The Wonderful 101 sempre foi um dos jogos que mais me
chamaram a atenção desde o anúncio da line up do Wii U, na E3 de 2012.
Infelizmente, o título que estava previsto para ser lançado na janela de
lançamento do console foi adiado diversas vezes, tornando-o um sonho cada vez
mais distante e desejado. Contudo, parece que finalmente o jogo verá a luz do
dia e em breve estaremos nos deliciando com mais uma criação da Platinum,
estúdio responsável pelo título. Para acalmar nossos ânimos, na semana
passada foi realizado um Nintendo Direct dedicado exclusivamente ao título e,
para nossa surpresa, logo após o seu encerramento, uma demo foi disponibilizada
para todos os proprietários do Wii U. Depois de testar o jogo por algumas
horas, posso dizer que toda a espera valerá a pena, apesar de alguns pequenos
problemas.
Mas... o que está acontecendo?
A impressão inicial que tive com o jogo não foi das
melhores. Apesar dos gráficos lindos, a câmera é posicionada um pouco longe de
toda a ação, o que dificulta a compreensão do que está se passando na tela.
Além disso, a grande quantidade de personagens sejam eles heróis ou vilões
correndo freneticamente por cenários demasiadamente coloridos causaram ainda
mais confusão na minha cabeça. Quem eu estou controlando? Como faço para atacar
efetivamente? Por algum tempo fiquei repetindo questões como essas em minha
cabeça.
A bagunça inicial assusta um pouco |
Mas isso não foi nada que alguns minutos de jogo não
resolvessem! Apesar de continuar um pouco confuso, a ação se torna cada vez
mais compreensível e os golpes e combos começam a se tornar naturais. Na
verdade, o jogo é bastante parecido com Bayonetta e outros jogos da empresa,
com a diferença que, ao invés de um personagem, controlamos um punhado deles
que agem como um só. Os inimigos podem ser derrotados com uma série de golpes
que incluem desde alguns simples, como chutes e socos, passando por climb moves em que os heróis escalam os
vilões e disferem golpes sucessivos até os incríveis Unite Moves.
Trabalho em equipe funciona
Grandes estrelas do jogo, os Unite Moves são como movimentos especiais em que os heróis se unem
para formar algum objeto letal, como um braço gigante, uma espada ou até mesmo
um chicote. Cada movimento é ativado ao desenharmos formas corretas na tela de
toque do GamePad ou ao realizarmos o movimento com o analógico direito do
controle. O efeito dos golpes varia de acordo com a quantidade de heróis
recrutados de maneira que, quanto mais personagens na equipe, mais fortes serão
os golpes. Infelizmente, durante toda a ação das lutas do jogo, não é muito
natural parar para desenhar formas na tela e muito menos ficar desenhando
círculos com o analógico, o que prejudica bastante a jogabilidade do título.
Além disso, a tela do GamePad se mostrou um pouco imprecisa e certas formas,
mesmo quando bem desenhadas, não eram reconhecidas pelo controle. Mesmo assim,
a adição é muito divertida e é bem legal ver os efeitos que os golpes têm sobre
os inimigos.
Os Unite Powers dão um grande boost nos ataques dos heróis! |
Mas não é só de lutas que vivem nossos heróis! Durante a
fase disponibilizada na demo, alguns quebra cabeças simples tiveram que ser
resolvidos. Sempre utilizando os Unite
Moves, para seguir em frente foi necessário criar escadas em prédios,
levantar caminhões para salvar civis e até mesmo girar alavancas para imputar o
código para abrir uma porta. Este puzzle é o mais interessante da demo já que,
apesar de simples, se utiliza da segunda tela do GamePad dando indícios que de
ela será utilizada em cenários indoors
do jogo. O quebra-cabeça devia ser resolvido dentro de um galpão e, ao
entrarmos nele, a imagem era transportada para o GamePad e só ao sairmos ela
retorna para a televisão. O recurso é muito legal e só comprova como The Legend of Zelda: Four Swords Adventures (GC)
foi um título muito à frente de seu tempo, já que fazia isso com a interação
entre o GameCube e o Game Boy Advance. Brincadeiras à parte, a ideia é muito
legal e torna o quebra-cabeça, que deveria ser algo bem simplório, em algo divertido
de se ver e executar.
A maioria dos inimigos é enorme! |
Durante a fase ainda foi possível recrutar novos heróis,
permanentes ou provisórios. Os permanentes são hilários e o jogo mostra uma
ficha técnica de cada um deles quando encontrados. Já os provisórios são bem
mais simples, mas servem de ajuda para a realização de golpes mais fortes.
Estes heróis não passam de civis que decidem se unir à causa dos heróis e, para
recrutá-los, basta desenhar um círculo a sua volta.
Excelência técnica
The Wonderful 101 é um jogo lindo! Com gráficos limpos e
cheios de vida, o título é um daqueles que dá gosto de se ver. Os heróis são
todos diferentes entre si e cada um deles possui características e animações
únicas, tornando tudo ainda mais incrível. O jogo tem um ritmo muito frenético
e o caos impera na tela a todo instante, mas o Wii U segura muito bem as pontas
e não presenciei sequer um slowdown
durante toda a minha partida. As poucas músicas presentes na demo também eram
extremamente empolgantes e divertidas, dando o tom perfeito para o clima alucinante
de ação que o jogo tenta passar a todo instante. O título ainda
conta com menus belíssimos e claros, que mostram o grande cuidado da Platinum
na execução de cada detalhe do jogo.
Os gráficos do jogo são limpos e coloridos |
Falta pouco!
Apesar de apresentar alguns problemas, principalmente quanto
à utilização dos Unite Moves, The
Wonderful 101 se mostrou, durante todo o teste, um jogo extremamente promissor.
Com um conceito completamente diferente para jogos de ação, personagens
carismáticos, e uma ambientação fora do comum, o jogo é um must buy para a ainda deficiente biblioteca de jogos do Wii U, e serve
como uma bela prévia do que podemos esperar de Bayonetta 2, título exclusivo do
console a ser lançado no ano que vem.
Para os que jogaram um pouco e não gostaram do que viram, recomendo
que deem mais uma chance ao título, pois ele cresce e melhora a cada partida.
Para os que ainda não possuem um Wii U, eis o que parece ser um dos primeiros
grandes motivos para se considerar sua compra. Dentro de pouco mais de um mês o
jogo será lançado nas Américas e com alguns pequenos ajustes, estaremos diante
de um dos melhores jogos já lançados pra o Wii U e talvez o melhor já produzido
pela Platinum Games.
Revisão: Alex Sandro de Mattos
Capa: Hugo Henriques