Shake, Shake! Aprontando "altas confusões" com Mischief Makers (N64)

em 08/08/2013

Em 27 de junho de 1997, a publisher Enix (hoje unida à Square) concluía o seu acordo com a desenvolvedora Treasure (conhecida ... (por Anônimo em 08/08/2013, via Nintendo Blast)

Em 27 de junho de 1997, a publisher Enix (hoje unida à Square) concluía o seu acordo com a desenvolvedora Treasure (conhecida por jogos como Gunstar Heroes e Sin and Punishment) para trabalharem em um de seus primeiros projetos fora de um console Sega, para o recém-lançado sistema do Nintendo 64. Enfrentando desafios com a nova e cara tecnologia de cartuchos, a equipe dava origem a Mischief Makers. Um jogo único, sem igual e que carrega a bandeira da inovação em que a Treasure tanto investe, Mischief Makers agregou um imenso valor para a biblioteca do N64 com sua estilização em anime e seu humor irreverente.

Heeelp meee, Marinaaaaaa!

As dores de cabeça da nossa heroína começam logo no início do jogo, quando o autointitulado (e pervertido!) gênio em robótica Professor Theo é raptado durante sua visita ao planeta Clancer por soldados do “Império”, sob ordens de seu esquecido irmão gêmeo do mal que pretende preencher o mundo de ódio e desespero. Ouvindo os gritos de socorro de seu criador, a empregada robótica “Cybot-Ultra-Intergalática G”, conhecida simplesmente como Marina Liteyears, sai em um resgate ao seu mestre através de 5 mundos divididos em 12 fases, para a alegria dos Clancerianos em apuros diante dessa nova ameaça.
"Me lembre de escolher o planeta Zebes na próxima viagem!"

Agite antes de Jogar

Nos primeiros minutos de jogo, você pode ter uma impressão bem familiar com os controles, especialmente se é conhecido da série Mega Man. E é verdade: A mecânica de platformer sidescroller tem muitos pontos em comum com os jogos do Blue Bomber, especialmente pelas investidas efetuadas com os botões “C”. Apesar disso, Marina não enfrenta seus inimigos com um canhão nos braços, uma espada, ou pulando em suas cabeças, e sim apenas com a força de suas mãos.

Isso mesmo! A habilidade especial da jovem ciborgue, que torna Mischief Makers distinto de outros platformers, é sua capacidade de agarrar (e arremessar) praticamente qualquer objeto que vier pela frente. Desde inimigos, obstáculos, itens e armas, Marina depende exclusivamente dessa habilidade para superar os obstáculos e enfrentar os poderosos ciborgues-chefes que a desafiam no caminho. Isso exige do jogador um raciocínio lógico maior do que os jogos de “correr e atirar”, particularmente para concluir os desafios e quebra-cabeças das várias fases da aventura. Apesar disso, alguns estágios também tem foco na ação, na precisão e nos reflexos rápidos, exigindo do jogador bastante proeza com a habilidade peculiar de Marina.
As lutas contra chefes são onde o verdadeiro teste de habilidades está.

Correr e Chacoalhar, é só Começar

Certamente, um dos pontos mais fortes de Mischief Makers é a variedade de tipos de fases que Marina enfrenta durante sua aventura. Desde as mais básicas, onde o objetivo é solucionar um puzzle, até as mais orientadas à ação, a gama de opções é bem grande. Participar de uma olimpíada intergalática, resgatar crianças, encontrar a saída de um vulcão e até mesmo controlar um gigante composto de blocos Clancer, são alguns exemplos.

Como se isso não bastasse, em algumas ocasiões em que Marina se fere gravemente, você assume o controle de Teran, um Clancer infiltrado no Império que deve usar suas habilidades de socos, chutes e pulos triplos para obter uma máquina de recuperação vital para salvar a heroína robótica.
No papel de Teran, você tem mais opções ofensivas, mas o desafio e os perigos da fase também aumentam.
Como via de regras, entretanto, todas as fases possuem uma estrela de objetivo (similar a Super Mario 64), localizada no fim da fase ou que é revelada quando a missão é terminada. Ela te permite concluir a fase, recebendo uma classificação pelo seu desempenho, que vai de “D” a “A” (e até mesmo o extremamente difícil “S”) e que afeta as cenas do final do jogo. Além disso, todo estágio conta com uma “Yellow Gem” bem escondida, que, quando coletada, aumenta em 2 à 5 segundos a duração da cutscene de fim do jogo. Nem precisa dizer que uma cena secreta aguarda os jogadores mais empenhados que conseguirem coletar todas as Yellow Gems e receberem pelo menos uma classificação “A” em todas as fases, precisa?

Carisma “Inabalável”

Além de possuir uma jogabilidade confortável e interessante, com toda a flexibilidade e variações das missões, Mischief Makers é memorável graças aos seus carismáticos e envolventes personagens. A sensação que se tem é de que você está praticamente assistindo o desenrolar de um desenho animado, onde cada episódio é uma fase que compõe a aventura inteira. Desde a heróica e companheira Marina, passando por seu pervertido mestre-cientista, Professor Theo, e chegando aos poderosos e descolados ciborgues, todos os arquétipos de personagens de um anime típico compõem o enredo da aventura de Liteyears.

Mas a característica mais peculiar do planeta Clancer é, sem dúvida, o fato de que todos os habitantes e objetos animados e inanimados desse mundo compartilham o mesmo rosto, que carrega uma estranha expressão que lembra os Shy Guys da série Mario. Isso torna muito mais difícil distinguir os Clancerianos aliados dos inimigos, então redobre sua atenção!
Até mesmo uma versão Clancer da própria Marina a aguarda nesse curioso lugar!

Com a Mão na Massa

Você vai precisar de muito mais do que apenas força nos braços para ajudar Marina a resgatar o Professor. Confira algumas dicas para mandar seus inimigos voando pra longe:

  • Além de aumentar sua velocidade na terra, você pode usar as investidas dos botões “C” durante um pulo para manter Marina no ar por mais tempo ou para pular um abismo muito comprido.
  • Blocos Clancer vermelhos que piscam sempre são destruídos através de bombas. Se vir uma parede composta disso, tente procurar por alguma bomba por perto. Além disso, eles explodem em sequência e lentamente, o que te permite um tempo para fugir das explosões.
  • Se passar por alguma plataforma em formato de cano que tiver alguns brilhos saindo de dentro, use B+Baixo para pegar o que estiver escondido dentro dela!
  • Bolas Clancer que flutuam no ar também podem ser “remexidas” por uma investida, e a maioria delas guarda um segredo ou item escondido.
  • Se você achar um jarro marrom, provavelmente poderá obter itens de dentro dele. Mas o melhor de tudo é que você também pode misturar itens e produzir recursos melhores jogando materiais dentro dele! Misturar duas flores, por exemplo, te concede uma poderosa shuriken ninja.
  • Da mesma forma que você pode chacoalhar bolas, vasos e outros objetos, você também pode usar essas técnica contra inimigos! Eles geralmente tem algum item ou arma escondida em seus bolsos, e até mesmo alguns chefes requerem uma chacoalhada para serem derrotados com sucesso.

Se a vida te der limões, jogue eles de volta nela!
Mischief Makers é uma aventura extensa e empolgante, recheada de ação e horas de jogo, que encanta os fãs com seu típico humor japonês e suas sequências de batalha frenéticas. Hoje em dia, a Enix já se encontra reformulada com a Square e produz jogos especialmente para plataformas Sony, mas será que, com o desenvolvimento de Gaist Crusher para Nintendo 3DS, podemos esperar alguma surpresa da Treasure, nem que seja para dar uma “agitada” no Virtual Console da Nintendo?
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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