/White (DS) surgiu um novo estilo de combate que parecia ser a evolução das batalhas em dupla na teoria, mas uma verdadeira bagunça na prática. As Triple Battles, ou “Batalhas em Trio”, são como as Double Battles, mas com um integrante extra em cada lado do campo de batalha. Em tese isso não afeta muito o confronto senão no número de possibilidades de atacantes e atacados, mas a coisa é muito diferente quando se está em ação.Para começar, algo crucial das batalhas triplas é o posicionamento dos monstrinhos. Os Pokémon só podem atingir outros adjacentes a ele, estejam do lado do adversário ou do seu próprio treinador. Por exemplo, um Rhyperior no canto esquerdo só poderá atingir com seu Earthquake quem estiver a sua frente, no centro do campo adversário e quem estiver ao seu lado, mas não os que estiverem na outra extremidade do campo de batalha. Com isto, quem está no centro leva toda a carga de ataques em área, mas também pode atingir todos os adversários em campo.
Para garantir a dinâmica do posicionamento, existe a opção dos Pokémon trocarem de lugar a qualquer momento durante o embate, mas diferente de quando se retira o seu monstrinho e coloca outro no lugar em batalhas normais, a troca de posicionamento não vai ocorrer logo de cara e sim de acordo com a velocidade do alvo e do comando. Levando isso em conta e o golpes que atingem a área, esse tipo de batalha leva muito mais tempo para se tomar uma decisão do que as em duplas, e ao mesmo tempo é muito mais fácil de se bagunçar todo no confronto apenas com um único movimento.
O combo Fire & Water Pledge cria esse arco-íris |
Mas se três Pokémon simultâneos causam tamanha confusão, o que aconteceria se eles tivessem de agir separadamente? Felizmente, não precisamos apenas ponderar sobre essa possibilidade.
Mantendo o giro
Junto das Triple Battles vieram também as Rotation Battles, as “Batalhas de Rotação”, onde três monstrinhos vão ao campo simultaneamente, mas somente um deles pode agir por turno. Nas opções de batalha existe a possibilidade de escolher qual dos três Pokémon irão para a luta naquele turno. Neste caso, somente ele poderá efetuar um ataque – e também será ele a receber o ataque do seu oponente.As Rotation Battles são caracterizadas pela arena com essas flechas. |
Notem os botões que acionam a rotação |
Mais alguns estilos triviais
Além dos estilos principais já citados, temos também algumas outras modalidades de combate presentes no decorrer da série Pokémon, que mesmo sendo menores e não tendo algum valor competitivo ao metagame, valem ser relembradas por suas mecânicas únicas e interessantes. Essas modalidades são a Rental Battle, Mix Battle e Wonder Launcher.Pena não poder ficar com eles... |
A Mix Battle (“Batalha Mista”) é semelhante a de cima, mas agora com os seus próprios Pokémon. Sendo esta uma opção das batalhas entre amigos, nela você pode ver o time do seu oponente antes do confronto e selecionar um dos seus monstrinhos para utilizar, sem o controle dele. Da mesma maneira, o oponente seleciona um dos seus parceiros, e assim ambos vão ao combate, cada um com um Pokémon do adversário, trazendo uma dinâmica divertida para o embate.
Por fim temos o Wonder Launcher, que não possui uma tradução literal que faça sentido e valha a pena comentar. Esse tipo de confronto é praticamente o mesmo das batalhas comuns, mas aqui o treinador utiliza a ferramenta homônima da modalidade de combate (da imagem ao lado), permitindo o uso de itens em batalhas competitivas – algo até então impossível. Claro, para não virar festa da bagunça, os itens são controlados pela quantidade de pontos que o treinador vai acumulando no decorrer do embate.
Com isso encerramos os estilos de combate apresentados até hoje, na quinta geração. Com tantas modalidades estranhas e inovadoras apresentadas até agora, é normal ficar curioso e ansioso pelo que temos pela frente, não? Bom, não precisam se preocupar, porque não vamos ter uma batalha de quatro contra quatro.
Reparem que eu não falei nada sobre cinco.
Os estilos únicos de Kalos
O que Chespin vai fazer? Entrar em desespero é uma opção. |
Encontre o diferente. |
Quero dizer, ao mesmo tempo que é um desafio, se o treinador souber o que pode encontrar, é uma forma muito fácil de se acumular experiência. Ataques que atingem múltiplos alvos foram comprovados por atingir todos os adversários na horda, então o Surf de seu Politoed pode derrubar toda uma horda de Geodudes em um único ataque! Além disso, talvez esta seja a forma mais fácil de se encontrar Pokémon shinies, já que encontramos cinco adversários de uma só vez.
Acerte todos ao mesmo tempo para vencer! |
E com este gif épico, encerramos. |
Isso conclui a terceira etapa de nossa contagem regressiva, relembrando todos os estilos de combate que tivemos na série e que poderemos rever agora em Kalos. Qual destes é o seu favorito? O que espera dos Horde Encounters e das Sky Battles? Tem em mente algum tipo de batalha que seria interessante para a franquia, ou mesmo ideias para as já existentes? O que esperam de mais do nosso especial? Comentem!
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Machado